SAPO
SAPO Logo

SAPO

2025 assinala os 30 anos do SAPO, marco notável para uma Marca que nasceu como um dos primeiros projetos digitais em Portugal, acompanhando a evolução da Internet no mundo. Preparado para liderar uma nova era digital, sem comprometer os seus valores fundacionais, o SAPO inicia agora uma nova fase com o lançamento de um rebranding, que reforça a sua relevância no universo digital e a proximidade com os seus utilizadores.

trivia block illustration

Sabia que?

O SAPO nasceu em 1995, pela mão de um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro, que colocou no ar o então Serviço de Apontadores Portugueses Online (SAPO). A partir da sua aquisição pela antiga PT, hoje MEO, o SAPO tornou-se um motor de inovação que, ao assumir um papel pioneiro na transição para a era digital, promoveu o acesso generalizado ao conhecimento.

Sabia que?

Em três décadas, o SAPO noticiou o país e o mundo em constante mudança: acompanhou três conclaves, quatro Presidentes da República e sete Primeiros-Ministros; assistiu ao fim do Escudo e ao nascimento do Euro; à entrada no novo milénio; aos alargamentos da União Europeia e ao Brexit.

Sabia que?

O SAPO destacou-se não só pela cobertura da atualidade, mas também pela inovação tecnológica e pela criação de produtos e serviços que fizeram e fazem parte do dia a dia das pessoas, como o SAPO ADSL, SAPO Mail, SAPO Jornais, Auto SAPO e SAPO Emprego.

Sabia que?

A Marca integra uma rede de mais de 150 parceiros nacionais, regionais e internacionais, garantindo diversidade e atualidade nos conteúdos apresentados aos seus utilizadores.

Sabia que?

O SAPO foi media partner dos 20 anos e das 10 edições do Rock in Rio Lisboa, bem como de eventos de grande notoriedade como o MEO Marés Vivas, MEO Kalorama, Cool Jazz, Jornada Mundial da Juventude e Web Summit em Lisboa.
brand avatar image
Luiza Galindo
Diretora de Marca e Comunicação
Visitar marca

Valores da marca

Hoje, o SAPO mantém-se como uma referência no panorama digital português, graças à sua capacidade de se reinventar sem perder a essência. Para antecipar a próxima geração de media digital, a Marca criou uma identidade visual e conceptual, alinhada com os desafios futuros do ecossistema digital. Este momento é não só uma celebração, como também um ponto de viragem na forma como o SAPO continuará a ligar os portugueses ao mundo.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Desde o seu nascimento que o SAPO tem surpreendido continuamente o mercado e os seus utilizadores, mantendo-se na linha da frente da inovação digital.

Em 2025, a Marca deu um passo marcante com um reposicionamento estratégico. A WYcreative foi a agência escolhida para trabalhar o “novo” SAPO. Foi a partir de uma reflexão estratégica profunda sobre o papel do SAPO na vida dos portugueses que nasceu uma nova identidade e uma nova assinatura, alicerçadas numa campanha multimeios de lançamento do novo portal e da nova aplicação SAPO, com o conceito “SAPO – Vê por ti”.

Com uma experiência digital totalmente nova e mobile first, o SAPO apresenta uma nova aplicação móvel, desenvolvida em linguagem nativa para iOS e Android, para uma performance de excelência.

Com recurso à inteligência artificial generativa, permite aceder, em formato story, aos resumos de todos os artigos e ao Resumo do Dia, para uma rápida consulta da atualidade, segundo a preferência de cada utilizador e no formato de consumo alinhado com as tendências mais atuais. Nesta nova app, é ainda possível ouvir as notícias ou os conteúdos da rede de parceiros SAPO, no carro – em Apple CarPlay ou Android Auto – com acesso integrado às capas de jornais para consulta logo à primeira hora da manhã.

Também o portal foi redesenhado de raiz, com uma nova organização, mais cuidada na usabilidade, mais simples e direta, estando o universo global de todas as temáticas agora centralizado em sapo.pt e ancorado em três grandes categorias principais: Notícias, Desporto e Cultura e Lifestyle. Na nova área “Vê por ti”, o SAPO oferece uma experiência mais próxima e útil, dirigida a quem visita a Marca várias vezes por dia.

Os conteúdos são potenciados por inteligência artificial e adaptados aos interesses de cada leitor.
No novo SAPO, a informação também se faz ouvir. A nova funcionalidade de conteúdo áudio (text-to-speech) transforma todos os artigos em experiências auditivas, permitindo que os leitores se mantenham informados onde quer que estejam.

O novo SAPO garante, com esta transformação, um acesso mais intuitivo e próximo a conteúdos de um ecossistema com mais de 150 parceiros de referência. A Marca reúne a diversidade temática e de insígnias num espaço digital único, sustentado pela matriz de fiabilidade que sempre a distinguiu.

SAPO

Mercado

O SAPO tem como missão estratégica desenvolver um ecossistema digital líder em Portugal, agregando parceiros e conteúdos de alta qualidade, para aumentar audiências e oferecer soluções de publicidade digital na sua rede e em plataformas relevantes.

Após um percurso de 30 anos, continua a afirmar-se como um dos sites portugueses mais visitados.
Atualmente, o SAPO reúne conteúdos de mais de 150 parceiros nacionais, regionais e internacionais, reforçando a sua posição como o maior agregador de conteúdos digitais em Portugal.

A atualidade, o desporto, a cultura e o lifestyle, as áreas editoriais mais valorizadas e seguidas, estão representadas no SAPO através de Marcas de elevada notoriedade no país.

Como parceiro de referência na comercialização de publicidade em Portugal, o SAPO mantém-se próximo das principais agências e Marcas, oferecendo formatos publicitários inovadores com impacto real.

O SAPO é uma sales house incontornável em Portugal, com mais de 100 ativos de media e acesso a plataformas globais.

O SAPO honra, hoje, a posição que alcançou, absolutamente consolidada, de maior player na agregação, produção e curadoria de conteúdos e ativos digitais em Portugal – um caso sem paralelo na Europa –, enraizado no mercado e em evolução contínua.

Comunicação

O SAPO continua a manter uma comunicação próxima, relevante e adaptada às exigências do futuro, posicionando-se como uma love brand.
No contexto da nova Marca, o SAPO está preparado para liderar a nova era digital, mantendo os valores que caracterizam as suas três décadas de existência: proximidade, credibilidade, dinamismo, inovação e confiança.

Vantagens competitivas

O SAPO posiciona-se como um dos sites mais visitados em Portugal, com mais de 120 milhões de page views por mês, provenientes de cerca de 16 milhões de sessões mensais e um universo de mais de 3 milhões de utilizadores por mês.

Na qualidade de sales house, regista 6 milhões de utilizadores únicos mensais e 2,5 mil milhões de impressões publicitárias por mês, afirmando-se pelo maior inventário digital premium em Portugal.

É o player de referência na agregação, produção e curadoria de conteúdos e ativos digitais, diferenciando-se pela diversidade e relevância dos projetos tecnológicos que integra, dos serviços e produtos que oferece e do ecossistema de parceiros que dinamiza.

Assente numa estratégia de crescimento e consolidação de uma Marca incontornável em Portugal, o SAPO é, para os utilizadores e para o mercado, um motor de criação de valor e de futuro.

Num movimento único na sua história, o SAPO renasce em 2025, depois de uma transformação multidisciplinar que se materializa numa proposta irreverente e inovadora de acesso a conteúdos, antecipando a próxima geração de media digital.

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners