PRIO
PRIO Logo

PRIO

A energética portuguesa PRIO surgiu há 18 anos. Atualmente, emprega cerca de 1200 pessoas, conta com mais de 250 postos de abastecimento de norte a sul do país e foi pioneira na mobilidade elétrica em Portugal. Com o seu Complexo PRIO Novas Energias em Ílhavo tornou-se a produtora de biocombustíveis de referência no país, focada em assumir a dianteira da transição energética acessível em Portugal.

trivia block illustration

Sabia que?

A PRIO é a principal referência no sector de biocombustíveis em Portugal, com uma capacidade anual de converter 90 mil toneladas de resíduos em fontes de energia mais sustentáveis. O biocombustível é incorporado nos combustíveis diesel da PRIO, reduzindo significativamente as emissões de carbono.

Sabia que?

O processo de produção de biocombustíveis PRIO inclui uma crescente poupança de água, evitando a poluição de uma quantidade de água equivalente ao consumo de 200 milhões de pessoas.

Sabia que?

A PRIO aposta numa economia circular, integrando o uso de energias renováveis, como a solar, tanto no seu Complexo Novas Energias quanto nos seus postos de abastecimento de combustíveis.
brand avatar image
Ana Pinho
Diretora de Marketing
Visitar marca

Valores da marca

A PRIO conta com um mote simples que tem guiado a sua atuação: “Energia para mudar”. Enquanto energética, a PRIO tem como valores centrais a Sustentabilidade, a Inovação e a Proximidade com os seus consumidores.

Desde a sua fundação, a PRIO tem-se posicionado como uma Marca que fornece não apenas soluções energéticas, mas que procura fazê-lo de forma consciente e responsável, promovendo a transição energética em prol de uma economia mais verde.

O foco na eficiência e na demanda constante para entregar o melhor produto ao melhor preço, são características distintivas que fazem com que a Marca procure, através da inovação e desenvolvimento tecnológico, entregar novas e melhores soluções energéticas que permitam que cada vez mais consumidores possam contribuir, já no presente, para a descarbonização dos sectores dos transportes e da mobilidade.

Enquanto empresa, a PRIO está comprometida com valores de transparência, inclusão e responsabilidade social e ambiental, e procura no seu dia a dia criar impacto positivo, promovendo soluções mais ecológicas que não comprometam a prosperidade económica.

PRIO

Produtos e desenvolvimentos futuros

A PRIO oferece uma gama diversificada de produtos, conta com um portfólio que inclui combustíveis tradicionais, soluções de mobilidade elétrica e combustíveis com diferentes níveis de incorporação de biocombustíveis, que refletem a procura contínua da Marca em encontrar soluções inovadoras que contribuam para a descarbonização da mobilidade.

Entre os produtos destacados estão o ECO Diesel, um combustível eficiente que contém 15% de energia renovável e que está disponível para todos os consumidores. No segmento de frotas, tem soluções de diferentes níveis de incorporação de energias renováveis, incluindo o Zero Diesel, sem combustíveis fósseis.

A PRIO produz (HVO e B100) também para o segmento marítimo um combustível com pelo menos 15% de incorporação (ECO Bunkers), tem uma vasta rede de postos de carregamento elétricos e tem estado envolvida em projetos inovadores, como o Beato Biobus, em parceria com a Carris, que consiste na implementação de autocarros movidos a biocombustível produzido a partir de óleos alimentares usados, recolhidos na área do Beato, em Lisboa, com o apoio da comunidade escolar local.

A Marca continua a expandir a sua rede de postos de abastecimento e carregamento elétrico e tem investido continuamente no aumento de capacidade de produção do seu Complexo Novas Energias, em Ílhavo, procurando fazê-lo, além de outros, através de uma aposta crescente na poupança de água e energia, e na economia circular.

PRIO

Mercado

A PRIO insere-se no sector da energia e combustíveis, com foco no fornecimento de soluções energéticas para o sector da mobilidade.

Em Portugal, o mercado de combustíveis tem evoluído significativamente, especialmente devido à crescente adoção de mobilidade elétrica e à procura por combustíveis que tenham menor impacto ambiental. É neste eixo que a PRIO se situa, procurando investir no desenvolvimento de novas soluções energéticas, mais eficazes e ecológicas.

Num sector histórico, com Marcas já implantadas no mercado nacional décadas antes do nascimento da PRIO, esta aposta na sustentabilidade e na inovação tem contribuído para aumentar a visibilidade da Marca num mercado competitivo e com consumidores cada vez mais conscientes, informados e exigentes, relativamente a boas práticas ambientais. Enquanto maior empresa do distrito de Aveiro, onde tem a sua sede, a PRIO mantém uma aposta clara no “know-how” e talentos nacionais, contribuindo para a economia através da criação de empregos e de fortalecimento de um sector – o da mobilidade – essencial para a economia e orientado para o futuro.

PRIO

Comunicação

A comunicação da PRIO é centrada em valores de sustentabilidade, inovação e transparência, bem como de proximidade com o consumidor. Enquanto Marca jovem num sector tradicionalmente mais conservador, a PRIO tem pautado a sua comunicação por uma abordagem descontraída, pouco “cinzenta” e capaz de combinar humor e responsabilidade. A PRIO aposta numa comunicação omnicanal diversificada, investindo em diferentes formatos e ações de campanha que fomentam a visibilidade da Marca.

A PRIO recorre a plataformas tradicionais, como televisão, rádio e outdoors, combinando-as com uma aposta forte no digital e em ações que levam o mote “Energia para mudar” a territórios diversificados, do surf à música, apostando tanto em talentos nacionais emergentes como consolidados para fortalecer a sua notoriedade junto de diferentes públicos.

A PRIO é ativa em ações de responsabilidade social corporativa, como o projeto PRIO Softboard Heroes e o projeto ECOWaste, que promove junto da sociedade a recolha de óleos alimentares usados. É também promotora do Campeonato de Portugal de Novas Energias, onde apoia a transição para energias renováveis no desporto automóvel.

PRIO

Vantagens competitivas

A Marca é pioneira na mobilidade elétrica e na produção de biocombustível em Portugal e foi uma das primeiras a apostar na recolha de óleos alimentares usados para a produção de biocombustíveis, um exemplo concreto de economia circular.

A inovação e sustentabilidade são parte essencial do seu ADN e integram a principal missão da Marca desde a sua conceção: procurar assegurar a melhor solução energética possível a um preço competitivo. Isso é algo particularmente notório no sucesso do ECO Diesel, lançado em 2023, e que é já uma solução de combustível consolidada e acessível a todos.

Embora pioneira na mobilidade elétrica e na produção de biocombustíveis, a PRIO acredita que só um portfólio diferenciado, que fomente o chamado mix energético, permitirá colocar no mercado cada vez mais soluções, ajustadas ao atual parque automóvel do país e que permitam que cada vez mais pessoas possam dar o seu contributo para a descarbonização. Com isso em mente, trabalha diariamente para liderar a transição energética acessível que o país necessita e que os desafios ambientais da nossa era exigem.

PRIO

Parceiros