Comunicação
A estratégia da Marca passa por transmitir os principais valores e atributos dos seus produtos na forma e conteúdo da comunicação, optando por meios e formatos inovadores de elevado impacto, que permitam criar uma ligação entre a Marca e o consumidor.
O lançamento do OPEL Corsa – um modelo que representa cerca de um terço das vendas da Marca em Portugal – é um bom exemplo dessa estratégia. Em janeiro de 2015, num mercado em recuperação mas onde a competição pelos lugares cimeiros é bastante feroz, a OPEL opta por realçar os atributos competitivos do novo modelo, melhorar o nível de notoriedade e reforçar o carácter tecnológico e inovador da Marca.
Em parceria com a sua agência de meios Carat, que detém uma ferramenta exclusiva de estudo do consumidor – o CCS (Consumer Centric Study), foi desenvolvida uma análise intensiva sobre o consumidor com o objetivo de conhecer o seu estilo de vida, os seus padrões de consumo e, principalmente, a sua atitude perante a compra de um novo automóvel.
As conclusões retiradas desta análise permitiram definir a estratégia de comunicação e perceber quais os meios e ações mais relevantes para este alvo.
Para além da campanha multimédia, destinada a gerar notoriedade para o novo modelo, a OPEL desenvolveu algumas ações especiais, como uma integração na telenovela “Mar Salgado” que registou resultados muito positivos, sobretudo a nível de interesse e intenção de compra.
Dado que o consumidor Corsa, como a maior parte dos consumidores atualmente, são altamente digitais, a Marca desenvolveu uma estratégia que permite contactar eficazmente com o alvo em diversos momentos, compreendendo Search, Display, Online Video e Social Media.