TSF
TSF Logo

TSF

A TSF é uma das principais Marcas de referência no jornalismo. Nasceu a 29 de fevereiro de 1988 e, ao longo dos seus 29 anos, soube antecipar as novas tendências e exigências dos ouvintes.
Com uma forte presença online, a TSF é uma rádio de informação, mas também uma rádio com opinião, uma rádio de humor, uma rádio de música.

trivia block illustration

Sabia que?

A TSF iniciou as suas emissões regulares em 1988. A cobertura que fez do incêndio do Chiado permitiu-lhe receber o Prémio Gazeta atribuído pelo Clube de Jornalistas.

Sabia que?

A TSF é uma das únicas rádios privadas de notícias em toda a Europa.

Sabia que?

Na Guerra do Golfo, em 1990, a TSF foi dos primeiros órgãos de comunicação social de todo o mundo a entrar no Kuwait libertado.

Sabia que?

Em 1999, a TSF realizou, ininterruptamente, uma operação especial sobre Timor que durou 10 dias e foi distinguida com a medalha dos Direitos Humanos atribuída pela Assembleia da República.

Sabia que?

A TSF foi a primeira rádio em Portugal com emissão em direto no iPad.

Sabia que?

Emídio Rangel foi o primeiro diretor da TSF. Seguiram-se David Borges, Carlos Andrade, José Fragoso, Paulo Baldaia, David Dinis. Atualmente, o diretor é Arsénio Reis.
brand avatar image
Ana Marta Heleno
Diretora de Marketing e Comunicação do Global Media Group
brand avatar image
Joana Guilherme
Gestora de Marca do Diário de Notícias
Visitar marca

Valores da marca

Com principal enfoque na atualidade política, económica, social e desportiva, a TSF procura ser sempre útil e relevante para o público em geral, seja ele ouvintes, anunciantes ou seguidores nas redes sociais.

A TSF distingue-se pela atualidade e pelo dinamismo das suas reportagens e conteúdos noticiosos e pela irreverência dos seus programas de humor. O ADN da TSF sempre se pautou por valores como a credibilidade, a isenção, o rigor, a confiança, a competência, o prestígio e a qualidade.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A TSF é uma Marca de referência, essencial para os decision makers que precisam ter a informação e análise disponíveis a todo o momento. Para chegar a mais pessoas, a TSF fortaleceu a sua presença online, incluindo nas redes sociais, disponibilizando todos os seus programas em podcast.

A fazer 30 anos, por uma boa programação vai ao fim da rua, vai ao fim do mundo. A “rádio que mudou a rádio”, sempre em cima do acontecimento, apresenta a Economia que faz a diferença no dia-a-dia dos portugueses; a Opinião das personalidades mais relevantes da política, economia, ciência e sociedade portuguesa; os destaques da Cultura nacional e internacional; a cobertura completa do Desporto com transmissões em direto e análises que fazem toda a diferença, e uma playlist única de Músicas de autor selecionadas por personalidades portuguesas.
Na rúbrica A Opinião, com Fernando Alves, os nomes dispensam apresentações: Manuela Ferreira Leite, Francisco Louçã, Carlos Carvalhas, Bagão Félix e João Cravinho são convidados a dar opinião sobre os temas mais relevantes da economia nacional. A rubrica Humor vai para o ar cinco dias, com cinco humoristas: Eduardo Madeira, Mariana Cabral (Bumba na Fofinha), Nuno Duarte (Jel), Francisco Menezes e Ana Bola prometem incontáveis gargalhadas. Na rubrica “Conversas Delas”, Catarina Carvalho e Carla Macedo entrevistam, falam, debatem e discutem a atualidade com mulheres. Na “Entrevista TSF/DN” debate-se a política, a economia, o país e o mundo, com Arsénio Reis e Paulo Baldaia, enquanto que Nuno Melo, Pedro Silva Pereira, Miguel Tiago, Jorge Costa e Pedro Duarte, moderados por Anselmo Crespo, debatem em direto, sem tabus nem receios, os grandes temas que marcam a atualidade nacional no programa “Política Pura”. A rubrica “Sem Moderação” dá voz a João Galamba, Francisco Mendes, Daniel Oliveira e José Eduardo Martins, num programa sem panos quentes, uma parceria TSF/Canal Q. Semanalmente, a TSF e o Dinheiro Vivo analisam, debatem, discutem e perguntam pel’ A Vida do Dinheiro, onde Anselmo Crespo e Rosália Amorim entrevistam os grandes decisores e o economista João Duque analisa e explica os principais temas da semana. Teresa Dias Mendes leva para o ar “Uma questão de ADN”, onde pessoas da mesma família se juntam para uma conversa em que se fala de tudo. No programa “Entrelinhas”, João Ricardo Pateiro conversa com os protagonistas do desporto. Já no “Fórum TSF” Manuel Acácio desafia os ouvintes a dizerem o que pensam e no “Bloco Central” Pedro Adão e Silva e Pedro Marques Lopes fazem a análise semanal da política e dos políticos, num debate moderado por Anselmo Crespo. No “Jogo Jogado”, a fazer 10 anos de emissão, Luís Freitas Lobo e João Rosado, com arbitragem de Mário Fernando, analisam o universo do futebol português, ao passo que, quinzenalmente, na “Reportagem TSF” se pode ouvir uma visão profunda, consistente e estruturada dos fenómenos que marcam os nossos dias.

Mercado

A TSF é uma rádio dinâmica, que procura criar conceitos inovadores de proximidade com os seus ouvintes e em 2017 não é diferente. Foram várias as iniciativas que marcaram esta constante presença além antena.

Entre as eleições francesas e o Dia da Europa, a TSF saiu à rua para debater o caminho do futuro. O futuro do velho continente esteve em cima da mesa numa emissão especial da TSF – “Futuro da Europa”, em direto da Praça da Europa, em Lisboa. De 2 de julho a 27 de agosto, todos os domingos, a rádio de informação por excelência, esteve a animar as praias de Portugal com aulas de ritmos latinos e corrida para tonificar e descontrair, na iniciativa “Praia a Praia”.

Depois do sucesso da primeira edição, o Prémio Inovação NOS, uma parceira NOS, TSF e Dinheiro Vivo, voltou a premiar novas áreas de negócio e projetos de inovação em empresas e instituições públicas nacionais.

Foram distinguidas 33 empresas e já se projeta uma 3.ª edição. O programa Pais&Filhos da TSF não se esgota no ecrã, levando para a rua as preocupações, as inquietações e as muitas dúvidas que todos os pais têm sobre a educação dos seus filhos, nomeadamente a Alimentação, o tema da primeira destas quatro conversas.

A Agroalimentar na Economia Ibérica é um ciclo de conversas soltas, realizadas de acordo com temas específicos deste setor estrutural da economia ibérica e que têm como base a experiência de empresários de Portugal e Espanha. Já na sua 5.ª edição, o Prémio Uva de Ouro, que conta uma vez mais com a chancela do Instituto da Vinha e do Vinho, pretende divulgar e premiar as melhores produções vitivinícolas nacionais, democratizando o acesso dos consumidores a vinhos medalhados.

O Grande Foco da TSF nas ações fora de antena assenta sobretudo na realização de Conferências sobre temas da maior relevância como, por exemplo, a Conferência sobre Eficiência Energética, sobre Saúde, Popular 2020, Empresas na Caixa, Conferência Real Vida Seguros, Empresas Familiares, Economia Ibérica, Prémios Horizontes, entre outras.

Comunicação

As iniciativas exteriores de caráter lúdico e gratuito são o mote dado pela TSF para se manter mais próxima dos cidadãos, assegurando assim uma presença constante no seu quotidiano, não apenas através da emissão em antena. Acompanhando a evolução tecnológica e de consumo, a TSF tem reforçado a aposta na presença digital.

Depois de em 2015 ter alterado completamente o site, tornando-o muito mais intuitivo e reforçando a aposta na componente áudio, a rádio continua a desenvolver novas formas de fazer chegar os conteúdos a mais pessoas através da internet, disponibilizando também cada vez mais conteúdos online.

Vantagens competitivas

A TSF é a rádio portuguesa mais premiada, destacando-se aqui os galardões mais relevantes e recentes. Em 2016 recebeu o prémio Gazeta Rádio, atribuído pelo Clube de Jornalistas, pela Reportagem “Na hora de pôr a mesa” de
Isabel Meira, com sonoplastia de Herlander Rui. Recebeu o prémio de jornalismo António Paulouro, atribuído anualmente pelo Jornal do Fundão, para a reportagem “Morrer de velho”, de Nuno Guedes, com sonoplastia de Luís Borges. Foi ainda distinguida com os prémios Superbrands – Marca de Excelência em Portugal e Escolha do Consumidor. Já este ano recebeu o prémio de jornalismo da Associação Nacional de Municípios, pela reportagem “Ouro Branco”, da autoria de Miguel Midões, com sonoplastia de Joaquim Dias e foi vencedor do prémio Autores 2017, na categoria Melhor Programa de Rádio, com o “Governo Sombra”. Foi distinguida, mais
uma vez, com o galardão Superbrands – Marca de Excelência em Portugal e recebeu ainda o prémio Escolha do Consumidor.

Parceiros