RFM
RFM Logo

RFM

A RFM assume, desde há muito, o papel de peça estruturante no panorama da rádio nacional. Com uma identidade inconfundível na música, cultura e entretenimento, aposta fortemente numa dinâmica que envolve equipas, parceiros e ouvintes. Tirando partido de uma simbiose perfeita entre antena, digital e a presença ao vivo, a RFM mostra, todos os dias, a importância de ser rádio junto das pessoas, onde quer que elas estejam.

trivia block illustration

Sabia que?

A RFM fez história com o Café da Manhã em direto a bordo de um C-295M da Força Aérea Portuguesa. Durante as quatro horas do Café da Manhã, esta aeronave sobrevoou Portugal inteiro. Dia 29 de maio de 2024 foi um dia único para a rádio em Portugal e uma emissão especial que muito orgulha a RFM.

Sabia que?

Em 2024, a RFM ofereceu o maior prémio de sempre no “Que Barulho é este, na RFM?”, o jogo que cola os ouvintes à rádio e testa os ouvidos mais apurados. Foram 54.670 € entregues pelo Paulo Fragoso que deixaram a emissão em êxtase.

Sabia que?

O Oceano Pacífico é o programa de rádio em Portugal que se manteve mais anos com o mesmo locutor ao microfone. João Chaves foi a voz do programa noturno durante 29 anos, sem interrupção.
brand avatar image
António Mendes
Diretor de Programação
Visitar marca

Valores da marca

A rádio das grandes músicas está comprometida com a criação de valor e a sua estratégia assenta em pilares fundamentais como a música, o humor ou a responsabilidade social.

Presente nos grandes momentos, com uma proposta diversa e orientada para proporcionar experiências únicas, a RFM orgulha-se de unir pessoas e emoções. Com os olhos postos no futuro e alinhada com as expectativas das audiências, a RFM cultiva um espaço de partilha fértil em programas amplamente acarinhados e que fazem parte da história da rádio, como o Oceano Pacífico que celebra 40 anos em 2024.

A isto juntam-se projetos relevantes e significativos, que associam outras grandes Marcas à RFM, em nome de causas mobilizadoras e atuais, com um propósito sempre presente de liderar caminhos de inovação que potenciam a mudança.

RFM

Produtos e desenvolvimentos futuros

A RFM faz-se representar por vozes e caras conhecidas do público, programas de autor e outros tantos que fazem companhia, entretêm e informam. Acima de tudo, existe um dever de proximidade para com todos os que ouvem e interagem de alguma forma com a RFM.

É a Marca do Café da Manhã, com a Joana Cruz, o Rodrigo Gomes e o Daniel Fontoura e que este ano recebeu um novo membro.

Ana Garcia Martins ou a Pipoca Mais Doce e a sua rubrica “Ninguém POD Comigo” arrancam gargalhadas logo pela manhã devido à perspicácia, humor e acutilância da criadora de conteúdos.

O 6PM, com o Pedro Fernandes e a Mariana Alvim acompanham as famílias portuguesas até casa entre desabafos, humor, jogos e muita música.

Para além dos programas mais energizantes, a RFM orgulha-se de ter no seu portefólio o mítico Oceano Pacífico, conhecido pela sonoridade única e as vozes de João Chaves, Marcos André e, atualmente, Ana Colaço.

Este ano, o Oceano Pacífico celebra 40 anos de uma estética sonora envolvente e singular e têm sido muitas as comemorações com os que ouvem, trabalham ou namoram ao som deste programa noturno.

Numa aliança fiel com o desporto, a RFM esteve nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris e demonstrou o seu apoio à equipa Portugal com a música “A minha Bandeira”.

A presença histórica no Estoril Open assim como o Trail RFM, que este ano ganhou duas novas provas, Braga e Montemor-o-Novo, consolidam o compromisso com o desporto e bem-estar. Também em linha com os valores e princípios da RFM, e devido ao sucesso da edição anterior, o “RFM Sem Olhar a Quem” regressa em setembro de 2024 para mais 28 horas de emissão contínua pela acessibilidade à cultura.

Em parceria com o Grupo Ageas Portugal e a Access Lab, a equipa da RFM vai estar à conversa com artistas e agentes da cultura que estão já a trilhar caminho para que cada vez mais pessoas com deficiência se sintam bem acolhidas e possam participar ativamente em eventos culturais.

Em nome próprio, a RFM assinou também um novo projeto – Prémios RFM, um festival de uma noite só, que juntou no Fórum Braga artistas, animadores e uma grande equipa para uma festa com os melhores ouvintes do mundo. Uma noite entre amigos e família, músicos portugueses, muita música, dança, energia e emoção.

Mercado

A rádio tem-se adaptado e reformulado no desafiante ambiente da comunicação global e a RFM tem sabido tirar proveito de tendências e caminhos ditados pelas mudanças nos hábitos de consumo.

Com um investimento importante nos podcasting, videocasting e Metaverso, a RFM desbrava terreno no panorama radiofónico, demonstrando a importância de aliar à antena um ecossistema de conteúdos diversificado e relevante, que não só confere robustez à oferta da Marca, como assegura um acompanhamento contínuo por parte do público.

Paralelamente, e da forma a que já habituou os entusiastas da música ao vivo, a RFM está presente no Rock in Rio, no Festival Sudoeste, no Festival O Sol da Caparica, nas Festas do Mar, entre outros. Com um propósito explícito, a RFM estreita relações com os artistas, aproximando-os de quem mais os acarinha, enquanto abre espaço para o crescimento e valorização da música portuguesa e internacional.

A RFM dá ainda nome a um dos principais eventos de música eletrónica em Portugal, o RFM Somnii. É com orgulho e responsabilidade que a Marca exerce, desde há muito, o papel de rádio oficial destes grandes eventos.

Esta trajetória acaba por se refletir em números: no ouvido de mais de três milhões de portugueses, a RFM tem crescido no seu alvo em AAV e lidera os sites das rádios musicais de acordo com o Ranking Netaudience.

Comunicação

No início do verão, o Grupo Renascença Multimédia arrancou com uma campanha multimeios para divulgação de uma nova iniciativa, o Grandioso Jogo da Mala, que
promete premiar os ouvintes das três rádios do grupo e, como tal, os da RFM. São vários os milhares de euros que a RFM tem semanalmente para oferecer e que têm permitido concretizar os sonhos de muitos portugueses.

“Ouve com atenção e ganha um dinheirão” é o
mote que percorre a antena, o digital, campanha
em televisão e um formato OOH.

RFM

Vantagens competitivas

Com uma longa trajetória na história da rádio
em Portugal, a RFM tem assumido, desde
o início, o privilégio de premiar os seus ouvintes
com as grandes músicas, os melhores prémios
e grandes experiências. Como são os melhores
ouvintes do mundo, estes têm sabido retribuir
reconhecendo o mérito da sua rádio tantas vezes
celebrado. Em 2024, a RFM voltou a ser eleita,
pela 12.a vez consecutiva, uma Superbrand, uma
Marca de Excelência em Portugal.

RFM

Parceiros