Vantagens competitivas
A RTP e os seus profissionais e conteúdos foram distinguidos, em 2023, em prestigiados prémios. A RTP foi eleita uma das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal, a 12.ª, segundo o estudo independente Randstad Employer Brand Research 2023, liderando o ranking na categoria de media.
Os Separadores de canal da RTP2, de João Abel Manta, foram distinguidos nos M&P Prémios Design 2023, na categoria de Vídeo. O Programa da Antena1 “Pranchas e Balões” venceu os Prémios Vinheta d’ Ouro e foi eleito “Melhor criador de conteúdos de banda desenhada”.
A jornalista Margarida Metello venceu o Grande Prémio na 7.ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, do Clube de Jornalistas e APIFARMA, e a jornalista Paula Rebelo venceu o Prémio Carreira. A jornalista da Antena1, Rita Colaço, venceu o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social, na categoria de Audiovisual e Multimédia (Agência Nacional de Inovação). A série Motel Valkirias venceu o Prémio CIRCOM, na categoria de Entretenimento e Drama (Associação das Televisões Públicas Regionais Europeias).
O Programa Cautelar, de Filomena Cautela, venceu o Prémio Nacional de Educação e Cidadania Fiscal, na categoria de “Media” (Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira e pela Associação Law Academy). O Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”, na categoria de rádio (SPA), distinguiu a jornalista da Antena1, Celina Faria, e a reportagem “A Cor do Beijo”, e a jornalista da Antena2, Isabel Meira, e a reportagem “A fome. Na categoria de televisão (SPA), o prémio foi entregue ao jornalista Filipe Pinto e à reportagem “O sonho acaba aos 15”.
A jornalista Filipa Simas foi distinguida nos Prémios AMI – Jornalismo Contra a Indiferença, pela grande reportagem “Onde o tempo parou” (Assistência Médica Internacional). A jornalista Inês Moura Pinto e o magazine Biosfera, da RTP2, venceram o primeiro lugar na 6.ª edição do Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal, com a reportagem “Custo da Transição Energética: Energias Renováveis”. Também a jornalista Daniela Santiago vence aqui o terceiro prémio com a reportagem “Pastoreio contra incêndios – As vacas GPS”.
A RTP venceu ainda o prémio de melhor operador europeu do ano, dos prémios europeus Cartoon Forum Tributes, e a Informação da RTP foi eleita a mais confiável e credível pelos portugueses (estudo Digital News Report 2023, da Universidade de Oxford).