SIC
SIC Logo

SIC

A SIC iniciou as suas transmissões a 6 de outubro de 1992, como o primeiro canal de televisão privado, independente e comercial a operar em Portugal, pondo assim fim a 35 anos de monopólio estatal no mercado televisivo português. A sua missão de oferecer conteúdos independentes mantém-se ao longo dos seus 21 anos de existência.

trivia block illustration

Sabia que?

O logótipo da SIC foi inicialmente desenvolvido por Hans Donner, da TV Globo, tendo evoluído ao longo dos anos até à sua forma presente.

Sabia que?

Com letra de Carlos Paulo Simões e música de Zé da Ponte, o hino da SIC assinalou o início das emissões no dia 6 de outubro de 1992.

Sabia que?

O novo espaço SIC inaugurado em 2009, no Parque Holanda, tem três mil metros quadrados e alberga três estúdios, um armazém técnico e um armazém de cenários.

Sabia que?

A SIC dispõe de um Gabinete de Atendimento ao Telespectador, que está disponível para esclarecer ou informar qualquer pessoa, sendo também responsável pelas marcações de visitas guiadas às instalações.

Valores da marca

A SIC pertence ao maior grupo de comunicação português, a Impresa, e trouxe ao espaço audiovisual um valioso contributo para a pluralidade e independência da Informação, sendo reconhecida em todos os fóruns internacionais como o canal de televisão que em menor tempo conseguiu melhores resultados de audiências.

A Informação foi uma das grandes apostas da SIC e a primeira a fixar um espaço claro no panorama televisivo.

O “estilo SIC” tornou-se rapidamente sinónimo de independência, rigor, qualidade e irreverência.
Fiel desde início aos mesmos valores e princípios que são inerentes ao seu ADN, a SIC sempre se pautou pela qualidade, de forma abrangente e sem elitismos; sempre procurou estar na linha da frente; aberta às novas tendências; sem cortar com o passado mas na vanguarda da inovação; a surpreender pelo dinamismo, diversidade e criatividade em tudo o que faz; de forma participativa a viver e a comunicar a experiência do espectador, sempre com simpatia e boa disposição.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Sempre na procura da inovação, no ano 2000 a SIC entrou no universo dos canais cabo e em 2007 entrou em plena era digital e em multiplataformas com conteúdos interativos.

Como não podia deixar de ser, a componente multimédia é uma prioridade no Universo SIC, reunindo um conjunto de sites e formatos inovadores de interatividade.

A SIC é a televisão nacional com a maior oferta de canais para vários targets e a maior promotora de oportunidades de sinergias com o meio onde está envolvida.

A SIC Internacional foi o primeiro canal internacional no panorama audiovisual português: um canal dedicado aos muitos portugueses espalhados pelo mundo, bem como aos países de língua oficial portuguesa.
A SIC Notícias nasceu para responder ao público exigente que pretende estar sempre informado. Desde o seu começo que manteve uma posição de liderança, marcando também a agenda política.

A SIC Radical é uma das maiores “fábricas de talentos” já feita em Portugal, de onde saíram grandes personalidades do mundo da televisão. Procura mostrar caminhos alternativos e diferentes perspetivas sobre os mais variados temas.

A SIC Mulher, destinada ao público feminino, não se revê na totalidade em nenhum dos canais disponíveis no panorama televisivo português da atualidade, sendo o primeiro e único canal temático português dedicado à mulher.

A SIC K foi o primeiro canal em Portugal pensado exclusivamente para jovens entre os sete e os catorze anos e tem sido escolhido, face a outras opções do mesmo género, pela diferenciação de temas que apresenta e pela diversidade de conteúdos.
Seja através da Informação, com a SIC e com a SIC Notícias, ou dos programas de entretenimento, com as múltiplas grelhas concebidas para diferentes públicos-alvo do Universo SIC, ninguém fica indiferente ao que a SIC simboliza.

A SIC sempre contribuiu para o êxito de campanhas de divulgação e de angariação de fundos para as mais diversas associações e instituições de solidariedade. Por isso, em 2003, decidiu centralizar tudo o que já tinha feito e expandir o seu âmbito de intervenção. Para tal, criou o projeto de solidariedade SIC Esperança, que é hoje um projeto transversal e reconhecido como uma entidade de superior interesse público, equiparada a uma IPSS.

A SIC Esperança afirma-se como um importante motor de implementação de responsabilidade social que, através do seu papel interventivo, estimula e credibiliza a solidariedade no nosso país.

Mercado

O nascimento da SIC coincidiu com uma mudança profunda e irreversível no panorama televisivo português. A liberalização do mercado representou uma alteração no paradigma até então associado à oferta pública exclusiva de conteúdos televisivos.

Com um trajeto de sucesso, a SIC acabou por se afirmar durante um longo período como o canal líder de audiências em Portugal, neste mercado então circunscrito à oferta de canais generalistas.

Mais tarde, com o aparecimento da oferta do sinal pago de televisão deu-se uma nova mudança no mercado televisivo em Portugal.

Com o nascimento de canais temáticos de conteúdos não nacionais criou-se a oportunidade para a criação de uma oferta segmentada que a SIC liderou com a criação da SIC Internacional, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher e SIC K. De igual modo, os restantes operadores apresentaram as suas ofertas, procurando definir espaços e conteúdos televisivos únicos e diferenciadores.

Comunicação

O principal objetivo da SIC é potenciar a notoriedade da Marca e dos programas, assegurando que estão no top of mind dos espectadores. Assegurar a relevância da Marca na vida das pessoas é fundamental, por isso a SIC utiliza um mix de comunicação “on air” diariamente e “off air”, de forma pontual, e de ferramentas de marketing de forma a potenciar a proximidade e inovação e fazer jus à assinatura “Estamos juntos” – uma proximidade ao público, seja ele constituído por espectadores, anunciantes ou seguidores nas redes sociais.

Vantagens competitivas

Uma forte aposta em programas de informação, entretenimento, documentários e programas de ficção, falados em português, aliada a uma estratégia de marketing de proximidade, conduziram a SIC a uma posição consolidada no mercado televisivo português.

Os vários prémios que a estação já recebeu ao longo dos seus 21 anos de existência confirmam isto mesmo.
Destaque para a “SIC Notícias”; o “Jornal da Noite”; a “Grande Reportagem”, o programa mais premiado de sempre da televisão portuguesa; “O Balneário”, documentário que recebeu o 1º prémio Ninfa de Ouro no Festival Internacional de Televisão de Montecarlo na categoria de Melhor Documentário; “Momentos de Mudança”, que ganhou o prémio de melhor programa de Informação 2012 pela SPA; o prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença 2012; o prémio Cáceres Monteiro 2012; o prémio de Melhor Telenovela, que premiou a novela “Laços de Sangue” na 39ª edição dos Emmys Internacionais, atribuídos pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos da América; entre muitos outros atribuídos, quer na área da Informação, quer na do Entretenimento.

Parceiros