VISTA ALEGRE
VISTA ALEGRE Logo

VISTA ALEGRE

A VISTA ALEGRE, uma Marca portuguesa de referência, continua a investir no melhor design e na qualidade de fabrico das suas peças, aliados a uma ambiciosa política de expansão internacional. Sendo escolhida por um público cada vez mais diversificado, a VISTA ALEGRE disponibiliza uma oferta crescente de peças em porcelana, cristal, vidro, cutelaria e, mais recentemente, têxtil, consolidando-se como um exemplo de inovação e vitalidade ímpares num mercado global altamente competitivo.

trivia block illustration

Sabia que?

Os serviços VISTA ALEGRE são usados oficialmente pela Presidência da República Portuguesa, pela Presidência da República Federativa do Brasil, na Casa Branca e em diversas Casas Reais europeias, incluindo a britânica, a espanhola e a holandesa.

Sabia que?

As peças da VISTA ALEGRE converteram-se, ao longo dos anos, em antiguidades de grande valor, constituindo excelentes opções de investimento. Por exemplo, um casal de perdizes adquirido em 1970 por cerca de 10.000 escudos (49,88€) foi vendido em 2007 por 21.000€. Em 37 anos, o valor da peça multiplicou-se 420 vezes, tendo gerado uma taxa de rentabilidade média anual de 17,7 %.

Sabia que?

O museu da VISTA ALEGRE e todo o largo adjacente, onde se incluem a capela, o teatro e o palácio, foram totalmente remodelados. Em finais de 2015 foi inaugurada uma nova área turística no icónico parque da VISTA ALEGRE, que abrange a capela do século XVII, restaurada, o teatro, o renovado museu – um dos maiores museus de porcelana do mundo –, três lojas, diversos espaços de lazer e um inovador hotel de cinco estrelas.

NUNO BARRA

Administrador

Valores da marca

Os valores desta Marca centenária continuam a refletir a visão do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto, obreiro do primeiro complexo industrial em Portugal, um homem à frente do seu tempo, pela visão humanista e filantrópica que colocou em todos os seus ambiciosos projetos de empreendedorismo. Foi ele que, há mais de 196 anos, lançou os pilares para a longevidade e sucesso da VISTA ALEGRE. A Marca está intimamente ligada à cultura portuguesa, graças a múltiplas colaborações com artistas portugueses de renome, mas também se associa a criadores de todo o mundo, apostando igualmente na promoção de novos talentos de várias áreas, através de iniciativas como as residências artísticas ID Pool – International Design Pool. Uma estratégia que contribui, desde 1824, para a construção da sua identidade singular, contemporânea e cosmopolita, sempre atenta ao seu inestimável património histórico e artístico.

Em 2001, num passo estratégico para o seu crescimento e projeção nacional e internacional, o Grupo Vista Alegre funde-se com o Grupo Atlantis, dando origem a uma das maiores empresas europeias de tableware e giftware: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009,

a Empresa é adquirida pelo Grupo Visabeira, alcançando uma maior dimensão e projeção a nível mundial. Em 2016, os segmentos de porcelana, cristal e vidro agregam-se sob um mesmo nome, VISTA ALEGRE, facilitando assim a implementação internacional da Marca.

Neste processo de transição e consequente expansão, revelam-se decisivas as parcerias estabelecidas com designers, ilustradores, artistas plásticos, arquitetos e fotógrafos, entre outros criadores de todo o Mundo. Também muito relevantes continuam a ser as parcerias com Marcas de projeção global, como Christian Lacroix Maison, Oscar de la Renta ou Ross Lovegrove e, mais recentemente, Claudia Schiffer.

Produtos e desenvolvimentos futuros

O ano 2020 tem sido marcado por novas conquistas. A VISTA ALEGRE expandiu as suas coleções para novas áreas – reforçando
a sua ligação ao design, arte e cultura –, mantendo a sua participação em projetos de responsabilidade social.

“Cloudy Butterflies” é a designação da coleção assinada por Claudia Schiffer, composta por três peças em art glass – um centro de mesa, uma jarra alta e uma jarra baixa. Esta coleção requer um alto nível de execução técnica e um longo processo artesanal. Os vasos em particular são produzidos utilizando a complexa técnica “incalmo”, frequentemente utilizada na Idade Média. Demonstrando o domínio dos fabricantes de vidro da Marca, estas peças, além de serem sopradas e manuseadas sem molde, apresentam a dificuldade acrescida de fundirem horizontalmente as várias cores a quente, sem
as misturar.

No que diz respeito à colaboração com artistas de renome, Marcel Wanders oferece uma nova variação da sua coleção original Blue Ming, enquanto Vortex de Ross Lovegrove representa um verdadeiro desafio à produção de porcelana. Dois projetos da VISTA ALEGRE que revelam a sua proximidade com o melhor design contemporâneo.

Lançada em parceria com a ONG brasileira Ecoarts Amazõnia, a coleção Amazõnia continua a crescer. O trabalho
conjunto dos pintores da VISTA
ALEGRE e das mulheres indígenas Kayapo, chamam a atenção para o património cultural, social e ambiental da maior floresta tropical do mundo. Parte das receitas desta coleção reverte diretamente para os artistas Kayapo e para a reflorestação da Amazónia, onde a Ecoarts opera. As peças originais pintadas à mão são doadas a museus de todo o mundo, celebrando a união entre uma cultura antiga e uma Marca de luxo, em prol da preservação desta floresta tropical.

No segmento iluminação, a VISTA ALEGRE reinventou a iluminação em porcelana e cristal. Para o desenvolvimento de peças marcadamente contemporâneas, estabeleceu uma parceria com o designer Ross Lovegrove, conhecido por desafiar os limites dos materiais e colocar a tecnologia ao serviço do Homem. Artistas como Pablo Mateu Andújar, que desenvolveu peças em porcelana translúcida, ou Mendel Heit, que uniu de forma fascinante porcelana e cristal, são outros nomes fundamentais neste segmento.

Na cutelaria, além do design elegante e contemporâneo, a VISTA ALEGRE trabalha com matérias-primas da mais alta qualidade, com uma produção maioritariamente manual. Mais recentemente, lançou
a coleção Prism, inspirada na coleção Bicos (vidro) e a linha Perle, na versão mate e versão ouro. Coleções como Domo, Domo Handle MattGold ou Velvet são apenas alguns exemplos da diversidade que a Marca apresenta neste segmento.

A VISTA ALEGRE marca também a sua entrada num novo segmento – o têxtil – com écharpes e mantas inspiradas nas coleções Duality, Amazõnia, Transatlântica e Ivory. Uma estreia no universo sofisticado da decoração de casa e lifestyle.

Mercado

A VISTA ALEGRE tem a sua sede em Ílhavo e opera em seis unidades industriais situadas na Região Centro e Norte. Em Portugal, detém 29 lojas próprias, sete delas Outlet. Em Espanha, encontra-se representada em 44 áreas comerciais, possuindo uma flagship store em Madrid e outra no coração de Barcelona. No Brasil, destaca-se a loja de São Paulo, numa das principais zonas de prestígio da cidade, com cerca de 330 m2. Dando continuidade à sua estratégia de internacionalização, a Marca tem outras lojas abertas a nível mundial, nomeadamente em Luanda, Maputo e Kuwait.

A VISTA ALEGRE registou, em 2019, um volume de negócios de 120 milhões de euros, dos quais cerca 72,5% registaram-se nos mercados externos; com um aumento da faturação de 21%, relativamente ao ano anterior. De registar ainda nesse ano, resultados líquidos de 7,5 milhões de euros.

Comunicação

A comunicação da VISTA ALEGRE utiliza um leque de canais diversificado a nível nacional e internacional. A Marca aposta nos meios digitais, com uma presença dinâmica nas redes sociais; na comunicação “one to one”;
e
nas principais revistas de decoração e lifestyle. O seu empenho na inovação, no design e na internacionalização, tem gerado resultados muito positivos, reconhecidos a nível internacional.
Em 2019, recebeu alguns prémios de comunicação, dos quais se destaca o German Design Award, atribuído ao catálogo que a Marca produz anualmente.

Vantagens competitivas

Hoje, a VISTA ALEGRE é mais do que uma fábrica de porcelana. O Lugar da Vista Alegre – em Ílhavo, em frente ao espelho de água do Rio Bôco –, é um conjunto arquitetónico de inegável interesse, um lugar cheio de memórias sociais e artísticas, um pilar da identidade nacional portuguesa. A riqueza da história, os valores culturais, artísticos e humanitários e a tradição universalista da VISTA ALEGRE fazem deste espaço um património único, que tem obtido um reconhecimento internacional cada vez maior. O projeto de reabilitação do Lugar da Vista Alegre foi galardoado pela Comissão Europeia, com o prémio RegioStars, que distingue os melhores projetos europeus na categoria “Escolha do Público”.

Os diversos prémios recebidos nos últimos anos pela Marca – entre os quais, o Red Dot Design Award, o Wallpaper Design Award, o Good Design Award, o Iconic Awards, o LIT Lighting Design Awards e o German Design Award – vêm reafirmar a VISTA ALEGRE como uma referência no âmbito do design e da criação artística.

Até setembro de 2020, a VISTA ALEGRE foi galardoada com mais 11 prémios, dos quais se destaca o reconhecimento do German Design Award à coleção “Cloudy Butterflies” de Claudia Schiffer.

Parceiros