ORIFLAME
Fundada em 1967, a Oriflame é hoje uma empresa internacional de venda direta de cosméticos que atua em mais de 60 países e que, só em Portugal, conta com cerca de 40 mil Assessores de Beleza. A Oriflame tem como missão “Realizar Sonhos” e a sua promessa de Marca, “Os Seus Sonhos, a Nossa InspiraçãoTM”, está profundamente enraizada na herança da companhia.
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Sabia que?
Valores da marca
A oferta integrada de beleza e a oportunidade de negócio é o que faz da Oriflame uma Marca única. Não se trata apenas de produtos de beleza ou venda direta, mas da combinação de produtos únicos, criados na Suécia, que combinam o melhor da natureza, ciência e tendências, com a possibilidade dos seus Assessores ganharem dinheiro hoje e realizarem os seus sonhos amanhã.
Em Portugal, e no resto do mundo, são os valores da Oriflame – União, Espírito e Paixão – os elementos que cimentam e unificam uma empresa constituída por empreendedores com padrões de conhecimento e culturais tão diversos. São estes os pilares da Oriflame e é através deles que a Marca trabalha diariamente para levar a sua missão cada vez mais longe.
Produtos e desenvolvimentos futuros
Com quase 50 anos de experiência, cerca de 160 Cientistas, mais de 30 patentes, Centros de Pesquisa e Desenvolvimento altamente especializados e um “Skin Research Institute” na sede da Marca, a Oriflame procura diariamente novas soluções e tecnologias, indo ao encontro das necessidades de Clientes e Assessores, nunca descurando o respeito pela natureza ao formular os seus produtos com ingredientes naturais provenientes de fontes sustentáveis.
A estratégia a longo prazo da Marca passa por um maior foco nos Cuidados do Rosto, Maquilhagem e Wellness, construindo uma estrutura de portefólio baseada em Marcas-chave.
Em 2014, o maior lançamento da história da Oriflame foi a Marca de maquilhagem The ONE, uma linha que segue as mais recentes tendências. A Oriflame apresentou esta submarca pela primeira vez na Semana da Moda 2014, em Estocolmo.
No final de 2014 destacam-se dois grandes lançamentos: nos cuidados do rosto, o lançamento da submarca True Perfection, uma gama que oferece cuidados para uma pele perfeita e que tem como foco o segmento-chave dos 25 aos 35 anos; na maquilhagem, o lançamento de um batom cujo tom foi desenvolvido no “Skin Research Institute” da Marca pela respetiva embaixadora em Portugal – Rita Pereira.
Mercado
A Oriflame está presente em mais de 60 países, com cerca de 3.5 milhões de Assessores de Beleza em todo o mundo e com um número de vendas anuais que ronda os €1,4 biliões, estando cotada na bolsa Nasdaq OMX Stockholm. Tem uma posição de liderança em muitos mercados da CIS e da Eastern Europe, ocupando uma posição cada vez mais relevante em mercados-chave atualmente em crescimento.
Em Portugal, a Marca é líder de mercado de venda direta no segmento de Beleza e Cuidados Pessoais há vários anos (fonte: Euromonitor).
O seu vasto portefólio de produtos é comercializado por catálogo, através de uma força de vendas de cerca de 40 mil Assessores, oferecendo, assim, a oportunidade da criação de negócio próprio e disponibilizando os meios necessários para que o Assessor consiga cumprir os seus objetivos e alcançar os seus sonhos.
Comunicação
Desde 2013 que a Oriflame definiu globalmente uma nova promessa de Marca, procurando inspirar-se nos sonhos dos seus Assessores e Clientes – “Os Seus Sonhos – A Nossa InspiraçãoTM”.
A estratégia de comunicação delineada em 2014 para o mercado nacional incidiu claramente num esforço de aproximação da Marca ao consumidor português, aumentando a afinidade e a notoriedade espontânea da Oriflame. Esses objetivos foram atingidos e ultrapassados, segundo confirmam os dados do “tracking” que faz regularmente com a empresa Millward Brown (crescimento de 26% em Afinidade e de 27% em Notoriedade Espontânea).
Para a implementação desta estratégia, a Oriflame voltou a apostar numa Embaixadora da Marca em Portugal – a atriz Rita Pereira. Esta parceria tem-se focado essencialmente em ações na plataforma online com posts de recomendação de produtos no Facebook da embaixadora, passando pela representação de Portugal na Semana da Moda em Estocolmo, onde a atriz teve a oportunidade de conhecer o “Skin Research Institute” da Marca e criar um verniz e batom com a sua cor preferida.
Foi ainda capa de dois catálogos da Marca, associando-se a vários produtos com dicas especiais; protagonizou tutoriais personalizados e marcou presença em variados eventos da Marca.
Seguindo a mesma estratégia, a Oriflame esteve presente como patrocinadora oficial de maquilhagem do Rock in Rio 2014. Aqui, o seu espaço na Rock Street, repleto de glamour e animação, impactou cerca de 350 mil Consumidores. Já em outubro de 2014, a Oriflame iniciou uma ação de Brand Content na novela Jardins Proibidos, da TVI, em que uma das personagens é uma Assessora Oriflame, representando uma realidade vivida por muitos Assessores em Portugal. Fortalece-se, assim, a proximidade da Oriflame com os seus Consumidores e Assessores.
Uma das principais apostas da Oriflame é o online, onde tem uma forte presença. A Marca comunica regularmente através de campanhas digitais e nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, cuja página oficial em Portugal conta já com mais de 100 mil fãs.
No site da Marca é possível consultar e adquirir todos os produtos Oriflame, sendo que 90% de todas as encomendas são colocadas através desta plataforma.
Sendo uma empresa de Venda Direta, o Catálogo é, e será sempre, o veículo de comunicação mais importante da Oriflame e nele incidiram vários melhoramentos ao longo deste ano, com base nos “insights” recolhidos em vários estudos de mercado em Portugal: maior destaque do produto, maior número de dicas e recomendações, bem como otimização da experiência de compra.
Vantagens competitivas
O sucesso da Oriflame até à data deve-se à inquestionável qualidade dos seus produtos e ao seu modelo de negócio de venda direta. Para os Clientes é uma forma divertida, conveniente e fiável de compra, feita a uma pessoa amiga, através de um formato personalizado por recomendação, com tempo para testar amostras e obter conselhos personalizados.
Para o Assessor, é um meio de compra com preços acessíveis e descontos exclusivos, ou, indo mais além, uma oportunidade de carreira profissional.
A Oriflame pertence à Associação de Venda Direta, uma organização que representa esta indústria, e tem ainda um envolvimento social e ambiental que reflete o respeito pelas pessoas, natureza e animais.
Cofundadora da World Childhood Foundation, a Oriflame apoia causas de solidariedade em todo o mundo – em Portugal, durante 2014, apoiou instituições como as Aldeias SOS, Make a Wish, CERCIOEIRAS, entre outras, envolvendo Assessores e funcionários neste trabalho de solidariedade.