THE FAMOUS GROUSE
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THE FAMOUS GROUSE

Preferido dos escoceses desde 1980, The Famous Grouse é muito mais do que um excelente whisky, é uma questão de atitude.

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Sabia que?

Em 1842 Matthew Gloag é convidado a fornecer os vinhos para o banquete da Rainha Vitória que terá ficado rendida ao The Grouse.

Sabia que?

Durante a "Lei Seca", nos EUA, os americanos iam até às Caraíbas para apreciar o The Famous Grouse.

Sabia que?

Em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial, a empresa tinha whisky suficiente para 12 anos.

Valores da marca

Foi em 1800, numa cidade situada nas margens do rio Tay no centro da Escócia – Perth, que Matthew Gloag fundou a Matthew Gloag & Son, uma pequena mercearia que comercializava vinhos e whiskies. Mais tarde, em 1870, o seu filho William assumiu o negócio do pai, mas foi só com o seu sobrinho Matthew Gloag, neto do fundador, que a empresa inicia a sua produção de whisky, dando origem ao The Grouse, em 1896.

Inconvencional desde o início, Matthew Gloag não lhe deu o seu próprio nome e decidiu batizá-lo com o nome de uma ave escocesa – The Grouse, uma perdiz vermelha muito comum na região, e é a sua filha Phillipa, que se encarrega do tão icónico desenho da perdiz, presente no rótulo da Marca até aos dias de hoje. Esta mascote, Red Grouse, é uma ave da família dos tetrazes e, ao contrário de outras espécies espalhadas pelo mundo que ficam com penas brancas no inverno, a espécie escocesa mantém a cor castanho-avermelhada durante as quatro estações. Daí a relação com o whisky, que mantém a sua qualidade e cor ano após ano.

O sucesso não se fez esperar, e em 1905 Matthew Gloag decide acrescentar a palavra “Famous” à Marca. Em 1907, The Famous Grouse atinge um nível de sucesso tal que a empresa tem de se mudar para novas instalações de maior dimensão, construídas em Perth para esse efeito – a Bordeaux House, que dois séculos mais tarde deu lugar a um restaurante chamado The Famous Grouse Bar que preserva alguns dos elementos originais da antiga loja.
Em 1910, Matthew reforma-se, e é o seu filho, Matthew William Gloag, conhecido por Willie, que assume a condução da empresa.

Mais tarde, com o fim da “lei seca” nos Estados Unidos, a empresa volta a investir numa nova casa de envelhecimento para aumentar a produção, o que lhe permitiu ter, no início da Segunda Guerra Mundial, stock suficiente para os próximos 12 anos.
Em 1970, a Matthew Gloag & Son é adquirida pela Highland Distillers, uma empresa escocesa independente, líder no mercado do whisky escocês, que incute um novo dinamismo à Marca, alavancando o seu sucesso até aos dias de hoje.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A Marca The Famous Grouse comercializa em Portugal várias variedades de whisky, resultado de misturas que levam os melhores maltes do mundo envelhecidos em barris de carvalho.

The Famous Grouse Finest é o whisky mais famoso, nomeado em homenagem ao tetraz escocês, ave nacional de caça da Escócia. Produzido nas Highlands e reconhecido pela sua elevada qualidade e extrema suavidade, orgulha-se de ser o whisky preferido dos escoceses.

The Black Grouse é mais suave, equilibrado pela influência fumada dos maltes de turfa, deixando uma alusão subtil a cacau e especiarias.
The Famous Grouse Portwood é o primeiro standard Port Wood do mercado, um whisky de invulgar suavidade, cor e sabor únicos.
The Famous Grouse 12 Anos é inspirado num século de saber artesanal, bem como numa preocupação com a qualidade.

O seu paladar excecionalmente rico e com uma suavidade sedosa é o resultado de 12 anos de um cuidadoso envelhecimento em cascos de carvalho.

Mercado

The Famous Grouse é uma Marca Global, presente em mais de 100 países onde vende mais de 30 milhões de garrafas anualmente.

Em Portugal, a categoria de whisky tem apresentado crescimentos negativos ao longo dos últimos anos; ainda assim, representa aproximadamente 40% (em volume) do mercado de bebidas espirituosas.

The Famous Grouse é uma das principais Marcas, sendo a 3ª Marca do mercado com uma posição de destaque no canal horeca, onde detém a 2ª posição. Em 2011 venderam-se em Portugal mais de 1,2 milhões de garrafas de The Famous Grouse. (Fonte: Nielsen 2011 INA+Lidl, INCIM; IWSR 2011).

Comunicação

The Famous Grouse é globalmente reconhecida pela sua comunicação irreverente e disruptiva, que se tornou ao longo dos últimos anos um dos principais ativos da Marca.

Tudo começou em 1996, quando o ícone da Marca (Red Grouse) fez a sua estreia em televisão. Desde então, já protagonizou mais de 24 anúncios que transmitem o caráter criativo da Marca. Em 2010, a campanha “Diamond Dog” é incluída nos Lurzers Archive, um aclamado arquivo de publicidade que reúne os melhores anúncios do mundo.

Também em Portugal, The Famous Grouse é reconhecida não só pela sua comunicação, mas também pela aposta que tem feito no desenvolvimento da categoria, através de novas formas de consumo de whisky e lançamento de novos produtos. O lançamento e ativação de cocktails como Ginger Grouse é um exemplo deste investimento.

A mais recente inovação trazida para o mercado, The Black Grouse, é também uma prova do dinamismo da Marca e que demonstra que, apesar de a categoria de whisky apresentar taxas de crescimento negativas no mercado português, este não deixa de ser estratégico para a Marca.

Em 2011, The Famous Grouse volta a surpreender criando aquele que se tornou no maior evento de humor realizado em Portugal, desenvolvido para comemorar com os consumidores portugueses o facto de The Famous Grouse ser o whisky nº1 na Escócia. O The Famous Humour Fest representa os valores pelos quais a Marca é reconhecida em Portugal: criatividade, sentido de humor e irreverência. O sucesso da primeira edição, que contou com alguns dos mais reconhecidos humoristas nacionais, levou a que, em 2012, a Marca voltasse a apostar neste formato.

Vantagens competitivas

A qualidade dos blends da Marca, associada à constante inovação e diferenciação na categoria de whisky, tem sido uns dos principais vetores do sucesso da Marca ao longo dos mais de 100 anos de história.

O icónico Grouse representa exatamente não só a tradição e origens de um dos mais reconhecidos blends, mas também a inovação, criatividade, irreverência e sentido de humor que fazem de The Famous Grouse um dos melhores whiskies do mundo, comprovado pelos inúmeros prémios que tem arrecadado ao longo dos anos e dos quais destacamos os mais recentes: título de Fornecedor da Casa Real (Royal Warrant of Appointment), em 1984 e renovado em 2007 até 2013; em 2002, a Marca vence um BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) na categoria de entretenimento interativo com o vídeo “The Famous Grouse Experience”, desenvolvido para as visitas à destilaria de Glenturret, em Crieff; em 2008, The Black Grouse ganha uma Medalha de Ouro no International Spirits Challenge, Medalha de Prata no Spirits Business e 94 pontos em 100 na Jim Murray’s Whisky Bible; em 2009, The Famous Grouse recebe a distinção Best in Class pela International Wine & Spirit, ganha Medalha de Ouro no CIPR Pride Awards (Best Consumer Relations Campaign) e Medalha de Prata no International Spirits Challenge.

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