PESTANA HOTEL GROUP
O PESTANA HOTEL GROUP é actualmente o maior grupo multinacional de origem portuguesa no sector do Turismo, está presente em 15 países, detém mais de 10.500 quartos sob gestão directa, conta com uma equipa global de 7.000 profissionais e é eleito por mais de 3 milhões de Clientes/ano.
Sabia que?
• Além da Hotelaria, o PESTANA HOTEL GROUP opera em mais oito áreas de negócio: Golfe, Casinos, Imobiliário Turístico, Aviação, Distribuição Turística, Timesharing, Indústria e Serviços.
Sabia que?
• O Presidente do PESTANA HOTEL GROUP foi considerado o melhor "Empreendedor do ano 2011", pela consultora Ernst & Young e foi nomeado Personalidade do Ano 2016 pela AHRESP.
Sabia que?
• De acordo com a revista norte-americana "Hotels", o PESTANA HOTEL GROUP ocupa a 125.ª posição do top 300 das empresas hoteleiras mundiais e está no 26.º lugar no "ranking" do European Hotel Survey, da revista "Hotel Management International".
Valores da marca
Tudo começou em 1972, na Madeira. Passadas mais de quatro décadas de sucesso, Dionísio Pestana, dono e Presidente do PESTANA HOTEL GROUP, conduziu o grupo rumo à sua atual dimensão internacional através do foco na hotelaria – o core business e primeira paixão –, diversificando para outros sectores. Contrariamente a outros grupos hoteleiros que apenas gerem Marcas e contratos de gestão, o PESTANA HOTEL GROUP é proprietário dos seus hotéis e investimentos, avaliados em
1.1 mil milhões de euros.
A fórmula testada tem sido consistente ao longo da evolução do grupo: a escolha das melhores localizações para os seus hotéis e o seu Staff centrado em maximizar a experiência humana, conseguindo proporcionar a cada hóspede os melhores momentos das suas vidas. Entre 4 e 5 estrelas, todos os hotéis Pestana partilham os mesmos elevados padrões de qualidade, serviços de excelência e foco na formação aos colaboradores.
Os maiores argumentos das suas unidades hoteleiras são os destinos urbanos e cosmopolitas, as autênticas viagens no tempo pela história ou os resorts e praias que convidam ao descanso total a dois ou em família. O reconhecimento do público e os resultados apresentados, ao longo de mais de 40 anos de atividade, revelam que estes argumentos são a melhor prova da excelência do PESTANA HOTEL GROUP.
O respeito pelos princípios do desenvolvimento sustentável é uma das prioridades estratégicas do PHG que se materializa no programa Planet Guest. Sustentado no seu claim de sustentabilidade – ‘Somos apenas hóspedes do Planeta’, o grupo assume-se como um agente responsável pela melhoria das comunidades onde atua. Na área ambiental, por exemplo, os seus compromissos passam pela preservação dos recursos, através da redução de consumos mas também pela inovação, com o desenvolvimento de produtos perfeitamente adaptados ao ambiente e ao mercado, como é o caso do Pestana Tróia Eco-Resort & Residences. No campo social destacam-se os seus projetos regulares, como o programa “Obrigado Por Ajudar”, coparticipado pelos hóspedes em que o PHG dobra todas as doações de 1€ e o apoio anual a várias Instituições locais de solidariedade social. O grupo também pauta as suas ações por respostas diretas aos acontecimentos que provocam alterações drásticas das condições de vida das comunidades. Por outro lado, recuperar e preservar a história e a cultura continuam igualmente a ser prioridades do PHG, principalmente através da sua Marca Pousadas de Portugal.
A contínua aposta na segurança, na inovação e na qualidade dos serviços, que envolve todos os colaboradores, clientes e comunidades, tem permitido ao PESTANA HOTEL GROUP alcançar excelentes resultados no que respeita às taxas de ocupação e, inclusivamente, aumentar continuamente o número de clientes e de room-nights comercializadas a cada ano.
Produtos e desenvolvimentos futuros
Em 2018, o PHG internacionaliza a sua Marca de luxo, Pestana Collection Hotels, com a abertura de mais um hotel numa capital europeia. O Pestana Amsterdam Riverside, em Amesterdão, vai começar a receber os seus hóspedes a partir de janeiro de 2018.
A Marca mais recente do PESTANA HOTEL GROUP – o Pestana CR7 Lifestyle Hotels – tem como objetivo oferecer ao mercado e aos clientes da hotelaria mundial, uma proposta de valor focada nas novas tendências da geração millenial. Com esta Marca, o PHG fez uma joint venture inicial de 75 milhões de euros, com um dos melhores jogadores de futebol do mundo e considerada uma das mais valiosas Marcas desportivas – o CR7. Neste campeonato, estão já em jogo os hotéis de Lisboa e do Funchal e, brevemente, os de Madrid e Nova Iorque.
A evolução do PESTANA HOTEL GROUP tem sido pautada por um rápido crescimento, graças à sustentabilidade dos seus investimentos. É com esta base sólida que o PHG tem afirmado o seu posicionamento, apostando numa forte expansão nacional e internacional, com novos hotéis em destinos icónicos. Todos os projetos em curso levarão o PESTANA HOTEL GROUP a alcançar, em gestão direta, cerca de 13.000 quartos até 2019.
O grupo gere, para além das propriedades hoteleiras, seis campos de golfe, dois casinos, três empreendimentos de imobiliário turístico e mais de uma dezena de empreendimentos Vacation Club. Na indústria e nos serviços, o grupo de Dionísio Pestana participa na Sociedade de Desenvolvimento da Madeira – gestora do Centro Internacional de Negócios da Madeira – e na Empresa de Cervejas da Madeira.
Mercado
A cadeia hoteleira, liderada por Dionísio Pestana, lançou um novo plano de ação para crescer de forma sustentada os seus resultados operacionais, investindo na conquista assertiva de mais clientes no mercado internacional. Além do investimento no território nacional, o Chief Executive Officer do PESTANA HOTEL GROUP, José Theotónio, garante que um dos objetivos da empresa é fazer com que, entre 2015 e 2018, os clientes estrangeiros tenham um peso de 75%, face aos atuais 70%.
Comunicação
Em 2015, o PESTANA HOTEL GROUP assumiu uma nova imagem e uma nova comunicação. A sua nova identidade gráfica incorpora, simultaneamente, a letra “P” de Pestana e o símbolo da Pausa – uma pausa no tempo que os hóspedes fazem nas suas vidas quando visitam os hotéis Pestana. Inspirado pela ideia de que o tempo é escasso e por isso o bem mais precioso das pessoas, o PHG assume a mensagem “The Time of Your Life”. Com este rebranding, clarifica–se a oferta e uniformizam-se as submarcas do grupo, em associação ao bem-sucedido nome Pestana: Pestana Hotels & Resorts, Pestana Pousadas de Portugal, Pestana Collection Hotels e, a mais recente, Pestana CR7 Lifestyle Hotels.
Vantagens competitivas
O PESTANA HOTEL GROUP é reconhecido internacionalmente pela indústria hoteleira e pelos seus parceiros. Os seus hotéis são anualmente auditados e reconhecidos por diversas instituições: World Travel Awards, Zoover, Travelife, TripAdvisor, Thomas Cook, Tui, Jet2 e a Green Key, entre outras. Além de recomendadas pela Casa Real Portuguesa, várias unidades da Marca Pestana Pousadas de Portugal foram distinguidas com o selo de qualidade do consórcio Small Luxury Hotels of The World e Condé Nast Johansens. Da mesma forma, duas unidades Pestana Collection Hotels foram reconhecidas pela The Leading Hotels of the World e outras duas pela Preferred Hotels.
A total racionalidade nos investimentos feitos e a gestão diária do negócio, alicerçada nos ensinamentos acumulados ao longo de quatro décadas, conferem ao PESTANA HOTEL GROUP uma vantagem competitiva incomparável nos seus índices de sustentabilidade futura.