Tudo começou em 1972, na Madeira. Passadas mais de quatro décadas de sucesso, Dionísio Pestana, dono e Presidente do PESTANA HOTEL GROUP, conduziu o grupo rumo à sua atual dimensão internacional através do foco na hotelaria – o core business e primeira paixão –, diversificando para outros sectores.
Contrariamente a outros grupos hoteleiros que apenas gerem Marcas e contratos de gestão, o PESTANA HOTEL GROUP é proprietário dos seus hotéis e investimentos, avaliados em 1.1 mil milhões de euros.
A fórmula testada tem sido consistente ao longo da evolução do grupo: a escolha das melhores localizações para os seus hotéis e o seu Staff centrado em maximizar a experiência humana, conseguindo proporcionar a cada hóspede os melhores momentos das suas vidas. Entre 4 e 5 estrelas, todos os hotéis Pestana partilham os mesmos elevados padrões de qualidade, serviços de excelência e foco na formação aos colaboradores.
Os maiores argumentos das suas unidades hoteleiras são os destinos urbanos e cosmopolitas, as autênticas viagens no tempo pela história ou os resorts e praias que convidam ao descanso total a dois ou em família.
O reconhecimento do público e os resultados apresentados, ao longo de mais de 40 anos de atividade, revelam que estes argumentos são a melhor prova da excelência do PESTANA HOTEL GROUP.
O respeito pelos princípios do desenvolvimento sustentável é uma das prioridades estratégicas do PHG que se materializa no programa Planet Guest. Sustentado no seu claim de sustentabilidade – ‘Somos apenas hóspedes do Planeta’, o grupo assume-se como um agente responsável pela melhoria das comunidades onde atua.
Na área ambiental, por exemplo, os seus compromissos passam pela preservação dos recursos, através da redução de consumos mas também pela inovação, com o desenvolvimento de produtos perfeitamente adaptados ao ambiente e ao mercado, como é o caso do Pestana Tróia Eco-Resort & Residences.
No campo social destacam-se os seus projetos regulares, como o programa “Obrigado Por Ajudar”, coparticipado pelos hóspedes em que o PHG dobra todas as doações de 1€ e o apoio anual a várias Instituições locais de solidariedade social.
O grupo também pauta as suas ações por respostas diretas aos acontecimentos que provocam alterações drásticas das condições de vida das comunidades. Por outro lado, recuperar e preservar a história e a cultura continuam igualmente a ser prioridades do PHG, principalmente através da sua Marca Pousadas de Portugal.
A contínua aposta na segurança, na inovação e na qualidade dos serviços, que envolve todos os colaboradores, clientes e comunidades, tem permitido ao PESTANA HOTEL GROUP alcançar excelentes resultados no que respeita às taxas de ocupação e, inclusivamente, aumentar continuamente o número de clientes e de room-nights comercializadas a cada ano.