MULTIBANCO
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Levantar dinheiro, fazer pagamento de serviços, carregar o telemóvel ou emitir uma licença de caça são atos rotineiros nos dias de hoje e, em Portugal, têm um nome: MULTIBANCO. Uma Marca incontornável na sociedade e na economia, com a qual os portugueses convivem diariamente há 30 anos, oferecendo cerca de 90 operações, em diversos canais. Em 2014, só nos ATM e POS, foram registadas cerca de 1,7 milhões de operações que rondaram os 90 mil milhões de euros.

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Sabia que?

Portugal permanece como o país com maior número de ATM per capita (dados de 2014 da European ATM Security Team).

Sabia que?

As operações na Rede MULTIBANCO continuam a crescer. Em julho de 2015 foi atingido um novo recorde mensal, com 210 milhões de operações processadas. O número de compras também alcançou um novo recorde histórico, com cerca de 79 milhões de operações processadas.

Sabia que?

O MULTIBANCO tem uma versão pensada para os mercados africanos menos bancarizados. Este software ficou inclusivamente entre os finalistas do Prémio NOS INOVAÇÃO. O GRUPO SIBS exporta já o seu "know-how" em sistemas de pagamento para mais de 10 mercados, nomeadamente Nigéria, Argélia, Angola, Moçambique e Polónia.
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Maria Antónia Saldanha
Diretora de Comunicação e Imagem do Grupo SIBS
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Valores da marca

Ao longo de 30 anos, a Rede MULTIBANCO desenvolveu uma oferta inovadora, com serviços cómodos, fiáveis e seguros a pensar nos seus utilizadores, construindo uma imagem e uma Marca de sucesso, reconhecida nacional e internacionalmente.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Quando, a 2 de setembro de 1985, a SIBS instalou os primeiros nove Caixas Automáticos MULTIBANCO, em Lisboa e no Porto, iniciou-se uma nova era na vida dos portugueses. Trinta anos depois, o MULTIBANCO é um parceiro dos particulares e empresas porque coloca à sua disposição inúmeros serviços que facilitam a vida e permitem uma gestão do tempo de forma muito eficiente.

Este ano, a SIBS passa o MULTIBANCO para o “mobile”, com o lançamento do MB WAY, a primeira solução interbancária que permite fazer transferências imediatas entre utilizadores e realizar compras nos comerciantes aderentes através de um “smartphone” ou de um “tablet”, de forma simples, rápida e cómoda. O serviço é disponibilizado pela grande maioria dos bancos a operar em Portugal e abrange um vasto leque de cartões bancários e não bancários, como são o caso dos Cartões Refeição.

Disponível para os sistemas Android, iOS e Windows, o MB WAY apresenta como principais benefícios para os consumidores o facto de ser simples e rápido (basta o número do telemóvel e o PIN MB WAY para efetuar uma operação), cómodo (são os cartões bancários no dispositivo), não tem custos de adesão e é seguro (não há transmissão de dados bancários, requer PIN MB WAY para confirmar a operação e tem um limite diário de utilização definido pelo utilizador).

De forma a incrementar as funcionalidades deste serviço, está a ser preparada a integração do MB NET – o meio de pagamento desenvolvido pela SIBS que permite gerar cartões temporários virtuais para fazer compras, com cartão de débito ou crédito, em qualquer loja “online”, sem nunca revelar os dados bancários. As suas características de fiabilidade e segurança foram já reconhecidas e premiadas pela Associação da Economia Digital – ACEPI.

A oferta MULTIBANCO é complementada com as Marcas MB SPOT e MB PHONE. O MB SPOT permite o acesso a cerca de 90 operações nos mais diversos canais (ATM, POS, Internet e telemóvel). O MB PHONE, lançado em 1996, foi um serviço precursor na utilização do telemóvel para fazer algumas das operações que habitualmente se executam nos ATM, como o pagamento de serviços.

Mercado

O MULTIBANCO está disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, oferecendo aos portadores dos cerca de 20 milhões de cartões bancários um vasto leque de operações, nos cerca de 13.000 Caixas Automáticos, mais de 270 mil TPA e inúmeros equipamentos, através da Internet ou do telefone. A Rede MULTIBANCO movimenta um volume anual de operações superior a 2 mil milhões e um valor que perfaz os 100 mil milhões de euros por ano.

Os serviços SIBS chegam a 300 milhões de utilizadores particulares, nacionais e estrangeiros, e a centenas de empresas e instituições localizadas na Europa e em África.

Comunicação

A Marca MULTIBANCO promove a sua vasta oferta de serviços através de instrumentos e canais de comunicação adaptados em função de cada serviço, dos seus públicos-alvo e da respetiva sazonalidade da oferta. Em 2008, a imagem da Marca MULTIBANCO sofreu um “rebranding” profundo, que resultou numa imagem mais moderna e atual, alinhada com os vários sucessos de inovação e tecnologia nos quais está assente.
Um ano mais tarde, e para o lançamento do MB SPOT, foi lançada uma campanha de publicidade sob o mote “O MULTIBANCO em todo o lado”, que deu a conhecer o símbolo do serviço – um alvo – e os benefícios do acesso aos serviços existentes.

A SIBS desenvolveu ainda uma campanha de lançamento da nova imagem do MB NET, com o objetivo de reforçar a sua credibilidade e confiança, dando destaque às suas vantagens – simplicidade, segurança e universalidade.
Em setembro de 2015, foi concretizada uma campanha de comunicação para assinalar os 30 anos de vida do MULTIBANCO e marcar a efeméride na agenda nacional.

Para o lançamento do MB WAY, a SIBS preparou uma campanha de publicidade dirigida aos utilizadores finais e portanto didática, simples e demonstrativa do serviço, que girou em torno das operações e de como estas são fáceis e práticas. Assente no conceito “Basta o seu número”, a campanha foi divulgada em vários meios como cinema, rádio, imprensa, publicidade exterior e meios digitais, além do seu canal próprio, o MULTIBANCO.

Vantagens competitivas

O sucesso da Rede MULTIBANCO traduz-se na visível satisfação da sociedade portuguesa, nos frequentes elogios da imprensa internacional e nos indicadores comparativos dos sistemas de pagamentos dos vários países da União Europeia, que colocam Portugal acima da média europeia.

E, contrariamente ao que se possa pensar, grande parte do sucesso do MULTIBANCO não resulta (apenas) da inovadora tecnologia do seu sistema desenvolvido integralmente em Portugal, mas sim do modelo de negócio que o garante – o modelo “coopetitivo”. É uma inteligente combinação entre cooperação (partilha de uma infraestrutura tecnológica numa empresa comum) e competição das entidades aderentes (que concorrem entre si na criação e oferta de novos serviços ao mercado) que, ao longo de mais de três décadas, tem fomentado a eficiência e a inovação no sistema de pagamentos português.

A vantagem competitiva do MULTIBANCO assenta, portanto, numa rede totalmente integrada (ATM e POS), partilhada por todos os bancos que operam em Portugal, conferindo-lhe uma universalidade absoluta, na medida em que garante, a qualquer titular de um cartão bancário, o acesso a uma panóplia de serviços, em qualquer local e independentemente do banco de que é cliente.

Esta circunstância de ser de “todos” gera a necessidade de responder a “todos”, criando-se um autêntico círculo virtuoso de criação e oferta de múltiplos serviços e funcionalidades.

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