Produtos e desenvolvimentos futuros
Em 1995, o PÚBLICO lançou a primeira edição “online” e foi, a seguir, pioneiro em todas as plataformas: Internet, “mobile” e “tablet”. O universo de produtos e serviços do PÚBLICO é extenso, quer em edições impressas, quer em versões digitais: o 1.o Caderno (que mantém os leitores atualizados com Portugal e com o mundo); o Ípsilon (a referência cultural em termos jornalísticos); a revista Fugas (que surpreende e seduz pelos seus conteúdos em que a “evasão” está sempre presente); a revista 2 (que dá ao leitor o outro lado da atualidade); o Inimigo Público (uma sátira à sociedade, aos acontecimentos atuais e à classe política); o P3 (que trata tudo por tu, incluindo os seus utilizadores); o Cinecartaz (todos os filmes e todas as salas de cinema); Life & Style (tendências que melhoram os estilos de vida); e o Guia do Lazer (o roteiro completo de cultura e lazer). Inovar sempre foi uma das orientações do PÚBLICO.
E foi isso que levou o PÚBLICO a promover a extensão de Marca, materializada na prestação de serviços de Publishing e na venda de produtos de diferentes temáticas, sempre valorizados pelos seus leitores. O cunho de qualidade e referência editorial, constituindo-se como uma recomendação aos seus leitores e utilizadores, bem como a sua reputação junto do mercado empresarial, levou o PÚBLICO a investir em novas formas de envolvimento com outras Marcas, através de parcerias, na organização de eventos e conferências.
Em 2011, foi criado o PÚBLICO MAIS, com o objetivo de desenvolver um jornalismo de excelência e fazer trabalhos que, sendo essenciais para o conhecimento, estão a desaparecer dos jornais.
O PÚBLICO MAIS tem como missão dar aos leitores melhores conteúdos jornalísticos, em especial nas áreas em que o PÚBLICO se destaca e é líder: Grande Reportagem, Cultura, Ciência / Ambiente e Multimédia / Tecnologia. No final de 2013, o PÚBLICO lançou a “paywall” e desde aí triplicou o número de assinantes: uma prova inequívoca de que o compromisso de investir no melhor jornalismo assegura a lealdade de uma larga faixa de leitores e utilizadores que, por sua vez, têm acesso privilegiado e único a conteúdos, produtos e serviços, sentindo-se gratificados por isso.
Em tempos de disrupção na indústria das publicações, esta estratégia provou ser a acertada e reveladora da qualidade do jornalismo do PÚBLICO na era digital. Reforçando a sua estratégia de expansão e internacionalização iniciada em 2013, em 2014 o PÚBLICO passou a ter uma edição “online” especial para o Brasil e lançou a edição brasileira do Ípsilon em parceria com a Livraria Cultura de São Paulo.