ÁGUA DAS PEDRAS
ÁGUA DAS PEDRAS Logo

ÁGUA DAS PEDRAS

Em Portugal, PEDRAS é sinónimo de água com gás, sendo a referência absoluta no mercado. Com 145 anos de história, PEDRAS é uma água rara com gás 100% natural e uma composição única, totalmente criada pela natureza. A Naturalidade é o mote da Marca, qualidade esta que também torna PEDRAS Sabores única no mercado. Beber PEDRAS é uma experiência verdadeiramente surpreendente.

trivia block illustration

Sabia que?

PEDRAS inicia o seu ciclo de vida, na vila de Pedras Salgadas (Trás-os-Montes), a milhares de metros de profundidade. A água percorre lentamente as camadas subterrâneas que a filtram, purificam e enriquecem com sais minerais. A formação desta água rara pode durar - da chuva ao copo – mais de 100 anos.

Sabia que?

A Água das Pedras não é uma água comum. Apenas 0,5% das águas em todo o mundo têm gás 100% natural, ou seja, nascem da natureza já com o seu gás.

Sabia que?

PEDRAS tem uma história com mais de 145 anos.

Sabia que?

PEDRAS é vendida em 25 países dos cinco continentes.
Maria Estarreja
Diretora de Patrocínios, Águas, Sidras e Outras Categorias Unicer, SA
Patrícia Lima
Brand Manager Pedras
Francisco Rodrigues
Técnica Superior Gestão de Marca
Visitar marca

Valores da marca

Com uma longa história e tradição, PEDRAS, tem sabido inovar e acompanhar a satisfação das necessidades dos consumidores, mantendo-se atual e dinâmica, mas acima de tudo, muito fiel ao seu valor nuclear: a naturalidade.
PEDRAS é uma Água Mineral Natural Gasocarbónica, que nasce já com gás 100% natural e uma composição única, no Nordeste de Portugal. A sua essência reside na sua fórmula rara cujo segredo é apenas conhecido pela natureza, o que faz dela a água com gás preferida dos portugueses.

Valoriza a autenticidade e aposta na honestidade da relação com o consumidor, o que leva a Marca a ser entendida como positiva, transparente e transgeracional.
Do mesmo modo que PEDRAS ganha forma quando a Natureza deixa o seu melhor vir ao de cima, também convida todas as pessoas a deixar o melhor de cada uma vir ao de cima: acompanha a vida e pretende estimular o melhor de cada um.

Produtos e desenvolvimentos futuros

PEDRAS é uma água mineral gasocarbónica com uma composição única e constante. Pedras Sabores divide-se em dois produtos distintos, mas com muito em comum: Pedras Limão e Pedras Framboesa & Ginseng. Diferentes no paladar, partilham características de relevo: são as únicas águas do segmento com ingredientes 100% naturais.

Acompanhando as tendências do mercado PEDRAS é a água de momentos de bem-estar e lazer. Acompanhando o café ou uma refeição gourmet, é uma água com gás 100% natural e a preferida dos portugueses.
Bebida internacional e reconhecida além fronteiras, é exportada para diversos pontos do globo. PEDRAS é distribuída nos cinco continentes, encontrando-se presente em mais de vinte e cinco países. A aposta nas embalagens PET, veio também reforçar este objetivo, uma vez que permite o consumo “on-the-go”, reforçando o posicionamento como uma gama de águas indicada para as mais diversas ocasiões de consumo.

A internacionalização faz parte da agenda estratégica da Marca, alicerçada em parcerias para a distribuição exclusiva da Marca. Estas parcerias permitem alargar a distribuição numérica para novos territórios.

Mercado

O mercado de água engarrafada em Portugal é superior a 1.000 milhões de litros, encontrando-se repartido desta forma: 94% para o segmento das águas lisas; 5% para o das águas com gás; e 1% para o das águas com gás com sabor. O segmento das águas com gás é atualmente um mercado maduro, com crescimentos significativos nos últimos dois anos. PEDRAS é, há muitos anos, a referência do mercado de águas com gás em Portugal. A sua quota de mercado tem vindo a aumentar consecutivamente. Neste momento, em cada duas águas com gás consumidas, uma é PEDRAS.

Comunicação

PEDRAS reforça a relação emocional com os Portugueses. Os consumidores ao adquirirem um determinado produto ou serviço, adquirem sobretudo parte dos valores e sensações que percecionam de uma Marca. A identidade emocional é, hoje, cada vez mais importante quando falamos em vendas e fidelização. PEDRAS lançou recentemente um manifesto que procura dar resposta a esta tendência. “Deixa o Melhor de ti vir ao de cima” é o conceito criativo da mais recente comunicação de PEDRAS, que reforça a relação emocional com os consumidores.

O manifesto inspira-se na natureza desta água, que emerge do fundo da terra e chega à mesa dos portugueses com características únicas e gás 100% natural. Pela sua origem, PEDRAS assume a missão de apelar às pessoas para irem ao fundo de si próprias e trazerem ao de cima o melhor nas várias vertentes da sua vida: no trabalho, na família, no desporto e em diversas situações do quotidiano.

A linguagem do manifesto é inspiradora e motivacional: “A Natureza deu-nos uma grande missão, chegar ao centro da terra e ao fundo de cada pessoa e trazer de lá o melhor de cada uma. Deixar o explorador explorar, o criador criar, o líder liderar, o pai criar, o ganhador ganhar”.

A Marca procura motivar inspiração e empenho para os desafios da vida, contribuindo para o equilíbrio e o bem-estar de cada um. PEDRAS cria laços emotivos com os portugueses, levando-os a optar cada vez mais pela naturalidade e frescura do produto nos vários momentos do dia a dia.

Vantagens competitivas

PEDRAS é a principal Marca de água com gás em Portugal. A sua longa história de sucesso no nosso país conferiu-lhe o estatuto de Marca que representa a própria categoria. Em casa ou nos mais diversos estabelecimentos, a genérica expressão “água com gás” é substituída frequentemente por “Água das Pedras”.
Os seus índices de notoriedade são dos mais altos, não havendo praticamente um único português que não conheça a Marca.

Em boa verdade, PEDRAS lidera todos os índices de experimentação, consumo, notoriedade, recomendação e preferência. Para o reconhecimento de PEDRAS ao longo dos tempos muito contribuíram os numerosos galardões que foi recolhendo em certames internacionais. Desde o Diploma de Mérito da Exposição Universal de Viena em 1873, passando por exposições internacionais subsequentes, como as de Filadélfia, Paris, Londres, Rio de Janeiro e Barcelona, culminando com a primeira medalha de ouro do Monde Selection em 1988.

Em 2004, PEDRAS conquista a Grande Medalha de Ouro do concurso Monde Selection e, desde então foi reconhecida com um total de 25 galardões máximos.
Nos anos mais recentes, PEDRAS conquistou ainda o Superior Taste Award (consecutivamente entre 2009 e 2014) e o Crystal Taste Award (entre 2013 e 2016) atribuídos pelo International Taste & Quality Institute.

Parceiros