MOULINEX
MOULINEX Logo

MOULINEX

Foi criada em 1957, em França, para facilitar as tarefas domésticas e libertar as mulheres dos afazeres que eram, até então, um exclusivo feminino. Os tempos mudaram, mas tornar a vida mais fácil continua a ser uma prioridade da Marca, o que lhe permite conquistar a confiança dos portugueses. A MOULINEX  é aliada de milhares de famílias, em Portugal, há mais de meio século.

trivia block illustration

Sabia que?

Toda a história desta Marca começou em 1937 num pequeno atelier em Bagnolet, quando o seu fundador Jean Mantelet, estava a comer um puré de batata feito pela sua mulher que não apresentava a consistência ideal e este considerou essencial existirem acessórios que permitissem confecionar  refeições perfeitas com a maior facilidade possível.

Sabia que?

A Marca MOULINEX  nasce em 1957, dando sucessão à Marca inicial Le Moulin-Légume.

Sabia que?

MOULINEX  liberé la femme foi o slogan visionário utilizado pela Marca MOULINEX  para exprimir a necessidade de libertar as mulheres do mundo doméstico, visto que com o passar dos anos as mulheres começaram a ter outros papéis na sociedade para além de esposa e dona de casa.

Sabia que?

A MOULINEX  está presente em Portugal há mais de 50 anos.

Sabia que?

Em 2015 a MOULINEX  vendeu mais de 200 mil equipamentos no mercado nacional.

brand avatar image
Patrícia Parracho
Diretora de Marketing do Groupe SEB Portugal
brand avatar image
Sara Fernandes
Gestora de Produto
Visitar marca

Valores da marca

Tornar a vida mais fácil é o objetivo transversal a todos os produtos MOULINEX  e para o conseguir alcançar é fundamental combinar sentido prático, inovação e qualidade, três atributos que, ao longo dos anos, têm contribuído para a confiança e o reconhecimento da Marca.

Sem sentido prático seria impossível saber como dar resposta às necessidades e preferências dos consumidores para tornar mais fáceis, rápidas e práticas as tarefas da cozinha, por forma a poderem tirar maior e melhor partido do seu tempo.

A capacidade de inovação é indispensável para esta resposta em produtos simples, funcionais e eficientes, esteticamente apelativos e também acessíveis aos consumidores.

E sem qualidade a MOULINEX  não poderia ter o reconhecimento e confiança dos seus consumidores, sendo esta qualidade entendida como a conjugação de vários atributos, entre os quais a robustez, durabilidade e funcionalidade.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Ao longo de cinco décadas, a MOULINEX tem trazido aos portugueses dezenas de produtos inovadores que revolucionam o dia-a-dia na cozinha.

Pela longevidade, destaca-se a conhecida Picadora 1,2,3 que atravessou gerações e se mantém até hoje como uma referência, bastando ter em consideração que, nos últimos 10 anos, a MOULINEX vendeu centenas de milhares de picadoras, sendo o equipamento mais vendido em Portugal.

Pela inovação e acessibilidade, merece referência a Cuisine Companion, o robot de cozinha multifunções lançado em 2014 e já eleito Produto do Ano 2016 por ser considerado pelos consumidores como o mais inovador.

Ainda em 2016, fruto da inovação MOULINEX, este robot passou a ser o primeiro conectado com dispositivos móveis, o que permite controlar o robot de cozinha diretamente do smartphone ou tablet e aceder a centenas de receitas. Este lançamento acaba por responder à crescente tendência da “smart home” e da necessidade do consumidor estar sempre “connected”.

Para dar resposta às tendências da alimentação saudável destaca-se, por exemplo, a Infiny Juice, uma novidade no segmento das centrifugadoras que, em apenas alguns segundos, prepara sumos e batidos naturais para toda a família preservando os nutrientes e vitaminas ao máximo.

Mas a Marca MOULINEX disponibiliza muitos mais eletrodomésticos, com uma gama que integra todos os indispensáveis a uma cozinha funcional e saudável, incluindo batedeiras, varinhas, picadoras, liquidificadoras, espremedores de citrinos, máquinas de fazer pão, facas elétricas, sandwicheiras, torradeiras, artigos manuais, como passevites e escorredores, etc.
A Marca disponibiliza também os serviços técnicos e as peças que reforçam a confiança dos portugueses na MOULINEX.

Mercado

Dinâmico e competitivo, o mercado dos pequenos eletrodomésticos apresenta atualmente um crescimento positivo e conseguiu resistir aos efeitos da contração que se fizeram sentir ao longo dos últimos anos.

A MOULINEX ocupa uma posição destacada no mercado português em que opera (preparação alimentar e cozedura elétrica), com 14,3% de quota de mercado (segundo dados da GFK, de Dezembro de 2015), mantendo posições de referência em várias categorias, como por exemplo robots de cozinha com 30,8% de quota de mercado, picadoras com 50,3% de quota de mercado e ainda varinhas com 19,6% de quota de mercado (segundo dados da GFK, de Dezembro de 2015).
Segundo os responsáveis da Marca, a casa tornou-se, por excelência, num local de encontro de familiares e amigos, pelo que, além de passarem mais tempo em casa, os portugueses apostam mais naquilo que lhes traz conforto, que os ajuda a maximizar o seu tempo e que lhes permite criar melhores momentos de confraternização.

Em paralelo, a gastronomia tem cada vez mais fãs e são igualmente crescentes as preocupações com a alimentação saudável. Neste sentido, os equipamentos para a casa e em especial para a cozinha ganharam relevância.

Comunicação

Com produtos há muito conhecidos e reconhecidos das famílias portuguesas, a estratégia de comunicação da MOULINEX privilegia a inovação, apoiando os lançamentos da Marca sem descurar a notoriedade e os valores que são subjacentes a todas as suas soluções.

A MOULINEX acompanha as tendências da comunicação, com uma consistente aposta no digital que, além do site que apresenta a sua gama www.moulinex.pt, contempla a plataforma www.chefmoulinex.pt, uma outra no Youtube, uma página de Facebook portuguesa, Instagram e Pinterest.

Com investimento nos suportes tradicionais para apoiar grandes lançamentos – nomeadamente na televisão e imprensa – a estratégia engloba igualmente a comunicação no ponto de venda e o contacto personalizado, que permitem levar ao consumidor um aconselhamento especializado, “workshops” e demonstrações de produto que reforçam os benefícios das suas soluções.

A campanha de apresentação da Cuisine Companion foi a maior jamais feita em Portugal e representou mais de 50% do investimento publicitário anual da Marca MOULINEX, levando o robot de cozinha à Televisão, Imprensa e Digital.

Vantagens competitivas

A MOULINEX é reconhecida como uma Marca especialista em pequenos eletrodomésticos de cozinha que permitem às famílias poupar em tempo o que ganham em conveniência, tornando a sua vida mais fácil, rápida e prática com soluções inovadoras e de qualidade que valorizam o sentido prático. Esta é a sua maior vantagem competitiva.

Depois, cada produto tem as suas próprias vantagens e um exemplo claro é Cuisine Companion da MOULINEX, distinguido como Produto do Ano 2016 e o único robot até à data com seis programas automáticos (molhos, sopas, cozedura lenta, vapor, massas e sobremesas), com uma taça em inox de grande capacidade – a maior do mercado com 4,5 litros, que a tornam ideal para confecionar refeições para toda a família e uma tampa transparente com sistema patenteado de vapor, que permite um melhor acompanhamento da confeção dos cozinhados.

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners