Produtos e desenvolvimentos futuros
A Renault continua a reforçar o seu compromisso com a mobilidade elétrica através de uma nova geração de modelos que combinam inovação, eficiência e um forte apelo emocional.
De entre os diversos modelos lançados, destaque para o Renault Scenic E-Tech elétrico, que foi eleito Carro do Ano Europeu em 2024, e para o Renault 5 E-Tech elétrico, que conquistou também aquele que é o mais prestigiado prémio da indústria automóvel em 2025.
Com o 5 E-Tech elétrico, a Renault iniciou um ciclo de produto que aposta nos seus modelos de maior sucesso e familiaridade da história, totalmente reinventados e adaptados à realidade de hoje, tornando-os também num ícone do presente. Depois do 5 E-Tech elétrico, a Renault apresentou recentemente o Renault 4 E-Tech.
Este modelo representa a reinterpretação elétrica e moderna do clássico Renault 4, posicionando-se como um crossover elétrico compacto (segmento B), com forte componente emocional (retro-chique) e tecnologia contemporânea. O estilo mistura elementos de design retro do Renault 4 original com proporções modernas de crossover: faróis LED redondos, grelha retro iluminada, e uma capacidade de manter uma identidade visual nostálgica sem comprometer a aerodinâmica ou a segurança.
Opcionalmente, o modelo apresenta um teto de lona retrátil (plein sud), em homenagem ao modelo original, ou um teto fixo com barras de tejadilho. O Renault 4 E-Tech está disponível em duas motorizações principais – 120 ou 150 cavalos –, com dois níveis de bateria: 40 kWh ou 52 kWh, para autonomias de 308 ou 410 quilómetros, respetivamente, e pode recuperar de 15% a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.
Todas as suas versões incluem, de série, sistemas de carregamento bidirecional com funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), permitindo alimentar dispositivos externos a partir da bateria do automóvel. Os materiais sustentáveis marcam também presença nos interiores do modelo, nomeadamente nas portas, no tecido do forro do tejadilho e nos tapetes do habitáculo e da bagageira. Nos níveis de equipamento Techno e Iconic, até 100% do tecido dos bancos é fabricado com fibras recicladas de garrafas de plástico.
Ainda no decurso de 2025, será revelado ao público um novo modelo, o Twingo E-Tech elétrico, uma reinterpretação do modelo original que promete agitar o mercado.