OBSERVADOR
OBSERVADOR Logo

OBSERVADOR

O Observador é um projeto jornalístico independente, que alia rigor, liberdade, clareza editorial e inovação. Com presença no digital, na rádio e no papel, destaca-se pela proximidade com o público, pelos formatos diferenciadores e por abordagens atuais e descomplicadas. Com 11 anos de vida, o Observador é já uma referência inquestionável do jornalismo português.

 

trivia block illustration

Sabia que?

A sede do Observador, em Alvalade, foi em tempos uma oficina de automóveis. As 80 fotografias que hoje preenchem as suas paredes provêm da exposição comemorativa dos dez anos da Marca, selecionadas a partir de um espólio de 180.000 imagens reunidas ao longo de uma década.

Sabia que?

Semanalmente, à sexta-feira a partir das 18h, realiza-se na garagem da sede a “Hora Sagres”, um momento informal de confraternização que reúne colaboradores de todas as áreas do Observador.

Sabia que?

A idade média da redação, onde trabalham atualmente cerca de 100 pessoas, é de 28 anos.

Sabia que?

Durante a pandemia, o Observador recusou um apoio estatal no valor de 90.568 euros. No entanto, graças ao contributo direto dos seus leitores e assinantes, conseguiu angariar 130.000 euros.
brand avatar image
António Carrapatoso
Presidente do Conselho de Administração Executivo
brand avatar image
José Manuel Fernandes
Fundador e Publisher
Visitar marca

Valores da marca

Independente e livre. São estes os princípios fundadores do Observador. Como plataforma de comunicação, o Observador procura a verdade e os factos. Não se deixa condicionar por interesses partidários e económicos ou por qualquer lógica de grupo, nem perfilha qualquer programa político. Mas tem um olhar sobre o país e sobre o mundo.

O Observador é responsável apenas perante os seus leitores e ouvintes, orientando-se pelo princípio da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia e do pluralismo.

Com a liberdade no centro das suas preocupações, o Observador quer contribuir para uma opinião pública informada e interveniente, valorizando a discussão clara e franca.

 

Produtos e desenvolvimentos futuros

O Observador nasceu a 19 de maio de 2014, como um jornal 100% digital. A propósito do seu primeiro aniversário, lançou o primeiro produto em papel, uma revista de aniversário, que continua a publicar anualmente e que reúne os trabalhos mais relevantes do ano anterior. Em 2017, lançou uma revista trimestral, a Observador Lifestyle, dedicada ao melhor da criatividade. Em 2019, nasceu a Rádio Observador, que muito rapidamente se tornou uma referência no panorama das rádios de informação. É uma rádio de palavra, onde cabem conversas, debates e a cobertura dos mais diversos temas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Em 2022, a Marca lançou a Academia Observador, onde tem proporcionado diversos cursos a preços acessíveis e, no mesmo ano, o Votómetro, uma ferramenta interativa que permite descobrir com que partidos o leitor mais se identifica, promovendo um voto mais informado.

Em 2023, o Observador revolucionou o mercado de podcasts em Portugal, com o lançamento do “Sargento da Cela 7”, o primeiro podcast narrativo nacional. Atualmente já na décima história, os Podcast+ são uma fusão de jornalismo e entretenimento, com bandas sonoras exclusivas de músicos como Noiserv, HMB ou Mário Laginha e narração de atores como Pepê Rapazote, Soraia Chaves ou Margarida Vila-Nova. Desde a estreia, foram feitos mais de 10 milhões de downloads destas histórias.

Em 2025, a Marca estreou-se nos podcasts de ficção, com o mistério “O Zé faz 25”, coproduzido com a Coyote Vadio, e interpretado por Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, José Raposo e Carla Maciel, entre outros.

Além destes, atualmente o Observador conta com mais de 40 podcasts ativos, que podem ser ouvidos na antena da rádio, no site e nas principais plataformas de podcasts.

A inovação da Marca ao nível das soluções editoriais tem sido acompanhada por um desenvolvimento consistente de soluções comerciais que o Observador tem vindo a implementar: soluções inovadoras de publicidade, projetos de branded content sob a chancela do Observador Lab — unidade que procura responder às necessidades das Marcas — e o recém-criado Observador Meeting Point, unidade dedicada à organização de eventos.

 

Mercado

O mercado dos media conta com inúmeros players e uma concorrência aguerrida, com grandes grupos presentes em vários meios de comunicação como a televisão. Além disto, as redes sociais e os produtores de conteúdos têm vindo, ao longo dos anos, a disputar o sector da informação com os próprios órgãos de comunicação, posicionando-se como mais um player no mercado.

Como pioneiro digital, o Observador tem acompanhado a evolução das tendências de consumo da informação. Num universo cada vez mais veloz, a Marca tem sabido antecipar a mudança e reinventar o jornalismo, seja no digital seja no áudio, onde foi das primeiras Marcas nacionais a destacar-se nos podcasts. No ranking de podcasts da Marktest, criado em 2025, o Observador foi quem teve o maior número de downloads no mês de abril.

 

OBSERVADOR

Comunicação

A frase “Sem interesses. Muito interessante.” foi o mote da campanha que assinalou o décimo aniversário do Observador, em 2024, e tornou-se a assinatura da Marca.

Ao longo de 2024, o Observador promoveu uma série de iniciativas especiais para celebrar os seus dez anos, desde a eleição dos Portugueses Mais Influentes dos últimos 50 anos; à Conferência Clube dos 52, onde se discutiu o Portugal da próxima década; passando por diversas emissões de rádio ao vivo, de norte a sul do país; e fechando com uma exposição de fotografia na Sociedade Nacional de Belas Artes.

A Marca está ainda presente em redes sociais como Instagram, Facebook, X, TikTok, YouTube e WhatsApp, mantendo ativa a ligação com o seu público pelos principais canais digitais.

 

Vantagens competitivas

O Observador tem uma visão muito clara do caminho a seguir, uma independência editorial inabalável, que garante credibilidade e inspira confiança, promovendo proximidade com o público.

Com uma estrutura ágil e sem medo de arriscar, a Marca tem apostado, desde a sua génese, numa visão tecnológica disruptiva, com uma aposta clara na inovação, algo que tem permitido antecipar tendências e criar novos formatos.

Atualmente com uma equipa de 150 pessoas, o Observador é hoje o projeto de informação multiplataforma de referência mais jovem em Portugal, e destaca-se por um tom claro e descomplicado na abordagem dos mais variados temas.

Com um número cada vez maior de leitores, ouvintes, anunciantes e parceiros, o compromisso com a missão da Marca tem sido reconhecido regularmente com distinções como o Prémio Gazeta Multimedia (2024), o Prémio de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental (2025) e, claro, a distinção Superbrands, entre muitos outros.

 

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners