PRIO
PRIO Logo

PRIO

A PRIO surgiu há 19 anos. Atualmente, emprega cerca de 1500 pessoas, conta com mais de 250 postos de abastecimento de Norte a Sul do país, foi pioneira na mobilidade elétrica em Portugal e com o seu Complexo de Novas Energias, no Porto de Aveiro, tornou-se a maior produtora nacional de biocombustíveis, focada em assumir a dianteira da transição energética acessível em Portugal.

trivia block illustration

Sabia que?

O biocombustível é incorporado na fórmula dos combustíveis diesel da PRIO, contribuindo para uma redução significativa das emissões de carbono.

Sabia que?

Com a incorporação de biocombustível e a respetiva poupança de água no processo produtivo, a PRIO evita a poluição de um volume de água equivalente ao consumo de 200 milhões de pessoas.

Sabia que?

A produção de combustíveis da PRIO é uma aposta clara na economia circular, que, além do biocombustível, inclui o uso de energias renováveis como a solar, tanto no Complexo de Novas Energias como nos seus Postos de Abastecimento.
brand avatar image
Miguel Rangel
Diretor de Conveniência e Marketing
Visitar marca

Valores da marca

Enquanto energética, a PRIO tem como valores centrais a sustentabilidade, a inovação, a proximidade e a transparência com os seus consumidores. Desde a sua fundação, a PRIO tem-se posicionado como uma Marca que fornece não apenas soluções energéticas, mas que procura fazê-lo de forma consciente e responsável, promovendo a transição energética acessível a todos em prol de uma economia mais verde.

O foco na eficiência e na procura constante por entregar o melhor produto ao melhor preço, são características distintivas que fazem com que a Marca procure, através da inovação e desenvolvimento tecnológico, entregar novas e melhores soluções energéticas para a descarbonização dos sectores dos transportes e da mobilidade.

Enquanto empresa, a PRIO está comprometida com valores de transparência, inclusão e responsabilidade social e ambiental, e procura no seu dia a dia criar impacto positivo, promovendo soluções mais ecológicas que não comprometam a prosperidade económica.

PRIO

Produtos e desenvolvimentos futuros

A PRIO oferece uma gama diversificada de produtos, conta com um portefólio que inclui combustíveis tradicionais, combustíveis 100% renováveis, soluções de mobilidade elétrica e biocombustíveis com diferentes níveis de incorporação que refletem a procura contínua da Marca em encontrar soluções inovadoras que contribuam para a descarbonização da mobilidade.

Entre os produtos destacados estão o ECO Diesel, um combustível eficiente que contém 15% de energia renovável e que está disponível para todos os consumidores. No segmento de frotas, tem soluções de diferentes níveis de incorporação de energias renováveis, incluindo o ZERO Diesel B100 e HVO, 100% renováveis e sem incorporação de combustíveis fósseis. A PRIO produz também para o segmento marítimo um combustível com pelo menos 15% de incorporação (o ECO Bunkers), uma vasta rede de pontos de carregamento elétricos e tem estado envolvida em projetos inovadores, como o Beato Biobus, em parceria com a Carris, que consiste na implementação de autocarros movidos a biocombustível produzido a partir de óleos alimentares usados, recolhidos na área do Beato, em Lisboa, com o apoio da comunidade escolar local.

A Marca continua a expandir a sua rede de postos de abastecimento e de carregamento elétrico e tem investido continuamente no aumento de capacidade de produção do seu Complexo de Novas Energias, no Porto de Aveiro, procurando fazê-lo, além de outros, através de uma aposta crescente na poupança de água e energia, e na economia circular.

PRIO

Mercado

A PRIO insere-se no sector da energia e combustíveis, com foco no fornecimento de soluções energéticas para o sector da mobilidade. Em Portugal, o mercado de combustíveis tem vindo a evoluir significativamente, especialmente devido à crescente adoção de mobilidade elétrica e à procura por combustíveis que tenham menor impacto ambiental. É neste eixo que a PRIO se situa, procurando investir no desenvolvimento de novas soluções energéticas, mais eficazes, ecológicas e acessíveis.

Num sector histórico, com Marcas já implantadas no mercado nacional décadas antes do nascimento da PRIO, a sua aposta na sustentabilidade e na inovação tem contribuído para aumentar a visibilidade da Marca num mercado competitivo e com consumidores cada vez mais conscientes, informados e exigentes. Enquanto maior empresa do distrito de Aveiro, onde tem a sua sede, a PRIO mantém uma aposta clara no know-how e talentos nacionais, contribuindo para a economia através da criação de empregos e de fortalecimento do sector da mobilidade, essencial para a economia e orientado para o futuro.

PRIO

Comunicação

A comunicação da PRIO é centrada em valores de sustentabilidade, inovação, transparência e poupança, bem como de proximidade ao consumidor. Enquanto Marca jovem num sector tradicionalmente mais conservador, a PRIO tem pautado a sua comunicação por uma abordagem descontraída, capaz de combinar humor e a responsabilidade.

A PRIO aposta numa comunicação omnicanal e diversificada, investindo em diferentes formatos e ações de campanha que fomentam a visibilidade da Marca. A PRIO recorre a plataformas tradicionais, como televisão, rádio e outdoors, combinando-as com uma aposta forte no digital e em ações que levam a Marca a territórios diversificados, do surf à música, apostando tanto em talentos nacionais emergentes como consolidados para fortalecer a sua notoriedade junto de diferentes públicos.

A PRIO está comprometida com a responsabilidade social corporativa através do projeto Softboard Heroes, um evento solidário que alia surf e inclusão; do Ecowaste, que promove a recolha de óleos alimentares usados e a consciencialização ambiental; e como promotora do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, uma competição de automobilismo 100% elétrico centrada na transição para energias renováveis.

Vantagens competitivas

A Marca é pioneira na mobilidade elétrica e na produção de biocombustível em Portugal e foi uma das primeiras a apostar na recolha de óleos alimentares usados para a produção de biocombustíveis, um exemplo concreto de economia circular.

A inovação e sustentabilidade são parte essencial do seu ADN e são parte integrante naquele que é o principal atributo da Marca desde a sua conceção: assegurar a melhor solução energética possível a um preço competitivo, algo particularmente notório no sucesso do ECO Diesel, lançado em 2023 e já uma solução de combustível consolidada e acessível a todos.

Sendo pioneira na mobilidade elétrica e na produção de biocombustíveis, a PRIO acredita que só um portefólio diferenciado, que fomente o chamado mix energético, permitirá colocar no mercado cada vez mais soluções, ajustadas ao atual parque automóvel do país. É com isto em mente que trabalha ativamente, todos os dias, para assumir um papel de dianteira na transição energética acessível de que o país precisa e que os desafios ambientais do nosso tempo exigem.

A PRIO é uma referência no sector dos biocombustíveis em Portugal, com uma capacidade anual de conversão de 90 mil toneladas de resíduos em fontes de energia mais sustentáveis.

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners