Produtos e desenvolvimentos futuros
Quando, a 2 de setembro de 1985, a SIBS instalou os primeiros nove Caixas Automáticos MULTIBANCO, em Lisboa e no Porto, iniciou-se uma nova era na vida dos portugueses. Trinta anos depois, o MULTIBANCO é um parceiro dos particulares e empresas porque coloca à sua disposição inúmeros serviços que facilitam a vida e permitem uma gestão do tempo de forma muito eficiente.
Este ano, a SIBS passa o MULTIBANCO para o “mobile”, com o lançamento do MB WAY, a primeira solução interbancária que permite fazer transferências imediatas entre utilizadores e realizar compras nos comerciantes aderentes através de um “smartphone” ou de um “tablet”, de forma simples, rápida e cómoda. O serviço é disponibilizado pela grande maioria dos bancos a operar em Portugal e abrange um vasto leque de cartões bancários e não bancários, como são o caso dos Cartões Refeição.
Disponível para os sistemas Android, iOS e Windows, o MB WAY apresenta como principais benefícios para os consumidores o facto de ser simples e rápido (basta o número do telemóvel e o PIN MB WAY para efetuar uma operação), cómodo (são os cartões bancários no dispositivo), não tem custos de adesão e é seguro (não há transmissão de dados bancários, requer PIN MB WAY para confirmar a operação e tem um limite diário de utilização definido pelo utilizador).
De forma a incrementar as funcionalidades deste serviço, está a ser preparada a integração do MB NET – o meio de pagamento desenvolvido pela SIBS que permite gerar cartões temporários virtuais para fazer compras, com cartão de débito ou crédito, em qualquer loja “online”, sem nunca revelar os dados bancários. As suas características de fiabilidade e segurança foram já reconhecidas e premiadas pela Associação da Economia Digital – ACEPI.
A oferta MULTIBANCO é complementada com as Marcas MB SPOT e MB PHONE. O MB SPOT permite o acesso a cerca de 90 operações nos mais diversos canais (ATM, POS, Internet e telemóvel). O MB PHONE, lançado em 1996, foi um serviço precursor na utilização do telemóvel para fazer algumas das operações que habitualmente se executam nos ATM, como o pagamento de serviços.