BANCO MONTEPIO
BANCO MONTEPIO Logo

BANCO MONTEPIO

O Banco Montepio cumpriu 181 anos. Um longo caminho percorrido e valores humanistas, desde 1844. Passou por monarquias e repúblicas. Revoluções tecnológicas e filosóficas. Períodos de guerra, de crise e de prosperidade. A paz, valor fundamental para a humanidade, para a construção de sociedades mais justas, igualitárias e inclusivas, não esteve nunca plenamente garantida. A paz constrói-se todos os dias e depende de todos.

trivia block illustration

Sabia que?

O Banco Montepio integrou pela primeira vez o ranking das 500 Marcas bancárias mais valiosas do mundo, elaborado pela Brand Finance. Ocupa a 476.ª posição global e o 4.º lugar entre os bancos portugueses representados.

Sabia que?

O Banco foi um dos investidores fundadores do Impact Innovation Fund, o primeiro fundo de investimento de impacto em Portugal liderado por mulheres, gerido pela sociedade de capital de risco portuguesa 3XP Global.

Sabia que?

Apoiando projetos de reflorestação e restauro ecológico no Parque Natural da Arrábida e no Pinhal de Leiria, o Banco Montepio contribuiu para a recuperação de ecossistemas florestais em áreas protegidas do património natural português.
brand avatar image
Tânia Madeira
Diretora de Comunicação e Marca
Visitar marca

Valores da marca

Em 2025, o Banco Montepio completou 181 anos. E há algo neste número que o torna perfeito. É uma capicua. Um número que se lê da mesma forma de trás para a frente e de frente para trás. O que é perfeito para um banco que os portugueses conhecem de trás para a frente.

São 181 anos de um longo caminho percorrido e valores humanistas, desde 1844. A democracia, a liberdade, a independência e a solidariedade são princípios mutualistas, que estão na génese deste banco 100% português de inspiração mutualista.

E há valores que estão na sua identidade, na cultura, e na Marca – que guiam cada dia, cada ação e decisão – e que ajudam a instituição a cumprir o seu propósito. Proximidade, todos os dias. Confiança, desde 1844. Solidez, um compromisso. Transparência, uma atitude. Tradição, no legado. Inovação, no sangue. Inclusão, na alma. Tanto, numa só assinatura de Marca: Valores que Crescem Consigo.

São 181 de uma missão viva e bonita: fazer a diferença na vida de cada pessoa, famílias, empresas e instituições da economia social por forma a contribuir ativamente para um presente mais consciente e solidário, e cooperar na construção de um futuro mais sustentável, para as gerações vindouras.

BANCO MONTEPIO

Produtos e desenvolvimentos futuros

O compromisso do Banco Montepio com a sustentabilidade reflete-se de forma clara na sua estrutura de governação.  A sua estratégia de negócio está alinhada com os 10 Princípios do United Nations Global Compact, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os Women’s Empowerment Principles (WEPs) das Nações Unidas e com a Carta de Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal, garantindo aos seus clientes uma oferta de produtos e serviços bancários orientada por preocupações sociais, ambientais e éticas.

Mercado

Fundado em 1844, o Banco Montepio é a mais antiga instituição financeira portuguesa e única no panorama financeiro nacional, pela sua origem e base mutualista.

Um banco universal, intergeracional, interclassista e multicultural, que disponibiliza serviços financeiros a clientes particulares, empresas e instituições do sector social, em todas as fases do seu ciclo de vida. 

 

O Banco Montepio serve mais de 1 milhão e trezentos mil clientes em Portugal Continental, Regiões Autónomas da Madeira e Açores, e no Mundo. Com sede na Rua Castilho, em Lisboa, a instituição conta com uma rede de mais de 200 balcões em território nacional e representação em França, na Alemanha, na Suíça, no Canadá e nos Estados Unidos da América, nas cidades de Paris, Frankfurt, Genebra, Toronto e Newark, respetivamente, para apoiar as comunidades portuguesas.

BANCO MONTEPIO

Comunicação

O Banco Montepio é um banco de causas. Fazendo jus a esse propósito, e num contexto em que a habitação tem um peso relevante no orçamento das famílias, a instituição continua a inovar no apoio às famílias com crédito à habitação. Depois de, em 2024, o Banco Montepio ter lançado o Concurso Bem Bom e entregue mais de um milhão e meio de euros a clientes, lança, em 2025, uma segunda edição, que abre portas a mais famílias. A inovação reside no facto de as pessoas com crédito à habitação passarem a poder concorrer ao Bem Bom, independentemente de serem ou não clientes do Banco Montepio. O concurso tem uma duração de 40 semanas, até janeiro de 2026, e chega ao grande público através da Rádio Comercial e da TVI  O prémio é o icónico Renault 5 E-Tech Elétrico, um carro que faz parte da história e da memória de muitas gerações, e que regressa agora para responder aos atuais desafios sociais e ambientais.

Cândido Costa é o rosto do Concurso Bem Bom e embaixador da Marca Banco Montepio, numa colaboração que tem como objetivo reforçar a presença do Banco na comunidade e estreitar a ligação com os portugueses, promovendo uma comunicação ainda mais próxima, autêntica e humana.

Com esta iniciativa, o Banco Montepio reforça o seu compromisso com o bem-estar financeiro das famílias portuguesas, promovendo soluções que deixam uma marca positiva na vida das pessoas e contribuem para uma sociedade mais justa e solidária.

BANCO MONTEPIO

Vantagens competitivas

O Banco Montepio, autorizado por carta régia da Rainha D. Maria II, datada de 4 de janeiro de 1844, é uma das Marcas mais antigas de Portugal. Com uma história longa de confiança e tradição, assenta os seus princípios no mutualismo e na economia social.

A criação do Banco Montepio pela maior associação mutualista portuguesa, uma entidade de economia social pautada por valores e princípios humanistas, definiu desde cedo a sua singularidade. Posiciona-se como uma instituição com um papel relevante no desenvolvimento económico e social do país, assumindo o compromisso de promover a sustentabilidade social, económica e ambiental.

Com quase dois séculos de atividade, tem antecipado práticas sustentadas no respeito pela dignidade humana, no incentivo à inclusão social, financeira e cultural de diferentes gerações, bem como na promoção da prosperidade de empresas e instituições de solidariedade social.

A sustentabilidade é um princípio que atravessa a história do Banco Montepio, influenciando as suas decisões estratégicas e impulsionando a construção do futuro que entrega diariamente aos seus clientes e à sociedade. Com esta abordagem, o Banco Montepio reafirma o seu compromisso com um futuro comum, assente nos valores que o definem: as pessoas, o planeta e a paz.

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners