OPEL
OPEL Logo

OPEL

A Marca OPEL tem 153 anos de História, com um percurso industrial que é uma das referências absolutas da Alemanha. Fabricante automóvel de grande volume de produção, conquistou, desde há décadas, lugar destacado entre as cinco maiores Marcas de automóveis no mercado europeu. Tecnologia avançada tornada acessível, “design” inspirador, engenharia de precisão, fiabilidade e eficiência são valores que a OPEL traduz em produtos que cativam um número crescente de clientes.

trivia block illustration

Sabia que?

A capacidade de inovar e a motivação de ir sempre mais além deixou múltiplos registos da OPEL na História do Automóvel. Em 1928, por exemplo, Fritz von Opel bate um recorde absoluto de velocidade, ao alcançar 238 km/h ao volante do protótipo OPEL RAK2.

Sabia que?

Em 1990, a OPEL foi a primeira Marca europeia a incluir o catalisador no equipamento de série de todos os seus modelos, do Corsa ao Omega.

Sabia que?

Nesse ano chegou também ao mercado o modelo que, à época, era o automóvel de produção mais aerodinâmico de sempre: o OPEL Calibra.

Sabia que?

A OPEL continua a destacar-se por tornar a alta tecnologia acessível. Em 2015, à 11.ª geração de modelos familiares compactos Kaddet/Astra, com mais de 24 milhões de automóveis vendidos nesse segmento, a OPEL lança uma nova geração Astra que estreia faróis matriciais de LED, tecnologia disponível apenas em meia-dúzia de modelos topo de gama de Marcas de luxo.

Sabia que?

Desde 1929 que a OPEL faz parte do universo General Motors. Com sede em Rüsselsheim, próximo de Frankfurt, na Alemanha, a Marca possui dez fábricas, em seis países europeus, e emprega diretamente cerca de 34.500 pessoas.
brand avatar image
Daniel José Camacho
Diretor de Marketing da General Motors Portugal
Visitar marca

Valores da marca

A OPEL traçou, em 2013, um plano que designou de “Drive 2022!”. Trata-se da estratégia de crescimento mais ambiciosa da História do fabricante, englobando todas as áreas da atividade da empresa e envolvendo, naturalmente, os produtos. O “Drive 2022!” reflete-se em gamas de modelos e de motores totalmente renovadas, regendo-se por novos princípios de eficiência, recorrendo a tecnologia sofisticada e garantindo padrões referenciais de economia e compatibilidade ambiental.

A OPEL vê-se como uma Marca atrativa e emocionante, acessível a todos os consumidores, e enquadrada no que caracteriza tradicionalmente a indústria alemã – qualidade e eficiência. Todos os OPEL têm “design” inspirador e emocional, plena conectividade com o mundo exterior e excelente valor.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A renovação total que a OPEL está a levar a cabo ao nível de modelos e de motores revelará, a breve trecho, a perspetiva de uma nova OPEL, com produtos ainda e sempre destinados a um vasto leque de potenciais clientes, mas simultaneamente produtos mais inovadores e mais eficientes.

Os lançamentos mais recentes – OPEL Corsa, OPEL Karl, e, sobretudo, a nova geração OPEL Astra – são o espelho dessa nova OPEL. O novo Astra representa um enorme salto qualitativo no segmento dos familiares compactos no que diz respeito a eficiência, conectividade e equipamentos avançados, tudo isso integrado num novo “design” especialmente elegante. Oferece inúmeros equipamentos de segurança e de conforto que não têm paralelo, ou nem sequer existem, neste segmento de mercado.

É o caso dos faróis de matriz de LED IntelliLux, tecnologia que antes só estava disponível em segmentos de luxo. O Astra é também o primeiro modelo novo da OPEL a equipar-se com o OPEL OnStar logo a partir do lançamento.

Este sistema de assistência em viagem e apoio em caso de emergência, que ficará disponível para toda a linha de produtos da Marca alemã, garante contacto com um centro de comando onde os operadores estão a postos para dar assistência 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Mercado

Vendas superiores a um milhão de unidades por ano entregam à OPEL 6% do mercado europeu, o que corresponde ao quarto lugar do “ranking” de vendas. Em Portugal, a Marca obtém uma quota similar. Com uma nova vaga de produtos a chegar, a OPEL traçou o objetivo de subir ao segundo lugar das vendas e alcançar uma quota de 8%, em 2022.

Comunicação

A estratégia da Marca passa por transmitir os principais valores e atributos dos seus produtos na forma e conteúdo da comunicação, optando por meios e formatos inovadores de elevado impacto, que permitam criar uma ligação entre a Marca e o consumidor.

O lançamento do OPEL Corsa – um modelo que representa cerca de um terço das vendas da Marca em Portugal – é um bom exemplo dessa estratégia. Em janeiro de 2015, num mercado em recuperação mas onde a competição pelos lugares cimeiros é bastante feroz, a OPEL opta por realçar os atributos competitivos do novo modelo, melhorar o nível de notoriedade e reforçar o carácter tecnológico e inovador da Marca.

Em parceria com a sua agência de meios Carat, que detém uma ferramenta exclusiva de estudo do consumidor – o CCS (Consumer Centric Study), foi desenvolvida uma análise intensiva sobre o consumidor com o objetivo de conhecer o seu estilo de vida, os seus padrões de consumo e, principalmente, a sua atitude perante a compra de um novo automóvel.

As conclusões retiradas desta análise permitiram definir a estratégia de comunicação e perceber quais os meios e ações mais relevantes para este alvo.
Para além da campanha multimédia, destinada a gerar notoriedade para o novo modelo, a OPEL desenvolveu algumas ações especiais, como uma integração na telenovela “Mar Salgado” que registou resultados muito positivos, sobretudo a nível de interesse e intenção de compra.

Dado que o consumidor Corsa, como a maior parte dos consumidores atualmente, são altamente digitais, a Marca desenvolveu uma estratégia que permite contactar eficazmente com o alvo em diversos momentos, compreendendo Search, Display, Online Video e Social Media.

Vantagens competitivas

A qualidade dos produtos e dos serviços OPEL tem vindo a ser distinguida pelos consumidores e por variadas instituições.

A título de mero resumo, mencionam-se alguns prémios de relevo: o OPEL Insignia foi eleito “European Car Of The Year 2009” e vencedor do “Designbest 2009”; no mesmo ano, o OPEL Astra conquista o “Volante de Ouro”, numa votação europeia partilhada entre leitores e jornalistas de publicações da especialidade automóvel; no domínio da segurança, a Euro NCAP entrega à tecnologia OPEL Eye o Prémio de Segurança 2010; este é também o ano em que o OPEL Meriva vence a votação “Volante de Ouro”; e em 2012, cabe ao OPEL Ampera a distinção máxima “European Car Of The Year”.

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners