Produtos e desenvolvimentos futuros
O ano 2020 tem sido marcado por novas conquistas. A VISTA ALEGRE expandiu as suas coleções para novas áreas – reforçando
a sua ligação ao design, arte e cultura –, mantendo a sua participação em projetos de responsabilidade social.
“Cloudy Butterflies” é a designação da coleção assinada por Claudia Schiffer, composta por três peças em art glass – um centro de mesa, uma jarra alta e uma jarra baixa. Esta coleção requer um alto nível de execução técnica e um longo processo artesanal. Os vasos em particular são produzidos utilizando a complexa técnica “incalmo”, frequentemente utilizada na Idade Média. Demonstrando o domínio dos fabricantes de vidro da Marca, estas peças, além de serem sopradas e manuseadas sem molde, apresentam a dificuldade acrescida de fundirem horizontalmente as várias cores a quente, sem
as misturar.
No que diz respeito à colaboração com artistas de renome, Marcel Wanders oferece uma nova variação da sua coleção original Blue Ming, enquanto Vortex de Ross Lovegrove representa um verdadeiro desafio à produção de porcelana. Dois projetos da VISTA ALEGRE que revelam a sua proximidade com o melhor design contemporâneo.
Lançada em parceria com a ONG brasileira Ecoarts Amazõnia, a coleção Amazõnia continua a crescer. O trabalho conjunto dos pintores da VISTA ALEGRE e das mulheres indígenas Kayapo, chamam a atenção para o património cultural, social e ambiental da maior floresta tropical do mundo. Parte das receitas desta coleção reverte diretamente para os artistas Kayapo e para a reflorestação da Amazónia, onde a Ecoarts opera. As peças originais pintadas à mão são doadas a museus de todo o mundo, celebrando a união entre uma cultura antiga e uma Marca de luxo, em prol da preservação desta floresta tropical.
No segmento iluminação, a VISTA ALEGRE reinventou a iluminação em porcelana e cristal. Para o desenvolvimento de peças marcadamente contemporâneas, estabeleceu uma parceria com o designer Ross Lovegrove, conhecido por desafiar os limites dos materiais e colocar a tecnologia ao serviço do Homem. Artistas como Pablo Mateu Andújar, que desenvolveu peças em porcelana translúcida, ou Mendel Heit, que uniu de forma fascinante porcelana e cristal, são outros nomes fundamentais neste segmento.
Na cutelaria, além do design elegante e contemporâneo, a VISTA ALEGRE trabalha com matérias-primas da mais alta qualidade, com uma produção maioritariamente manual. Mais recentemente, lançou
a coleção Prism, inspirada na coleção Bicos (vidro) e a linha Perle, na versão mate e versão ouro. Coleções como Domo, Domo Handle MattGold ou Velvet são apenas alguns exemplos da diversidade que a Marca apresenta neste segmento.
A VISTA ALEGRE marca também a sua entrada num novo segmento – o têxtil – com écharpes e mantas inspiradas nas coleções Duality, Amazõnia, Transatlântica e Ivory. Uma estreia no universo sofisticado da decoração de casa e lifestyle.