BANCO MONTEPIO
BANCO MONTEPIO Logo

BANCO MONTEPIO

Em 1844 nascia a primeira caixa económica portuguesa, hoje designada Banco Montepio. Em 2024, a Instituição celebra 180 anos de um banco 100% português e de inspiração mutualista e a sua missão de ser “o mealheiro” dos portugueses. De ser a mão que ampara há 180 anos.

trivia block illustration

Sabia que?

Em 2024, o Banco Montepio abriu o primeiro balcão pet-friendly em Portugal. Fica em Benfica e é o primogénito de uma geração de balcões mais inclusivos, em que os animais de companhia são bem-vindos. Este espaço foi pensado com o objetivo de proporcionar aos clientes a melhor experiência possível, tornando-se num local para ser vivido, atendendo à singularidade de cada pessoa e ao seu bem-estar...

Sabia que?

...Este novo conceito de balcão dá à luz quando o Banco Montepio completa 180 anos de vida e ao serviço do país, refletindo neste espaço os seus valores: proximidade, confiança, solidez, transparência, tradição, inovação e inclusão, bem como o caminho da sustentabilidade.
brand avatar image
Tânia Madeira
Diretora de Comunicação e Marca
Visitar marca

Valores da marca

Há 180 anos nascia uma Missão, assim descrita por Alexandre Herculano, em 1844, no Opúsculo “Das Caixas Economicas”: “Que é pois a caixa economica; essa fonte de tanto bem? – É a cousa mais trivial e conhecida. É o mealheiro: é esse velho alvitre de economia que temos visto tantas vezes practicado desde pequeninos, e que nossos paes e avós já conheceram. (…) É o mealheiro; mas o mealheiro tornado productivo, fecundado pela intelligencia e pelo principio da associação.”

Esse espírito de mealheiro viveu sempre no Banco Montepio que, em 1928, fazendo jus à sua missão, e tendo por base a natureza da Instituição de amealhar pequenas quantias ao longo do tempo, lançou o “Primeiro Mealheiro Público do País”. Um cofre-mealheiro forte, à prova de tudo, que atravessou gerações inteiras, e se tornou num símbolo de poupança e de confiança.

Em 2024, O Banco Montepio destaca o memorável e icónico “Primeiro Mealheiro Público do País”, um fiel guardador de sonhos, de felicidade, de futuro, de prosperidade. Numa alusão ao nobre ato de poupar e aos sonhos guardados para usufruto futuro, este destaque no fundo enaltece, hoje e, aqui, o espírito de apoio e solidariedade que estão na génese deste banco 100% português de inspiração mutualista.

BANCO MONTEPIO

Produtos e desenvolvimentos futuros

O compromisso do Banco Montepio com a sustentabilidade está bem presente na sua governação. A estratégia de negócio está alinhada com os 10 Princípios do United Nations Global Compact, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os Women’s Empowerment Principles (WEPs) da ONU, e com a Carta de Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal, garantindo aos clientes uma oferta de produtos e serviços bancários com preocupações sociais, ambientais e éticas.

BANCO MONTEPIO

Mercado

Fundado em 1844, autorizado por carta régia da Rainha Dona Maria II, de 4 de janeiro, como entidade anexa ao Montepio Associação Mutualista, o Banco Montepio é a mais antiga Instituição financeira portuguesa e única no panorama financeiro nacional, pela sua origem e base mutualista.

Um banco universal, intergeracional, interclassista e multicultural, que disponibiliza serviços financeiros a clientes particulares, empresas e instituições do sector social, em todas as fases do seu ciclo de vida.

O Banco Montepio serve mais de 1 milhão e trezentos mil clientes em Portugal Continental, Regiões Autónomas da Madeira e Açores, e no Mundo. Com sede na Rua Castilho, em Lisboa, a Instituição conta com uma rede de mais de 200 balcões em território nacional e representação em França, na Alemanha, na Suíça, no Canadá e nos Estados Unidos da América, nas cidades de Paris, Frankfurt, Genebra, Toronto e Newark, respetivamente, para apoiar as comunidades portuguesas.

Comunicação

2024 não foi só bom, foi “Bem Bom”. Este, aliás, foi o nome dado ao concurso que juntou o Banco Montepio e a Rádio Comercial para apoiar famílias com crédito habitação — num sorteio realizado todas as semanas, até janeiro de 2025. O prémio, esse, é um apoio Bem Bom para as despesas da casa: 1500 € por mês, durante um ano, em cartão pré-pago, num total de 18.000 €.

Para fechar um ano verdadeiramente Bem Bom, em dezembro realiza-se um sorteio extraordinário em que o vencedor vai receber 1500 € por mês, em cartão pré-pago, durante 10 anos. Num contexto em que a habitação tem um peso cada vez mais relevante no orçamento das famílias, esta foi a melhor forma de celebrar os 180 anos do Banco Montepio: ajudar clientes com crédito habitação. Se, desta forma, o Banco Montepio contribuir para melhorar a saúde financeira e a felicidade de algumas famílias, deixando uma marca positiva na sua vida, a sua missão estará cumprida.

Vantagens competitivas

O Banco Montepio, mais do que um banco, é um banco com um papel económico e social. Com o compromisso de defender a sustentabilidade social, económica e ambiental e de contribuir para a prosperidade do país

Tem a missão de fazer a diferença na vida de cada pessoa, famílias, empresas e instituições da economia social por forma a contribuir ativamente para um presente mais consciente e solidário, e cooperar na construção de um futuro mais sustentável, para as gerações vindouras.

O Banco Montepio tem um longo caminho percorrido, com valores humanistas, desde 1844. A democracia, a liberdade, a independência e a solidariedade são princípios mutualistas, que estão na génese deste banco 100% português de inspiração mutualista.

BANCO MONTEPIO

Parceiros