Comunicação
Com um investimento de mais de 50 milhões de euros em comunicação e sensibilização ambiental, os resultados estão à vista: atualmente 2/3 da população já faz reciclagem das suas embalagens, cumprindo a visão da SPV que é inspirar em todos uma melhor versão de si mesmos, partindo do simples gesto de separar as embalagens usadas. As razões que oferecem resistência à reciclagem foram sempre bem identificadas pela SOCIEDADE PONTO VERDE, que se tornou uma presença ativa no dia a dia das pessoas através de várias campanhas emblemáticas. Fosse a icónica campanha “Gervásio”, lançada no ano 2000, que mostrava como era fácil e acessível a qualquer um reciclar, ou os filmes protagonizados por crianças que respondiam a muitas das dúvidas persistentes, a SOCIEDADE PONTO VERDE ficou na memória dos portugueses como uma Marca influente e catalisadora da mudança.
Da televisão para a rua, a SPV foi bater à porta de quase 2 milhões de lares para incentivar a reciclagem, o que resultou na entrega de mais de 300 mil sacos para separação das embalagens. Também ações como a campanha “2 Causas por 1 Causa”, em parceria com a Associação Laço, ou “Reciclar é dar e receber”, com resultados que reverteram para a construção de salas de estudo, conferem à SOCIEDADE PONTO VERDE valores de responsabilidade social que levaram as pessoas a terem ainda mais motivos para fazer parte desta causa.
A Marca SPV assumiu ainda um papel especial junto dos jovens, reconhecendo-os como agentes indispensáveis para a mudança e preservação do ambiente. A comunicação nas redes sociais e a presença em pequenos e grandes eventos foram estratégicas para a Marca se assumir como educadora, sensibilizadora e facilitadora na prática de hábitos de reciclagem e consciencialização ambiental.
Foram iniciativas como estas que posicionaram Portugal no ranking dos países cumpridores dos objetivos de reciclagem estabelecidos pela União Europeia em 2005 e 2011. Uma missão que é hoje ainda mais ambiciosa e exigente, e cujo cumprimento se mantém como um compromisso da Marca.