Produtos e desenvolvimentos futuros
Um minucioso estudo de música deu à nova RENASCENÇA uma “playlist” cuidada, estruturada e alinhada com os interesses do seu público-alvo, a que se alia uma Informação isenta, atenta e livre, amplamente reconhecida, na sua qualidade, por pares e consumidores. A RENASCENÇA apresenta-se, em 2023, como Música para ouvir e Informação para decidir, mas é muito mais do que este binómio.
A RENASCENÇA está diferente, disruptiva e renovada. E nesta nova postura assumem-se como centrais e estratégicos programas como “As Três da Manhã” com Ana Galvão, Joana Marques, Inês Lopes Gonçalves, o programa da manhã que mais envolvimento tem gerado entre consumidores, parceiros, artistas e Marcas. Não há quem não fale e não partilhe amplamente o “Extremamente Desagradável” (o podcast mais ouvido em Portugal) ou o “Desculpa mas vais ter de Perguntar”. Também o T3 da RENASCENÇA com Renato Duarte, Filipa Galrão e Daniel Leitão leva os portugueses num regresso a casa cheio de música, desafios, espaços de humor como “Seja o que Deus quiser” e Informação com o jornalista Miguel Coelho e opinião de Henrique Monteiro, João César das Neves e Rui Miguel Tovar.
Aliando inovação com “know-how” a RENASCENÇA volta à música e recupera o programa de autor, com Paulino Coelho, que apresenta o seu Hotel Califórnia, com muita música dos anos 79, 80 e 90 e muitas histórias de bandas icónicas.
Com atenção aos ritmos e mudanças sociais, a RENASCENÇA alterou, pela primeira vez na sua história, o horário de transmissão do Terço, por reconhecer que a hora do regresso a casa deixou de ser uma hora de calma e tempo, transferindo-o para as 20h30.
Reconhecendo também a importância da representação equitativa do país e dando voz à responsabilidade social, a RENASCENÇA foi para a rua com a ação Três por todos, por todo o lado. As Três da Manhã da RENASCENÇA percorreram 15 cidades, em 3 dias de emissões, numa maratona de 40 horas de rádio ao vivo. Um projeto solidário da RENASCENÇA com a Fundação Ageas.
O papel do desporto na sociedade é outra das frentes de atenção da RENASCENÇA bem patente nas conferências Bola Branca que tem realizado. Uma reflexão que coloca o desporto num outro nível de discussão em Portugal.
Todo este novo posicionamento é demonstrativo da capacidade de inovação e rejuvenescimento da RENASCENÇA, a que Marcelo Rebelo de Sousa aludiu aquando da atribuição à Rádio da Ordem da Instrução Pública, na comemoração dos seus 85 anos, “a RENASCENÇA há 85 anos que anda a contribuir para a formação dos portugueses”.