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A Purina acredita que quando as pessoas e os animais de companhia estão juntos, a vida torna-se mais rica. Por esse motivo, está empenhada em melhorar a vida dos animais de companhia e das pessoas que os amam, através da nutrição e de cuidados de alta qualidade. Durante 130 anos, a Purina tem sido uma das empresas pioneiras no desbloqueio do poder da nutrição, fornecendo alimentos saborosos para cães e gatos, feitos com os mais elevados padrões de qualidade e segurança.

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Sabia que?

A Purina, em parceria com a Dogamí, lançou a Purina Dogasnax, a primeira ração virtual para cães virtuais no principal jogo Web3 para dispositivos móveis. No jogo Dogamí Academy, os jogadores treinam e competem com os seus cães virtuais, podendo usar os snacks Purina Dogasnax para melhorar o desempenho dos seus Dogamí.

Sabia que?

A Purina Dogasnax é o começo da jornada da Marca no espaço virtual para animais de companhia, com potencial de ampliar o seu compromisso em enriquecer a vida dos animais de companhia e dos seus tutores, tanto reais como virtuais.
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Ana Silva
Marketing Manager
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Valores da marca

Com o propósito de criar vidas mais ricas para os animais de companhia e para as pessoas que os amam, para além de todo o trabalho de investigação e desenvolvimento ao nível da nutrição animal, a Marca fornece suporte ao longo de toda a vida dos cães e dos gatos, reforçando ainda mais a ligação única entre tutores e animais de companhia.

Mas a Marca quer ir mais longe e criar um impacto real na sociedade, pelo que definiu um conjunto de compromissos responsáveis pela forma como se posiciona enquanto empresa e como age, agora e no futuro: inovar a nutrição e origem dos ingredientes através de práticas regenerativas; promover a adoção responsável de animais de companhia; ajudar e educar adultos e crianças tutores; ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar de pessoas em situações vulneráveis; trabalhar para um futuro sem desperdício; e apoiar a regeneração dos ecossistemas do solo e dos oceanos. Estes compromissos da Purina foram concebidos com o objetivo de garantir que a empresa continua a fornecer nutrição e cuidados de alta qualidade aos animais de companhia, com a ambição de operar dentro dos limites planetários e abordar temáticas chave que impactam a sociedade, contribuindo ativamente para uma sociedade cada vez mais pet-friendly.

Assim, a Marca promove a presença de animais no trabalho, através do projeto Purina Pets At Work; divulga locais onde os animais são bem-vindos, através da plataforma petswelcome.pt; e promove programas de educação de futuros tutores, através da Purina Petschool. Estas são algumas das estratégias da Marca para a promoção de uma sociedade mais amiga dos animais, onde “Juntos Estamos Melhor!”.

Produtos e desenvolvimentos futuros

O lançamento de novos produtos é resultado de um forte investimento em investigação e desenvolvimento, procurando sempre soluções nutricionalmente mais avançadas e focadas na saúde, bem-estar e longevidade de cães e gatos.

Além de lançar novidades ao nível de texturas e sabores em alimentos húmidos GOURMET e FELIX para continuar a deliciar os gatos, bem como fórmulas Purina ONE sem cereais para cães e para gatos de forma a responder à procura de novas opções alimentares, a Purina lançou também uma gama de suplementos nutricionais sob a Marca PRO PLAN.

Os consumidores estão mais alerta para as questões da sustentabilidade no geral, e no que diz respeito aos animais de companhia não é exceção. No segundo semestre de 2023, a Purina relançou a gama de alimentos secos para gato Purina ONE DualNature que está a reduzir emissões para um amanhã melhor.

A redução da pegada de carbono é feita através de alterações das receitas, embalagens e logística. Para além de lançar novos produtos, a Purina continua a inovar nas suas fórmulas, assegurando o fornecimento responsável de ingredientes e apoiando práticas de agricultura regenerativa para cereais e proteínas vegetais. Até 2025, 20% dessas proteínas serão provenientes de métodos regenerativos, aumentando para 50% até 2030, com o objetivo de melhorar a saúde do solo e reduzir as emissões de carbono.

A Marca deseja ainda contribuir para um futuro sem desperdício, comprometendo-se a tornar 100% das suas embalagens recicláveis. Até 2025, espera que mais de 95% o sejam e que o uso de plásticos virgens seja reduzido em um terço. Até 2030 novas soluções de circularidade de ingredientes serão integradas no seu portefólio de produtos.

Mercado

Em Portugal, estima-se que 45% dos lares tenham animais de companhia, totalizando cerca de 2 milhões de cães e 1,6 milhões de gatos (Estudo GFK 2023).

Os tutores valorizam cada vez mais a ligação emocional com os seus pets, considerando-os membros da família ou amigos, o que aumenta a preocupação com a alimentação, saúde e conforto.

O mercado de alimentação para animais de companhia está em rápida expansão, com a categoria de Pet Food a crescer mais de 10% em 2023, passando do 12.o para o 7.o lugar no ranking de produtos de grande consumo (fonte: Nielsen).

Esse crescimento deve-se ao aumento da população animal e à procura por alimentos de melhor qualidade e adaptados às necessidades específicas dos pets. A Purina acredita que a área de Saúde e Alta Nutrição continuará a desenvolver-se dentro da categoria, ganhando cada vez mais relevância; a alimentação húmida e os snacks continuarão a aumentar os níveis de penetração e frequência de consumo.

Em 2023, a alimentação para gatos representou 55% do mercado, em comparação com 45% para cães. A Purina destacou-se como líder de mercado, com um crescimento de 11% e uma quota de 38% (Fonte: Nielsen INA ano móvel semana 52, 2023).

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Comunicação

Agora, mais do que nunca, as pessoas procuram Marcas com propósito, que procuram causar um impacto positivo no mundo.

A Purina tem um propósito claro: criar vidas mais ricas para os animais de companhia e para as pessoas que os amam. Os Compromissos Purina mostram como a Marca gera valor partilhado para os animais, para as pessoas e para o planeta, refletindo-se na campanha “Purina Cuidamos Aqui e Aqui”, que destaca iniciativas além da nutrição, como o apoio a organizações que promovem a relação entre pessoas e animais, ajudando a melhorar a vida de quem está em situações vulneráveis.

Em Portugal, colabora com a Kokua, que promove o bem-estar de pessoas com diversidade funcional ou psicológica através de Cães de Ajuda Social, e com a Pata de Açúcar, que treina cães resgatados como Cães de Alerta Médico para ajudar pessoas com diabetes.

A Purina também promove a adoção responsável em parceria com associações, como a Animalife em Portugal, acreditando que todos os animais merecem uma família e bons cuidados.

Além disso, fabrica produtos com menos impacto ambiental e apoia projetos de regeneração dos solos e dos ecossistemas oceânicos. A nutrição de qualidade está no centro do que a Purina faz, mas vai além disso.

Quando alguém escolhe a nutrição Purina, não está apenas a encher um comedouro, está a contribuir para que a Marca cumpra o seu compromisso de fazer mais pelos animais de companhia, pelas pessoas que os amam, pelas comunidades em que vivem e pelo planeta que todos partilhamos.

O conceito #JuntosEstamosMelhor está sempre presente na comunicação da Marca, acompanhado por imagens de interação e partilha entre pessoas e animais de companhia.

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Vantagens competitivas

O portefólio de Marcas da Purina influencia milhões de vidas, todos os dias, oferecendo uma ampla gama de soluções nutricionais que permite que todos os cães e gatos tenham acesso a uma nutrição completa e equilibrada.

Deste portefólio fazem parte Marcas fortes e valorizadas pelos consumidores, como Pro Plan, Purina One, Gourmet, Felix, Friskies, Dentalife, Adventuros, Dog Chow e Cat Chow. A paixão da Purina pelos animais de companhia e pelas pessoas que os amam impulsiona o seu compromisso de se tornar a empresa europeia de cuidados de animais de companhia de maior confiança, e com um impacto positivo na vida dos animais de companhia, das pessoas e do planeta.

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