TRANQUILIDADE
A TRANQUILIDADE celebra, em 2021, o seu 150º aniversário. Um século e meio depois, a TRANQUILIDADE assegura a proteção do dia a dia de quase dois milhões de clientes e quer ser, não apenas o parceiro de seguros de confiança, mas a Companhia que está próxima, que cuida das necessidades dos clientes, que é proativa e que oferece proteção, prevenção e assistência em todas as áreas relevantes – família, casa, mobilidade, saúde e segurança.
Sabia que?
• Para ajudar no impacto da COVID-19, a Companhia flexibilizou o pagamento dos seguros; adiou automaticamente o prazo de pagamento em 60 dias; alargou os prazos de anulação de apólices; ajustou as regras de subscrição e alargou as garantias, tais como a inclusão do teletrabalho no seguro de Acidentes Trabalho e o ajustamento da massa salarial para empresas em lay-off.
Sabia que?
• No âmbito da pandemia, a TRANQUILIDADE reforçou os seus canais de atendimento não presencial e acelerou o seu processo de transformação digital.
Sabia que?
• A Companhia aumentou os benefícios para profissionais de saúde nos seguros de vida, com subscrição de Incapacidade Temporária Absoluta: isenção de período de carência e franquia, em caso de contágio ou isolamento profilático por COVID-19.
Sabia que?
• A TRANQUILIDADE ofereceu dois milhões de vídeo-consultas aos seus clientes particulares.
Valores da marca
A TRANQUILIDADE é um Life Time Partner dos seus clientes, uma Marca relevante para os portugueses que, no seu longo percurso, tocou a vida de muitas pessoas e procurou sempre criar valor a longo prazo. Com o objetivo de melhorar e proteger a vida de todos, a Companhia tem soluções de seguros simples e personalizadas, para todas as fases da vida pessoal ou empresarial dos seus clientes.
Estar mais próximo, comunicar de forma simples e prosseguir a sua aposta na inovação e na transformação digital são objetivos da TRANQUILIDADE, que desenvolve a sua atividade de forma responsável e ética. Simplicidade, Proximidade e Responsabilidade são valores da Marca, que valorizam a sua história e desempenho junto dos clientes e parceiros, criando impacto num relacionamento duradouro.
Produtos e desenvolvimentos futuros
O foco na simplificação de processos e no reforço de ferramentas digitais é fundamental para fortalecer a relação entre a TRANQUILIDADE e os seus clientes e agentes. Neste sentido, o desenvolvimento de novas soluções digitais, como o novo Portal de Empresas para um acompanhamento permanente da carteira por parte dos clientes empresariais; as novas participações de sinistros com redução do tempo de preenchimento; o serviço de vídeo-peritagem para sinistros automóvel ou casa; e o novo chatbot no Portal de Parceiros que esclarece dúvidas e questões na hora, são algumas das funcionalidades que agora permitem operações mais rápidas, simples e intuitivas.
Empenhada na renovação progressiva dos seus canais digitais, a Companhia tem vindo a fazer alterações à estrutura do seu site, com um visual mais apelativo e comercial. Em 2021, a TRANQUILIDADE lançou o novo Simulador Automóvel que possibilita concretizar a emissão do seguro totalmente online de forma prática, simples e rápida.
Porque a Marca também acredita que conhecer os clientes é fundamental para a personalização de produtos e serviços, lançou o projeto NPS – Net Promoter System – uma ferramenta para avaliar o nível de satisfação do cliente em diferentes pontos de contacto, que procura contribuir para a evolução e melhoria da sua experiência.
Em meados de 2021, a TRANQUILIDADE alcançou um marco muito importante no âmbito da adesão à documentação digital: um milhão de clientes verdes já recebem a documentação dos seus seguros por email. Este número evitou a impressão de 17 milhões de páginas, desde 2017. Uma opção que oferece vantagens de rapidez, economia e comodidade para os clientes e que, sobretudo, é mais sustentável.
No âmbito do lançamento de novos produtos, destaque para o Vida Empresas, em que os clientes podem optar por coberturas diferenciadoras e extremamente valorizadas, tais como Doenças Graves ou com foco nas doenças oncológicas.
No seguimento da estratégia de reforço da sua presença no mercado nacional, a TRANQUILIDADE uniformizou a sua imagem nos pontos de venda e procedeu à instalação de mais de 500 ecrãs digitais, nos seus edifícios de Lisboa e Porto e nas lojas dos seus agentes.
Com a ambição de ser um parceiro para a vida dos seus clientes e agentes, a TRANQUILIDADE continua focada no desenvolvimento de soluções de prevenção, proteção e assistência, mais simples e inovadoras, de acordo com as preocupações atuais das pessoas e das empresas.
Mercado
Fundada em 1871, a TRANQUILIDADE é uma Marca da Generali Seguros S.A., a 2ª maior seguradora não vida em Portugal, com 18,4% de quota de mercado e um dos maiores grupos seguradores europeus (fonte: ASF – Ranking Mercado Não Vida Portugal 2020).
Com 1.900.000 clientes, particulares e empresas, e com soluções de seguros adequadas a cada fase das suas vidas, a TRANQUILIDADE conta com mais de 2500 pontos de venda: 80 corretores, 2100 agentes multimarca e 350 agentes exclusivos.
Comunicação
Em outubro de 2020, a TRANQUILIDADE convidou a atriz Mariana Monteiro para se juntar à sua comunicação, numa grande campanha institucional com a assinatura “Sempre por perto para ajudar”. Com histórias que pareciam saídas de um filme dramático, mas com finais felizes, esta campanha multimeios reforçou a simplicidade em fazer um seguro – sem dramas. Para celebrar os 150 anos da Marca, a TRANQUILIDADE lançou uma nova campanha, em abril de 2021, que realçou a presença da Marca em diferentes épocas da história. Ao longo de três filmes, a Companhia acompanhou a evolução do seguro automóvel, do passado ao presente, antevendo o futuro. Mariana Monteiro voltou a ser a cara da comunicação da Marca, que procurou reforçar a relação emocional, o envolvimento e a proximidade aos clientes.
Desenvolvidos de acordo com o ambiente de cada época, nestes filmes a atriz é surpreendida por situações de aparente perigo, mas no final a “TRANQUILIDADE está sempre por perto para ajudar” a resolver a situação. A acompanhar esta campanha multimeios, houve também uma promoção de aniversário com descontos até 30% em novos seguros e a oferta de experiências, como provas de vinhos, entre outras.
Durante o verão, a TRANQUILIDADE promoveu uma campanha especial com a oferta de um seguro de assistência COVID-19 aos seus clientes de seguro automóvel, novos e atuais, que ficaram assim mais protegidos dos imprevistos que o vírus lhes pudesse causar durante as férias.
Nas redes sociais Facebook e Instagram, a TRANQUILIDADE surgiu com uma abordagem irreverente e uma atitude positiva perante as diversas situações do dia a dia, criando uma relação mais próxima e de confiança com clientes.
A Companhia tem reforçado a comunicação regular com os clientes com o intuito de alertar para questões de prevenção, lembrar os serviços de assistência disponíveis e divulgar inovações e outros produtos relevantes. As campanhas comerciais e a promoção nos pontos de venda fazem igualmente parte da estratégia de comunicação da TRANQUILIDADE.
Vantagens competitivas
A integração da TRANQUILIDADE num grupo global forte, permitiu crescer e reforçar a sua posição no mercado nacional, o que lhe aporta uma real vantagem competitiva.
Paralelamente, e porque as necessidades e preocupações dos clientes estão sempre a mudar, a TRANQUILIDADE também evoluiu com novas soluções.
A aceleração dos processos de transformação digital, a simplificação de processos operacionais, a modernização e otimização das suas ferramentas tecnológicas e a criação de novos canais de contacto, permitiram-lhe uma maior automatização, agilidade e eficiência na gestão da atividade e na relação e oferta de valor.
Relativamente aos seus recursos humanos e a uma visão mais sustentável da realidade atual, a Empresa promove a valorização das pessoas, capacitando-as de novas competências e uma maior consciencialização para um mundo mais sustentável, o que resulta numa vontade de mudar e adotar melhores práticas. O futuro da TRANQUILIDADE passa por ser um Parceiro na Vida dos seus clientes, continuando a inovar na criação e adaptação de produtos, na simplificação de processos, na eficácia da gestão de sinistros e na forma como se relaciona. Este é um trabalho conjunto de colaboradores, parceiros e fornecedores que fazem da TRANQUILIDADE uma Marca de Excelência em Portugal.