Produtos e desenvolvimentos futuros
O Observador nasceu a 19 de maio de 2014, como um jornal 100% digital. A propósito do seu primeiro aniversário, lançou o primeiro produto em papel, uma revista de aniversário, que continua a publicar anualmente e que reúne os trabalhos mais relevantes do ano anterior. Em 2017, lançou uma revista trimestral, a Observador Lifestyle, dedicada ao melhor da criatividade. Em 2019, nasceu a Rádio Observador, que muito rapidamente se tornou uma referência no panorama das rádios de informação. É uma rádio de palavra, onde cabem conversas, debates e a cobertura dos mais diversos temas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Em 2022, a Marca lançou a Academia Observador, onde tem proporcionado diversos cursos a preços acessíveis e, no mesmo ano, o Votómetro, uma ferramenta interativa que permite descobrir com que partidos o leitor mais se identifica, promovendo um voto mais informado.
Em 2023, o Observador revolucionou o mercado de podcasts em Portugal, com o lançamento do “Sargento da Cela 7”, o primeiro podcast narrativo nacional. Atualmente já na décima história, os Podcast+ são uma fusão de jornalismo e entretenimento, com bandas sonoras exclusivas de músicos como Noiserv, HMB ou Mário Laginha e narração de atores como Pepê Rapazote, Soraia Chaves ou Margarida Vila-Nova. Desde a estreia, foram feitos mais de 10 milhões de downloads destas histórias.
Em 2025, a Marca estreou-se nos podcasts de ficção, com o mistério “O Zé faz 25”, coproduzido com a Coyote Vadio, e interpretado por Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, José Raposo e Carla Maciel, entre outros.
Além destes, atualmente o Observador conta com mais de 40 podcasts ativos, que podem ser ouvidos na antena da rádio, no site e nas principais plataformas de podcasts.
A inovação da Marca ao nível das soluções editoriais tem sido acompanhada por um desenvolvimento consistente de soluções comerciais que o Observador tem vindo a implementar: soluções inovadoras de publicidade, projetos de branded content sob a chancela do Observador Lab — unidade que procura responder às necessidades das Marcas — e o recém-criado Observador Meeting Point, unidade dedicada à organização de eventos.