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“A sociedade não está preparada para falar abertamente sobre a menopausa. Mas a Médis está”. Reconhecendo que a menopausa permanece um tabu, não só de saúde, mas essencialmente social, a Médis desenvolveu soluções para apoiar neste processo natural da vida de todas as mulheres. Com foco no humanismo e proximidade, a Marca oferece uma abordagem integrada, com serviços especializados e conteúdos acessíveis, afirmando-se como uma resposta onde o silêncio ainda prevalece.

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Sabia que?

O projeto Saúdes é um projeto independente de literacia em saúde, que pretende enriquecer e alargar a discussão pública em torno da saúde dos Portugueses. Este projeto existe desde 2021 e conta já com três estudos publicados. Todos os estudos estão disponíveis para leitura e download gratuito no site do projeto (saúdes.pt).

Sabia que?

A Médis proporciona a cada um dos seus clientes um Médico Assistente Médis (MAM), especializado em Medicina Geral e Familiar ou Medicina Interna, que acompanha o historial clínico do cliente, permitindo uma abordagem mais próxima e personalizada. Disponível para ajudar por telefone ou pessoalmente, o MAM consegue aconselhar sobre o que fazer ou prescrever o tratamento mais adequado em cada situação.

Sabia que?

Disponível no site ou na App Médis, o Avaliador de Sintomas é uma ferramenta prática e ágil, que permite identificar sintomas e obter recomendações de forma rápida e simples, estando ao dispor dos clientes 24 horas por dia.
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Teresa Thöbe
Responsável de Comunicação Externa, Marca, Patrocínios e Parcerias do Grupo Ageas Portugal
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Valores da marca

A Médis nunca foi pensada como (apenas) um seguro de saúde. Guiada pela inovação, humanismo, rigor e proximidade desde 1996, a Médis criou um verdadeiro Serviço Pessoal de Saúde, que garante aos clientes um acompanhamento da sua saúde física e mental todos os dias do ano, onde quer que estejam.

A saúde da mulher – sendo a maternidade uma das principais razões de adesão à Médis – sempre foi um dos focos da Marca. Por isso, em 2021, repensou o conceito Bebé Médis, lançando um programa de acompanhamento que disponibiliza apoio clínico e emocional aos pais, desde a preconceção, à gravidez e ao pós-parto, e a inclusão do bebé no seguro, nos primeiros 30 dias de vida, sem pré-existências nem períodos de carência.

Em 2022, no âmbito do Saúdes, um projeto de conhecimento e literacia apoiado pela Médis, a Marca lançou um estudo intitulado “Saúde e Bem-Estar das Mulheres: Um Potencial a Alcançar”, onde são identificadas quatro bolsas de mal-estar que afetam as mulheres e a sua saúde: menstruação, maternidade, menopausa e a relação com o corpo. Sabendo que 52% da população portuguesa é do sexo feminino, é relevante entender que todas as mulheres, sem exceção, irão passar pela menopausa.

Esta é a maior e mais profunda bolsa de mal-estar e é, acima de tudo, um tema social. Não é uma doença, antes, um processo natural, e que ocupa 40% das suas vidas. Em Portugal 1,2 milhões de mulheres, o equivalente a aproximadamente 12% da população, estão em fase de menopausa (45-60 anos).

Após várias entrevistas, os dados recolhidos revelaram um paradoxo: de um lado temos uma sociedade que não está preparada para falar abertamente sobre a menopausa e até a esconde; do outro, vemos mulheres que claramente precisam de expor sintomas, medos e anseios. Foi com base nestes insights que a Médis se preparou para falar sobre a menopausa.

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Produtos e desenvolvimentos futuros

Na sua oferta, a Médis desenhou um programa de formação especializado para as equipas de triagem da Linha Médis – serviço telefónico, disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, no qual as chamadas são atendidas por enfermeiros que prestam todo o apoio clínico necessário – para melhor responderem ao tema e encaminharem as clientes para os especialistas em menopausa, médicos e profissionais de saúde e bem-estar (disponíveis fisicamente e/ou online), identificados na Rede Médis.

Para chegar ao maior número possível de mulheres, e incluir mesmo aquelas que não têm seguro, foi também criada uma página dedicada à menopausa onde são abordados quatro estados emocionais – desconhecimento, sofrimento, gestão e libertação. Além do encaminhamento para os serviços Médis disponíveis para cada fase do climatério, a página disponibiliza um alargado leque de conteúdos de literacia, onde se inclui um guia de saúde sobre a menopausa, que explica em detalhe o que esperar desta nova fase e oferece conselhos de como a viver com maior tranquilidade, e também o ABC da menopausa, um minidicionário de conceitos relacionados com esta etapa da saúde feminina.

A Médis criou ainda um podcast inovador “Ouvir Ajuda” – composto por chamadas de clientes Médis para a Linha Médis. Oito episódios, onde se podem ouvir dúvidas, desabafos e testemunhos de clientes em conversa com as enfermeiras da Linha Médis, complementados, no final de cada episódio, com a opinião e explicação clínica de uma médica ginecologista ou psicóloga acerca da temática em conversa.

Este podcast, disponível nas plataformas habituais de streaming ou na página da Médis dedicada à menopausa, responde diretamente ao desconhecimento, falta de acompanhamento especializado e silêncio sentido em relação a este tema e, também, ao facto de que para muitas mulheres, ouvir é o remédio que mais procuram.

Mercado

A Médis fechou o ano de 2023 com um crescimento dos prémios emitidos de 15,7%, em comparação com o ano anterior, com destaque no segmento dos seguros Individuais com um crescimento de 14%.

A quota de mercado fixou-se em 28,1% dos prémios emitidos. No final de 2023 o número de pessoas seguras na Médis ultrapassava as 915.000. A Médis ocupa ainda o primeiro lugar no Top of Mind entre as companhias de seguros de saúde (fonte: BASEF seguros, Marktest).

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Comunicação

Derrubar o tabu da menopausa não passa, apenas, por ter a oferta certa para lhe dar resposta.

A carga negativa a si associada, por ser um marco biológico socialmente identificável no envelhecimento da mulher, faz com que a conversa seja difícil, escondida e muitas vezes ignorada, até por profissionais de saúde. “A sociedade não está preparada para falar abertamente sobre a menopausa.

Mas a Médis está.” foi o conceito escolhido pela Médis para sua campanha multimeios, a primeira desenvolvida pela Stream and Tough Guy (SaTG) para a Marca, em que com alguma sátira, caricatura e humor, procurou desmitificar o tema utilizando alguns dos mais comuns sintomas associados a esta fase da vida das mulheres.

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Vantagens competitivas

Em 2024 a Marca lançou uma app de exercício físico e bem-estar para todas as pessoas, com ou sem seguro da Médis.

O Médis Active, disponível sem qualquer custo, oferece centenas de atividades saudáveis e conteúdos personalizados que promovem um estilo de vida saudável nas áreas de fitness, nutrição e mindfulness.

Como saúde gera saúde, o principal objetivo da Médis é ativar em todas as pessoas um estilo de vida mais saudável, premiando os seus comportamentos ativos com diamantes que podem ser convertidos em recompensas equivalentes a até 200 €/ano em vales de compras de parceiros ou donativos a associações ligadas a causas de saúde e clima.

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