PURINA
A PURINA acredita que cuidar é um superpoder e que cada gesto de atenção, nutrição ou adoção enriquece a vida dos animais de companhia e dos seus tutores. Baseada em ciência e guiada pelos seus compromissos para com os animais, as pessoas e o planeta, a PURINA trabalha diariamente para alimentar relações de confiança – porque nem todos os super-heróis usam capa e os verdadeiros heróis escolhem cuidar.
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Valores da marca
A PURINA acredita que, quando pessoas e animais de companhia estão juntos, a vida torna-se mais rica. Os super-heróis da vida real não usam capa e têm, muitas vezes, quatro patas e corações puros. A PURINA, movida pela paixão e guiada pela ciência e investigação, desenvolve nutrição de excelência para que cães e gatos vivam vidas mais saudáveis e felizes. A nutrição está no centro de tudo o que a PURINA faz, mas não é tudo o que faz, atuando também com impacto social e ambiental – com foco nos animais, pessoas e planeta, a PURINA apoia projetos para promover a regeneração da terra e dos oceanos, promove a adoção responsável e a ligação única entre animais e pessoas.
Produtos e desenvolvimentos futuros
O foco da PURINA na ciência por detrás da nutrição dos animais de companhia, e como esta pode desempenhar um papel importante na sua saúde, estende-se há quase um século, com avanços que redefiniram os padrões da indústria. Uma nutrição de qualidade, cientificamente comprovada, é essencial para garantir uma vida longa e saudável a cães e gatos e, por isso, a PURINA coloca a investigação científica no centro da sua atuação, procurando sempre soluções nutricionalmente mais avançadas. As equipas de I&D da PURINA trabalham diariamente para criar soluções nutricionais avançadas, ajustadas à idade e estilo de vida de cada cão ou gato, bem como a condições específicas de saúde. Esta abordagem permite-lhe oferecer alimentos com benefícios reais e comprovados – imunidade, digestão e saúde da pele, entre outros. Para além do lançamento de novos produtos, a PURINA procura inovar continuamente ao nível das suas fórmulas, assegurando a origem responsável dos ingredientes e promovendo práticas de agricultura regenerativa na produção dos cereais e das proteínas vegetais utilizadas nos seus alimentos. Com esse objetivo, estabeleceu a meta de que, até 2030, 50% das proteínas de origem vegetal dos seus produtos sejam obtidas através destes métodos, contribuindo para reverter a tendência de degradação da saúde do solo e para reduzir as suas emissões gerais de carbono.
Mercado
Portugal é, cada vez mais, um país de pet lovers: 55% dos lares têm pelo menos um animal de companhia, o que representa cerca de 1,8 milhões de cães e 2 milhões de gatos (fonte: GfK.Track: PETs2, 2024).
A alimentação para animais de companhia tem registado um crescimento expressivo, tornando-se progressivamente mais relevante no portefólio de categorias do grupo e no universo dos Produtos de Grande Consumo (FMCG). Em 2019, a categoria Pet Food ocupava o 12.º lugar no ranking FMCG; em 2024, ascendeu à 7.ª posição (fonte: Nielsen).
Verifica-se um aumento consistente dos gastos mensais com animais de companhia, representando já até 20% do orçamento familiar, dos quais 60% são dedicados à alimentação. Esta evolução é impulsionada por duas grandes tendências: o fortalecimento da ligação emocional com os animais – 83% dos tutores consideram-nos membros da família – e uma crescente preocupação com a saúde e o bem-estar animal. A PURINA lidera e inova neste cenário.
Em 2024, foi o fabricante que mais contribuiu para o crescimento da categoria (+10%), consolidando a liderança com 35% de quota de mercado (fonte: Nielsen 2024).
Comunicação
A nutrição está no centro do que a PURINA faz, mas não é tudo o que faz ou comunica. A Marca é pioneira em nutrição animal há mais de 130 anos, oferecendo produtos saborosos com os mais altos padrões de qualidade e segurança.
Para além da investigação contínua, acompanha todas as fases da vida de cães e gatos, reforçando a ligação entre tutores e animais. Mas a PURINA ambiciona ir mais longe, assumindo compromissos que norteiam a sua ação: inovar a nutrição e origem dos ingredientes através de práticas regenerativas; promover a adoção responsável de animais de companhia; ajudar e educar adultos e crianças tutores; ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar de pessoas em situações vulneráveis; trabalhar para um futuro sem desperdício; e apoiar a regeneração dos ecossistemas do solo e dos oceanos.
Estes compromissos da Marca visam garantir nutrição e cuidados de excelência, dentro dos limites do planeta, e contribuem para uma sociedade mais pet-friendly – porque a PURINA acredita que “Juntos Estamos Melhor”.
Vantagens competitivas
O foco da PURINA na ciência por detrás da nutrição animal e do seu impacto na saúde prolonga-se há mais de um século, com avanços que redefiniram os padrões da indústria de Petcare.
Líder em nutrição, tem demonstrado como uma nutrição adequada pode prolongar a vida saudável de cães e gatos. Com uma equipa de 500 nutricionistas, cientistas, médicos veterinários e especialistas em comportamento, continua a elevar a fasquia para que os animais vivam mais tempo e com mais qualidade.
Embora a nutrição seja central, o compromisso da PURINA vai mais longe. Em Portugal, cerca de 40 mil cães e gatos são abandonados todos os anos, e mais de 1 milhão aguardam uma casa. Ciente das dificuldades enfrentadas pelas associações, a PURINA doa anualmente 40 toneladas de alimentação à Animalife e à MadPanda, apoiando mais de 67 mil animais e quase 600 famílias.
A relação próxima com estes parceiros e o papel pioneiro na educação dos tutores – com iniciativas como o PetSchool, presente na KidZania – reforçam o seu reconhecimento público e a sua reputação de compromisso com a comunidade. Em Portugal, a PURINA patrocina, ainda, organizações como a Kokua e a Ânimas, que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade através de terapia assistida com cães.
Mais do que alimentar, a PURINA nutre e cuida com confiança dos animais, das pessoas e do planeta, e essa é a base que faz dela uma verdadeira Superbrand.