LOCARENT
LOCARENT Logo

LOCARENT

A Locarent é uma empresa de Renting Automóvel com 20 anos de atividade, especializada em aluguer operacional e gestão de frotas – viaturas ligeiras, pesados e motociclos. Orgulha-se de ser uma empresa 100% portuguesa, fruto de uma parceria entre os grupos Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco. Prima por ser uma empresa voltada para a mobilidade integrada e sustentável, contando já com 37% da sua frota eletrificada, mais de 5000 viaturas.

trivia block illustration

Sabia que?

A Locarent é detida 50% pela Caixa Geral de Depósitos e 50% pelo Novobanco, e é a única empresa de Renting Automóvel 100% portuguesa.

Sabia que?

No Renting os clientes pagam apenas pela utilização da viatura. Beneficiam de todos os serviços incluídos (manutenção, seguro, viatura de substituição, pneus e muito mais...) numa renda fixa mensal, e não têm se se preocupar com imprevistos.

Sabia que?

Atualmente, a Locarent é a única empresa de Renting Automóvel, em Portugal, que oferece renting de motociclos e de viaturas pesadas.
brand avatar image
Luís de Carvalho
Administrador
brand avatar image
Pedro Marques
Administrador
brand avatar image
Maurício Marques
Diretor de Marketing
Visitar marca

Valores da marca

A Locarent incorpora os valores fundamentais de integridade, proximidade e proatividade, sempre com a ambição de elevar a Qualidade de Serviço e a Capacidade de Aconselhamento ao Cliente no mercado no qual opera.

Esta abordagem passa por oferecer soluções de mobilidade inovadoras, completas e adequadas às necessidades de cada Cliente, para que o tempo e o foco sejam direcionados ao que realmente importa.

A visão da Marca foca-se em alcançar uma posição de liderança no mercado português de Renting, contribuindo positivamente com os seus valores para esta atividade. Alcançar o prémio Superbrands eleva a Marca e os seus Valores para um patamar de Excelência, o que coloca uma exigência ainda maior em tudo o que faz, procurando fazer da Qualidade de Serviço um fator diferenciador, cada vez mais reconhecido pelos seus clientes.

Desde há 20 anos que a Locarent tem vindo a consolidar o seu ADN, marcado pela inovação e dedicação. Com o propósito de unir as necessidades do presente às tendências do futuro, a sustentabilidade do planeta é uma prioridade.

A Locarent acredita que o futuro da mobilidade promete uma mudança transformadora neste domínio e está, assim, empenhada em fazer parte das soluções que ligam o presente ao futuro.

LOCARENT

Produtos e desenvolvimentos futuros

Num dia a dia cada vez mais exigente, o Renting Automóvel surge como um produto “chave na mão”, simples e fácil, e sem burocracias com o propósito de facilitar a vida aos utilizadores.

O Renting Automóvel é uma solução completa de financiamento automóvel, através da qual é facultado o acesso a uma ou mais viaturas, durante o período de tempo e número de quilómetros adequados a cada necessidade, integrando um conjunto de serviços ideal para garantir a máxima mobilidade.

Ao longo dos últimos anos, a Locarent tem vindo a inovar e a adaptar o seu negócio às constantes alterações do mercado em que se insere.

Em 2022, a Marca lançou o Renting de Usados, como complemento à oferta numa altura em que o mercado automóvel tinha vindo a sofrer grandes restrições à produção resultantes do contexto económico, muito por conta da situação pandémica que assolou o Mundo.

Em 2024, ano em que comemora 20 anos de história, a Locarent lançou dois novos serviços inovadores no mercado: o Renting de Motociclos, em parceria com a Honda, e o Renting de Veículos Pesados, em parceria com a IVECO. Esta aposta reflete, por um lado, a crescente necessidade de diversificar a oferta, e por outro, o compromisso com a inovação e a visão de garantir uma solução completa de mobilidade. Ainda em 2024, a Locarent deu um passo decisivo rumo à mobilidade sustentável, lançando a campanha “Regresso ao Futuro”. Esta iniciativa pioneira permite aos clientes antecipar o futuro da sua frota automóvel, oferecendo a possibilidade de rescindir antecipadamente o(s) contrato(s) em vigor e trocar por viaturas eletrificadas. Com esta campanha, os clientes podem beneficiar das mais recentes tecnologias disponíveis no mercado, antes do previsto.

Entre as vantagens destacam-se: isenção de despesas de rescisão, tributação autónoma e IVA reduzidos para empresas, redução de consumos, aumento do conforto e segurança, e alinhamento com as metas ESG.

Mercado

O mercado de Renting automóvel representa, hoje, cerca de 15% do total das vendas de veículos ligeiros de passageiros em Portugal (fonte: ALF e ACAP).

A Locarent posiciona-se atualmente no mercado como a terceira maior gestora de frota em Portugal, segundo dados da ALF – Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, contando com cerca de 16.000 viaturas sob gestão.

Com o mercado automóvel em franca transformação, a Locarent atinge um marco importante em 2024, com uma representação de 50% de viaturas eletrificadas, híbridos plug-in e 100% elétricos, nas suas vendas, contanto, assim, com uma diferença de mais 23% face às vendas do mercado nacional, no âmbito da eletrificação das viaturas.

LOCARENT

Comunicação

A Locarent privilegia uma estratégia de comunicação assente em três pilares: movimento, conectividade e proximidade. Estes conceitos traduzem-se numa identidade de Marca, renovada em 2019, que se coaduna com a simplicidade cada vez mais exigida às Marcas presentes em ambientes digitais.

Foi, também, com base neste posicionamento que a Locarent criou o portal myLocarent, onde os clientes (empresas e particulares) podem proativamente gerir a sua frota automóvel, tratar documentação, consultar informações das viaturas, assim como visualizar de uma forma macro e em formato “dashboard” todas as estatísticas relacionadas com os seus contratos.

Dentro do âmbito da mobilidade, responsabilidade social e proximidade, a Marca tem vindo a criar projetos e parcerias. Foi neste sentido que fundou uma parceria com a Associação Salvador, criando campanhas conjuntas, não só de prevenção da sinistralidade rodoviária, mas também de angariação de fundos para ajudar a causa e os beneficiários da mesma.

Em meados de 2023, a empresa criou o programa “Care on Locarent” baseado num conjunto de iniciativas que visam cuidar dos seus colaboradores e clientes, sob a forma de um processo recorrente que cria um círculo virtuoso de atenção e geração de felicidade.

Em 2024, a Marca celebrou o seu vigésimo aniversário num evento marcado pela integração e envolvimento dos seus parceiros, colaboradores e clientes. Neste evento – que se elevou para além da celebração – a Marca desafiou todos os presentes a idealizarem o “Carro do Futuro”. E foi com recurso à inteligência artificial e à impressão tridimensional que a Locarent o apresentou, unindo o presente ao futuro.

LOCARENT

Vantagens competitivas

A Marca aponta sete pilares que ajudam a manter as vantagens da Locarent aliadas ao produto: eficiência, imagem, comodidade, flexibilidade, economia, assistência e segurança.

A empresa destaca-se pela otimização e qualidade no momento da entrega das viaturas, consultoria fiscal, apoio e externalização da gestão de frota, serviço de pós-venda adaptável, seguro automóvel alargado e sem agravamento em caso de sinistro, linha de apoio disponível 24 horas, opção de escolha de viatura de “A a Z” customizada e adaptada, e apoio à renovação de frotas, beneficiando sempre das melhores rendas disponíveis.

A Locarent está presente em todo o território nacional, esta abrangência deve-se à rede de balcões e agências dos acionistas, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco, ajudando, assim, a manter um contacto próximo entre os clientes, a empresa e o produto.

Por outro lado, a Locarent é uma empresa autónoma, cujo processo de decisão está exclusivamente dependente de si. Desta condição resulta agilidade em processos de decisão e flexibilidade nas soluções a criar a todo o momento.

A Marca destaca-se ainda por ter uma equipa multidisciplinar com vasto conhecimento e experiência no sector Automóvel, mais especificamente no sector de Renting Automóvel e parcerias, para garantir melhor serviço e especialização.

Por fim, importa referir que a Locarent mantém a sua essência desde a sua constituição, há 20 anos: com os mesmos acionistas, a mesma designação, os mesmos valores e o mesmo foco. Este quadro de estabilidade aporta necessariamente credibilidade a uma relação que se pretende de longo prazo.

Parceiros