PÚBLICO
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O primeiro número do PÚBLICO conheceu a luz do dia a 5 de março de 1990. E com ele nasceu um jornal diário de grande informação, em sintonia com o processo de mudanças tecnológicas e de civilização no espaço público contemporâneo. Um jornal que se inscreve numa tradição europeia de jornalismo exigente e de qualidade, recusando o sensacionalismo e a exploração mercantil da matéria informativa, e apostando numa informação diversificada, abrangendo os mais variados campos de atividade e correspondendo às motivações e interesses de um público plural.

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Sabia que?

O PÚBLICO é o único jornal generalista, de âmbito nacional que não aderiu ao Acordo Ortográfico.

Sabia que?

Em cerca de 10 anos, o PÚBLICO vendeu mais de 30 milhões de publicações em banca (livros, DVDs e CDs).

Sabia que?

Em setembro de 1989, o PÚBLICO instala-se na quinta do Lambert, em Lisboa, e na Rua Nossa Senhora de Fátima, no Porto. Nasce, assim, a primeira Redação portuguesa totalmente informatizada.

Sabia que?

A primeira edição do PÚBLICO saiu no dia 5 de março de 1990.

Sabia que?

O PÚBLICO foi galardoado com o prémio European Newspaper of The Year 2014.
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Miguel Nóbrega
Diretor de Marketing do Público
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Valores da Marca

O PÚBLICO orienta-se por critérios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política e económica.

O Jornal considera, desde a sua fundação, que a existência de uma opinião pública informada, ativa e interveniente, é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta, que não fixa fronteiras regionais, nacionais e culturais aos movimentos de comunicação e opinião.

O PÚBLICO é responsável apenas perante os leitores e com eles estabeleceu um compromisso assente numa relação rigorosa e transparente, autónoma do poder político e independente de poderes particulares.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Em 1995, o PÚBLICO lançou a primeira edição “online” e foi, a seguir, pioneiro em todas as plataformas: Internet, “mobile” e “tablet”. O universo de produtos e serviços do PÚBLICO é extenso, quer em edições impressas, quer em versões digitais: o 1.o Caderno (que mantém os leitores atualizados com Portugal e com o mundo); o Ípsilon (a referência cultural em termos jornalísticos); a revista Fugas (que surpreende e seduz pelos seus conteúdos em que a “evasão” está sempre presente); a revista 2 (que dá ao leitor o outro lado da atualidade); o Inimigo Público (uma sátira à sociedade, aos acontecimentos atuais e à classe política); o P3 (que trata tudo por tu, incluindo os seus utilizadores); o Cinecartaz (todos os filmes e todas as salas de cinema); Life & Style (tendências que melhoram os estilos de vida); e o Guia do Lazer (o roteiro completo de cultura e lazer). Inovar sempre foi uma das orientações do PÚBLICO.

E foi isso que levou o PÚBLICO a promover a extensão de Marca, materializada na prestação de serviços de Publishing e na venda de produtos de diferentes temáticas, sempre valorizados pelos seus leitores. O cunho de qualidade e referência editorial, constituindo-se como uma recomendação aos seus leitores e utilizadores, bem como a sua reputação junto do mercado empresarial, levou o PÚBLICO a investir em novas formas de envolvimento com outras Marcas, através de parcerias, na organização de eventos e conferências.

Em 2011, foi criado o PÚBLICO MAIS, com o objetivo de desenvolver um jornalismo de excelência e fazer trabalhos que, sendo essenciais para o conhecimento, estão a desaparecer dos jornais.

O PÚBLICO MAIS tem como missão dar aos leitores melhores conteúdos jornalísticos, em especial nas áreas em que o PÚBLICO se destaca e é líder: Grande Reportagem, Cultura, Ciência / Ambiente e Multimédia / Tecnologia. No final de 2013, o PÚBLICO lançou a “paywall” e desde aí triplicou o número de assinantes: uma prova inequívoca de que o compromisso de investir no melhor jornalismo assegura a lealdade de uma larga faixa de leitores e utilizadores que, por sua vez, têm acesso privilegiado e único a conteúdos, produtos e serviços, sentindo-se gratificados por isso.

Em tempos de disrupção na indústria das publicações, esta estratégia provou ser a acertada e reveladora da qualidade do jornalismo do PÚBLICO na era digital. Reforçando a sua estratégia de expansão e internacionalização iniciada em 2013, em 2014 o PÚBLICO passou a ter uma edição “online” especial para o Brasil e lançou a edição brasileira do Ípsilon em parceria com a Livraria Cultura de São Paulo.

Mercado

Num mercado cada vez mais competitivo, em que o acesso à informação não tem precedentes e está em contínua evolução, o PÚBLICO foi considerado, pelo quarto ano consecutivo, a Escolha do Consumidor na categoria de Jornais Diários, liderando os atributos Qualidade de Informação, Credibilidade / Seriedade / Rigor / Isenção / Objetividade e Independência, Desenvolvimento de Notícias e Qualidade da Escrita.

Esse reconhecimento e preferência traduz-se em 1 milhão de leitores e utilizadores em Portugal. Sendo lido no estrangeiro, especialmente por portugueses residentes no Reino Unido, Brasil, Alemanha, EUA, França e Angola, a estratégia de internacionalização, com a aposta forte no Brasil, fez com que o PÚBLICO chegasse a um universo de 50 milhões de leitores e utilizadores.

Comunicação

Pioneiro na forma de comunicar com os seus leitores e utilizadores, e tendo no seu ADN a vertente inovação, o PÚBLICO sempre teve a preocupação de estabelecer uma relação direta e próxima com os seus leitores e utilizadores, procurando conhecer e compreender as suas necessidades, expectativas e comportamentos.

Esse é o modelo que norteia a comunicação e que motiva o PÚBLICO no sentido da excelência, na criação de soluções em todas as plataformas, que permitam facilitar o acesso à informação, quer em termos de conteúdos, quer no que diz respeito a produtos e serviços disponibilizados para empresas e para a sociedade em geral.

A prova está no reconhecimento nacional e internacional, ano após ano, de um jornal com o melhor “design” e qualidade de escrita.

Vantagens competitivas

Para o PÚBLICO, a leitura e a utilização, quer se trate da versão impressa ou da versão digital, devem ser sempre experiências gratificantes. Considerado como uma referência em matéria de informação, o PÚBLICO tem sido reconhecido quer nacional, quer internacionalmente.

Os prémios atribuídos ao longo dos seus 25 anos atestam esse reconhecimento por parte dos seus leitores, dos seus pares e de júris nacionais e internacionais. E foram mais de 200 no total, entre categorias tão distintas como Escolha do Consumidor, Jornalismo, Comunicação, Design, Fotografia, Ilustração e Infografia.

Em 2014, e concorrendo com 194 jornais de 27 países diferentes, o PÚBLICO foi reconhecido como European Newspaper of The Year, tendo-lhe sido atribuído o “European Newspaper Award for exemplary newspaper design Nationwide Newspaper, online and crossmedia”.

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