SIC
A SIC iniciou as suas transmissões a 6 de outubro de 1992, como o primeiro canal de televisão privado, independente e comercial a operar em Portugal, pondo assim fim a 35 anos de monopólio estatal no mercado televisivo português. A sua missão de oferecer conteúdos independentes mantém-se ao longo dos seus 21 anos de existência.
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Valores da marca
A SIC pertence ao maior grupo de comunicação português, a Impresa, e trouxe ao espaço audiovisual um valioso contributo para a pluralidade e independência da Informação, sendo reconhecida em todos os fóruns internacionais como o canal de televisão que em menor tempo conseguiu melhores resultados de audiências.
A Informação foi uma das grandes apostas da SIC e a primeira a fixar um espaço claro no panorama televisivo.
O “estilo SIC” tornou-se rapidamente sinónimo de independência, rigor, qualidade e irreverência.
Fiel desde início aos mesmos valores e princípios que são inerentes ao seu ADN, a SIC sempre se pautou pela qualidade, de forma abrangente e sem elitismos; sempre procurou estar na linha da frente; aberta às novas tendências; sem cortar com o passado mas na vanguarda da inovação; a surpreender pelo dinamismo, diversidade e criatividade em tudo o que faz; de forma participativa a viver e a comunicar a experiência do espectador, sempre com simpatia e boa disposição.
Produtos e desenvolvimentos futuros
Sempre na procura da inovação, no ano 2000 a SIC entrou no universo dos canais cabo e em 2007 entrou em plena era digital e em multiplataformas com conteúdos interativos.
Como não podia deixar de ser, a componente multimédia é uma prioridade no Universo SIC, reunindo um conjunto de sites e formatos inovadores de interatividade.
A SIC é a televisão nacional com a maior oferta de canais para vários targets e a maior promotora de oportunidades de sinergias com o meio onde está envolvida.
A SIC Internacional foi o primeiro canal internacional no panorama audiovisual português: um canal dedicado aos muitos portugueses espalhados pelo mundo, bem como aos países de língua oficial portuguesa.
A SIC Notícias nasceu para responder ao público exigente que pretende estar sempre informado. Desde o seu começo que manteve uma posição de liderança, marcando também a agenda política.
A SIC Radical é uma das maiores “fábricas de talentos” já feita em Portugal, de onde saíram grandes personalidades do mundo da televisão. Procura mostrar caminhos alternativos e diferentes perspetivas sobre os mais variados temas.
A SIC Mulher, destinada ao público feminino, não se revê na totalidade em nenhum dos canais disponíveis no panorama televisivo português da atualidade, sendo o primeiro e único canal temático português dedicado à mulher.
A SIC K foi o primeiro canal em Portugal pensado exclusivamente para jovens entre os sete e os catorze anos e tem sido escolhido, face a outras opções do mesmo género, pela diferenciação de temas que apresenta e pela diversidade de conteúdos.
Seja através da Informação, com a SIC e com a SIC Notícias, ou dos programas de entretenimento, com as múltiplas grelhas concebidas para diferentes públicos-alvo do Universo SIC, ninguém fica indiferente ao que a SIC simboliza.
A SIC sempre contribuiu para o êxito de campanhas de divulgação e de angariação de fundos para as mais diversas associações e instituições de solidariedade. Por isso, em 2003, decidiu centralizar tudo o que já tinha feito e expandir o seu âmbito de intervenção. Para tal, criou o projeto de solidariedade SIC Esperança, que é hoje um projeto transversal e reconhecido como uma entidade de superior interesse público, equiparada a uma IPSS.
A SIC Esperança afirma-se como um importante motor de implementação de responsabilidade social que, através do seu papel interventivo, estimula e credibiliza a solidariedade no nosso país.
Mercado
O nascimento da SIC coincidiu com uma mudança profunda e irreversível no panorama televisivo português. A liberalização do mercado representou uma alteração no paradigma até então associado à oferta pública exclusiva de conteúdos televisivos.
Com um trajeto de sucesso, a SIC acabou por se afirmar durante um longo período como o canal líder de audiências em Portugal, neste mercado então circunscrito à oferta de canais generalistas.
Mais tarde, com o aparecimento da oferta do sinal pago de televisão deu-se uma nova mudança no mercado televisivo em Portugal.
Com o nascimento de canais temáticos de conteúdos não nacionais criou-se a oportunidade para a criação de uma oferta segmentada que a SIC liderou com a criação da SIC Internacional, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher e SIC K. De igual modo, os restantes operadores apresentaram as suas ofertas, procurando definir espaços e conteúdos televisivos únicos e diferenciadores.
Comunicação
O principal objetivo da SIC é potenciar a notoriedade da Marca e dos programas, assegurando que estão no top of mind dos espectadores. Assegurar a relevância da Marca na vida das pessoas é fundamental, por isso a SIC utiliza um mix de comunicação “on air” diariamente e “off air”, de forma pontual, e de ferramentas de marketing de forma a potenciar a proximidade e inovação e fazer jus à assinatura “Estamos juntos” – uma proximidade ao público, seja ele constituído por espectadores, anunciantes ou seguidores nas redes sociais.
Vantagens competitivas
Uma forte aposta em programas de informação, entretenimento, documentários e programas de ficção, falados em português, aliada a uma estratégia de marketing de proximidade, conduziram a SIC a uma posição consolidada no mercado televisivo português.
Os vários prémios que a estação já recebeu ao longo dos seus 21 anos de existência confirmam isto mesmo.
Destaque para a “SIC Notícias”; o “Jornal da Noite”; a “Grande Reportagem”, o programa mais premiado de sempre da televisão portuguesa; “O Balneário”, documentário que recebeu o 1º prémio Ninfa de Ouro no Festival Internacional de Televisão de Montecarlo na categoria de Melhor Documentário; “Momentos de Mudança”, que ganhou o prémio de melhor programa de Informação 2012 pela SPA; o prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença 2012; o prémio Cáceres Monteiro 2012; o prémio de Melhor Telenovela, que premiou a novela “Laços de Sangue” na 39ª edição dos Emmys Internacionais, atribuídos pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos da América; entre muitos outros atribuídos, quer na área da Informação, quer na do Entretenimento.