TERRA NOSTRA
TERRA NOSTRA tem como missão fazer “O Bem, bem feito”, agindo como um dos principais embaixadores da sua origem, os Açores. Uma terra de vacas felizes, que vivem ao ar livre e comem erva fresca 365 dias por ano, dando origem a um leite puro e rico, que a Marca oferece aos seus consumidores em forma de Queijo, Leite e Manteiga. TERRA NOSTRA leva-nos à Ilha das Vacas Felizes todos os dias através da naturalidade da sua origem – “Bem-Vindo aos Açores”.
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Valores da marca
A Marca gosta de dizer que é na chuva que tudo começa. Chuva que rega a terra rica e vulcânica dos Açores, mantendo a erva fresca todo o ano. Erva que alimenta as suas vacas, que produzem puro leite, e com o qual TERRA NOSTRA entrega produtos saudáveis e cheios de sabor.
Foi em 1948, na Ribeira Grande, na Ilha de S. Miguel, Açores, que se celebrou a primeira produção de queijo TERRA NOSTRA. Ao longo dos últimos 60 anos, com a sabedoria dos laticínios e da gente da terra, TERRA NOSTRA construiu-se robusta, fazendo-se distinguir pelo seu sabor e pela sua origem, os Açores, que insiste em honrar. A par do orgulho que sente pela origem, a Marca nutre um enorme respeito pela Natureza, protegendo os belos recursos naturais da Ilha para as gerações vindouras, com uma visão de sustentabilidade. A ambição da Marca é elevar a riqueza do leite Açoriano em Queijo, Leite e Manteiga. E é mais do que isso. É fazer “O Bem, bem feito”.
Produtos e desenvolvimentos futuros
Se a alma da Marca são os Açores e a Natureza no seu esplendor, a inovação sustentável é o seu coração. Atenta aos anseios do consumidor, TERRA NOSTRA desenvolve o seu portfólio de laticínios “cheios de sabor” com propostas de valor em queijo, leite e manteiga. Em 1998, muito à frente do seu tempo, lança as primeiras fatias pré-embaladas de queijo flamengo, respondendo à necessidade de conveniência e frescura; e desenvolvendo, desde essa data, o formato fatias em novas receitas e gramagens, para consumidores exigentes dos dias de hoje.
A manteiga TERRA NOSTRA, lançada em 2014, contém apenas natas de leite de vacas felizes batidas com sal, nada mais – uma receita muito saborosa e natural, de acordo com os valores da Marca. Em 2016, TERRA NOSTRA quis novamente fazer história. Com ousadia e responsabilidade social, criou um novo conceito de leite, assente na construção de valor para os Açores, para as famílias dos produtores de leite e para o consumidor, com base num modelo de crescimento sustentado: o primeiro Leite de Pastagem. Um leite puro, natural e rico de vacas felizes que vivem ao ar livre e comem erva fresca, 365 dias por ano.
O Leite de Pastagem TERRA NOSTRA é um leite parceiro da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, que reconhece o pioneirismo da naturalidade e riqueza nutricional deste produto: rico em proteína, cálcio e fonte de fósforo. A dualidade “Faz Bem e Faz o Bem” é bem visível no Leite de Pastagem TERRA NOSTRA. Faz Bem dado que é Puro, Saudável, Saboroso e Nutricionalmente Rico – um leite com os mais elevados padrões de qualidade.
Faz O Bem porque fomenta um modelo de negócio sustentável, faz o bem para os produtores, para o ambiente, para o bem-estar animal e para os Açores. Em 2015, em parceria com os seus produtores de leite, TERRA NOSTRA inaugura o “Programa Leite de Vacas Felizes”.
Este programa é sobre ter o melhor leite, garantindo a pastagem 365 dias por ano, com as melhores práticas de produção leiteira – os mais rigorosos critérios de qualidade, sustentabilidade e bem-estar animal. Todos os produtores do Programa são auditados por uma entidade externa, a SGS, responsável pela sua certificação. O Leite de Pastagem é um leite exclusivo de produtores certificados do programa. O
“Programa Leite de Vacas Felizes” assenta em cinco pilares: Pastagem, Bem-Estar Animal, Qualidade e Segurança Alimentar, Produção Sustentável e Eficiência. A Marca assegura a pureza do leite, as boas práticas da produção, salvaguardando os pastos dos Açores e criando valor, com respeito pelo ambiente, recursos naturais e contribuindo para a economia da ilha. Este programa representa o progresso do regresso às origens.
O Leite de Pastagem TERRA NOSTRA apresenta-se com uma embalagem também ela inovadora, única no mercado de leite nacional: elegante e mais funcional; conta também com a primeira tampa de origem biológica da Europa, em leite.
Mercado
TERRA NOSTRA atua na maior categoria alimentar de bens de grande consumo em Portugal – Laticínios, somando 1.337 milhões de euros, onde o Queijo assume a maior fatia em termos de valor (452 milhões de euros). TERRA NOSTRA é a Marca líder do Queijo Flamengo, com 15,4% de MS volume e o mais representativo em Portugal, com 41% volume (dados AC Nielsen, Marketrack, AM W31’2016).
O lançamento do Leite de Pastagem TERRA NOSTRA assinala também a criação de um novo segmento de mercado. A ambição da Marca é fazê-lo crescer, construindo relevância, como Marca pioneira. No período de lançamento atingiu 6,2% H+S em valor wk_0708, contribuindo para tal uma distribuição de excelência neste canal: DP 100 em Hipers, 95 em Supers Grandes.
A larga maioria dos Portugueses conhece a TERRA NOSTRA – notoriedade superior a 90%, sendo esta a Marca de queijo mais presente nos lares de Portugal – aproximadamente 50% taxa de penetração na categoria de queijo (dados: Millward Brown 2015, AC Nielsen Homescan 2015).
Comunicação
TERRA NOSTRA investe de forma consistente em comunicação desde os anos 90, com campanhas emblemáticas e de enorme recordação publicitária, como o “Padre Cura” e o “Pauleta”. 2016 assinala o ano de maior investimento em comunicação da Marca, com o “Musical das Vacas Felizes”. A ideia criativa é “A Alegria em Fazer o Bem” sendo uma homenagem aos produtores de leite TERRA NOSTRA e aos Açores.
A escolha de um musical como formato de comunicação foi pensado para despertar a atenção e consciências, pelo lado positivo. Um formato que se distingue da concorrência, faz sonhar e dá vontade de experimentar. Como o Leite de Pastagem, também a sua campanha de comunicação é inovadora e disruptiva, construída em cima dos pilares da Marca: “Faça chuva, ou faça sol é sempre o mesmo ritual: acordam, pastam, afastam as moscas, tudo muito natural.”
O seu tom de comunicação é verdadeiro, envolvente, e ao mesmo tempo “fun”, com uma letra que não passa despercebida. Esta campanha de comunicação apresentou uma estratégia com vários “touchpoints”, sendo a TV e o Digital os meios privilegiados. Atenta às novas tendências do consumidor e à força do Digital, o seu grande investimento já rendeu mais de 2 milhões de visualizações a 100%.
Vantagens competitivas
TERRA NOSTRA é percebida como uma Marca de confiança, resultado da exigência que a Marca imprime em toda a sua cadeia de valor.
Tal exigência traduz-se numa gama de produtos de elevada qualidade, reconhecida pelos consumidores. Diferenciador e único é o seu “Programa Leite de Vacas Felizes”, uma iniciativa em cooperação com os produtores de leite açorianos, recentemente premiado pela ONG Britânica, Compassion in World Farming, pelo compromisso da Marca com o bem-estar animal.