O PREGO DA PEIXARIA
O PREGO DA PEIXARIA Logo

O PREGO DA PEIXARIA

O PREGO DA PEIXARIA foi a primeira Marca em Portugal a afirmar-se, nos últimos dois anos, como a legítima alternativa portuguesa à moda das hamburguerias americanas. Uma casa de Pregos que faz renascer o ambiente vivido nos cafés e nas casas de pasto que ajudaram a democratizar aquele “pedacinho de carne”. E a Marca afirma, com o maior orgulho do mundo, que “seremos, provavelmente, a única peixaria no mundo conhecida pelos seus Pregos”.

trivia block illustration

Sabia que?

Um prego que surge de um negócio de peixe e marisco só podia chamar-se O PREGO DA PEIXARIA.

Sabia que?

Quando celebrou o primeiro aniversário da Marca, a equipa d’O PREGO DA PEIXARIA decidiu ”dar vida às tribos urbanas”.

Sabia que?

No dia 18 de novembro de 2014, oito personalidades de diferentes sectores de atividade, representaram cada tribo e competiram para que o seu Prego fosse o mais pedido. Toda a receita das vendas reverteu para instituições de solidariedade social ou apoio à cultura, como a Refood, o Nariz Vermelho e a Unicef.
Rui Gaspar
Managing Partner
António Oliveira Querido
Managing Partner
João Rebelo Vaz
Managing Partner
Visitar marca

Valores da marca

O PREGO DA PEIXARIA teve origem no projeto SEA ME – Peixaria Moderna, que teve como objetivo homenagear as antigas peixarias que, ao longo dos tempos, foram desaparecendo da bela cidade de Lisboa.

O conceito do SEA ME é simples: um mercado tradicional, um restaurante japonês, uma cervejaria e uma marisqueira que brinca com o peixe e com o marisco. Uma Peixaria Moderna, com uma costela muito forte de marisqueira.

O PREGO DA PEIXARIA nasce, no final de 2013, graças ao único produto de carne presente na ementa do SEA ME – o famoso Prego. Como qualquer marisqueira que se preze, o SEA ME tinha um Prego no menu. Mas não um Prego qualquer.

Há ainda quem o considere o melhor Prego de Lisboa, o melhor Prego de Portugal, o melhor Prego do mundo. Um Prego capaz de sobreviver às modas mas incapaz de sobreviver às tentações.

De tal forma foi elogiado por amigos, fregueses e imprensa especializada que, na lua-de-mel de um dos fundadores da empresa, surgiu a ideia de desenvolver um conceito que homenageasse este Prego do lombo, envolto num pão artesanal, apresentado de diferentes e irreverentes formas.

Hoje, passados dois anos, o conceito gastronómico d’O PREGO DA PEIXARIA continua a preconizar que o “driver” de visita aos seus espaços não é a figura do “Chef”, como tem sido moda, mas a combinação de três variáveis fundamentais: a qualidade e inovação da confeção dos seus pratos; o serviço disponibilizado aos “fregueses” e o ambiente criado para experienciar a Marca.

A proposta alimentar da Marca é simples, apelidada pelos gurus da restauração como “smart casual dinning”.

O PREGO DA PEIXARIA prefere dizer que tem uma casa de Pregos descontraída, moderna no trato e fiel às tradições culinárias dos avós.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Nesta sua homenagem ao Prego, a Marca atribuiu um nome a cada um dos seus Pregos, todos elaborados apenas com carne do lombo, grande parte oriunda dos Açores e envolta num pão artesanal cuja receita está “trancada a sete chaves”.

Assim, cada Prego representa uma tribo urbana (algumas em vias de extinção) e os seus diferentes e inovadores ingredientes procuram espelhar cada um destes modos de vida: Clássico; Dandy; Yuppie; Marialva; Hippie; Foodie e Punk. E como a Marca acredita que não vale a pena inventar muito, os seus Pregos são acompanhados com batatas.

O melhor prego de Lisboa acompanha com as melhores batatas de Lisboa, ponto final. As suas batatas tanto são doces e grosseiras – Chips de Batata Doce de Aljezur –, como são finas e estaladiças – Batatas Marilyn Monroe, apelidadas desta forma devido ao seu formato ondulado lembrando a famosa imagem do vestido branco.

As batatas que acompanham os famosos Pregos d’O PREGO DA PEIXARIA chegam diariamente da zona oeste e da horta do Carlos, um parceiro de sempre.

O produto é e será sempre a estrela dos pratos da Marca e por isso a empresa aposta na sazonalidade e na produção local, sempre que possível, colocando uma “roupagem” nova a pratos ditos tradicionais, nunca esquecendo os princípios básicos de cada receita.

Seguindo estas premissas e atendendo ao ADN da empresa e à sua ligação ao mar, a proposta d’O PREGO DA PEIXARIA vai para além dos diversos Pregos, disponibilizando ainda: Burguer de Salmão e Choco; Burguer de Camarão; Burguer de Bacalhau e Salada da Peixaria, que contribuem para a criação de um novo mercado alimentar e novas categorias de produto.

E porque o Prego também é doce, a Marca apresenta uma série de sobremesas à altura da sua reputação: o típico arroz doce, sem invenções; o refinado Carpaccio de Maça, acompanhado com uma bola de gelado de canela; a queijada de cerveja e os seus muito apreciados gelados artesanais.

Mercado

O Prego é, por si só, um produto diferenciador e, apesar do seu peso histórico e emocional de “ser português”, a Marca acredita na sua capacidade de se tornar uma promissora categoria de mercado, tal como aconteceu com os hambúrgueres, as pizzas e os cachorros, há muitos anos em diferentes geografias.

Cada Prego tem uma atmosfera única e diferenciada entre si, adaptada aos diferentes locais de origem, quer sejam residenciais, turísticos ou de serviços. Assim, o tradicional Prego segue a lógica de “espaços diferentes, em ambientes diferentes, para fregueses diferentes”.

Comunicação

A estratégia de comunicação d’O PREGO DA PEIXARIA tem passado por um maior investimento na experiência de loja, em detrimento das tradicionais campanhas publicitárias, passando todo e qualquer benefício da Marca diretamente ao “freguês”, seja através de ações de solidariedade social ou através do desenvolvimento de serviços inovadores, como o último “family zone” criado na loja de Alvalade e destinado às famílias.

O PREGO DA PEIXARIA tem tido uma presença assídua em eventos gastronómicos de qualidade, como o Time Out – Mercado da Ribeira, o EAT OUT ou as festas de Santo António. Nestes últimos 48 meses, tem ainda marcado presença em revistas da especialidade, quer sejam de gastronomia ou de “lifestyle”.

Vantagens competitivas

Embora o principal reconhecimento d’O PREGO DA PEIXARIA venha dos seus “fregueses”, este foi ainda nomeado para a categoria Inovação na 1.a Edição dos Prémios AHRESP que premeiam os operadores de restauração em Portugal e faz parte de guias internacionais de renome como o NYTimes, a Vogue e a CNN Traveller.

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners