LIMIANO
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LIMIANO

Limiano simboliza a arte de produzir o autêntico queijo flamengo em Portugal. Ao longo de mais de 50 anos de história, Limiano tem estado presente na vida das famílias portuguesas. Seja com a bola em casa dos pais ou dos avós até às práticas fatias, Limiano concilia a tradição com a inovação. A missão da Marca é transformar momentos simples de pequeno-almoço e lanche em bons momentos passados em família.

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Sabia que?

Em 1990 e já líder de mercado, Limiano fazia 80% das vendas num raio de 100 kms de Ponte de Lima. A sua única vendedora contactava todos os clientes por telefone.

Sabia que?

De forma a demonstrar o orgulho em ser uma Marca portuguesa, Limiano criou um selo Produzido em Portugal que simboliza a sua forte ligação emocional às famílias portuguesas.

Sabia que?

Em 2012 Limiano lançou um Casting Nacional aos seus consumidores, no qual a família vencedora passou a fazer parte da história da Marca, participando no seu anúncio de TV.

Sabia que?

Para celebrar o lançamento do novo Limiano Amanteigado Menos 50% Gordura, fez-se um Flashmob na fábrica com todos os colaboradores. A sua publicação no Facebook mostrou a alegria que é trabalhar com esta Marca.

Sabia que?

As Fatias da Bola Limiano são as únicas redondas do mercado do queijo flamengo porque são cortadas da tão tradicional Bola do Queijo Limiano.

Sabia que?

Limiano tem mais de 50.000 fãs no seu Facebook, com os quais comunica diariamente.

Valores da marca

Para definir esta Marca bastam três palavras: Genuíno, Tradição e Família. Limiano é a Marca que faz parte da família há mais de 50 anos e ao longo de toda a sua história manteve-se fiel à sua imagem original, através do seu formato mais emblemático: a famosa e tosca bola Limiano. Limiano é o símbolo do autêntico queijo flamengo português e construiu a sua história conciliando tradição e inovação, desenvolvendo assim uma gama de queijos portugueses do segmento flamengo e mais recentemente do prato nacional.

A família é um valor que, embora sempre presente, só foi comunicado de forma mais explícita em 2010, tendo sido integrada na assinatura da Marca: “Limiano. O Queijo que faz parte da Família.”. Por ser o queijo que acompanhou gerações, consensual no seio da família, levou a que se explorasse o elo emocional que existe entre os consumidores e a Marca.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Toda a gama de produtos de queijo flamengo Limiano é produzida a partir da tão tradicional Bola e durante quase 40 anos este foi o único produto vendido pela Marca, evoluindo posteriormente para formatos práticos como as fatias da bola, cortadas diretamente da tão tradicional bola Limiano.

O segmento “light”, onde a Marca Limiano é líder de mercado é um dos pilares de crescimento da Marca, com propostas de valor em vários formatos. Em 2011, Limiano apostou num mercado novo com o lançamento do Amanteigado de Vaca e Ovelha e um ano mais tarde lança o Amanteigado de Vaca e Ovelha com menos 50% de gordura.

Ainda este ano Limiano promete voltar a deixar todos de boca aberta com as Fatias de Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha. Estas fatias pretendem trazer mais sabor e uma textura mais amanteigada ao segmento das fatias, através da introdução do leite de ovelha, em vez da tradicional utilização do leite de vaca do Queijo Flamengo.

Mercado

O mercado do Queijo total (retalho) vale cerca de 58.000 tons e 430 milhões de euros. Limiano atua nos 2 maiores segmentos do queijo: o flamengo (41%), onde é líder em valor, e o prato nacional (27%), onde entrou em 2011 com o Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha.
No geral o mercado do queijo está estável e assiste-se a uma transferência de consumo para formatos mais convenientes, como as fatias, e para formatos mais económicos.

O contexto económico e social levou ao aparecimento e crescimento considerável das Marcas de Distribuição, mas Limiano consegue manter a liderança, graças à diferenciação dos seus produtos e ao elo emocional que estabelece há mais de 50 anos com as famílias portuguesas. O segmento light de flamengo, no qual Limiano é líder de mercado, vale 1.200 tons, onde até há pouco tempo não havia qualquer proposta de Marcas de Distribuição.

É ainda pouco representativo (5% do flamengo) mas é muito importante para o target que se preocupa com o bem-estar, que é uma tendência do mercado português. Limiano é a Marca “top of mind” do queijo português e a Marca de queijo preferida dos portugueses.

Comunicação

Tudo começou em 1997 quando Limiano se lançou para aquela que viria a ser a sua primeira campanha feita de uma forma sustentada: a memorável campanha do “Feio”. O “advertising property” (a caricatura do genuíno) estava focado nas características do produto, com a assinatura “O Flamengo que é queijo”, tendo mais tarde passado para um enfoque em quem produz o queijo (Flamengo genuíno feito por gente genuína) e em 2008 no consumidor (Genuinamente loucos por Limiano).

Em 2010 com a assinatura “O queijo que faz parte da Família”, lançou-se a campanha “A história continua” focada nas Fatias da Bola Limiano, fazendo-se o transporte do prazer do passado para os dias de hoje, conciliando os seus valores de genuinidade e tradição com a funcionalidade indispensável dos tempos modernos. Após o lançamento do Amanteigado com a campanha “Boca aberta” em 2011, a Marca apostou na extensão à versão “light” deste “sku”, baseando a sua comunicação em TV, POS e online. Este queijo, que partilha das mesmas dualidades que o Amanteigado de Vaca e Ovelha, tem a grande vantagem de ter metade da gordura, com um excelente compromisso de sabor.

Ainda em 2012, apoiado por um plano de comunicação integrado, a grande ativação da Marca centrou-se no Casting Familiano, onde as famílias portuguesas foram convidadas a participar e a vencedora ganhou a possibilidade de passar a fazer parte da história da Marca, participando no anúncio “Momentos Derretidos”.

Vantagens competitivas

Limiano é o símbolo da tradição do queijo Flamengo e transporta para os dias de hoje a arte de saber fazer um queijo para toda a família. A chave para o sucesso da Marca tem sido a sua capacidade de se reinventar. Desde muito cedo que a paixão da Marca se centra em desenvolver produtos novos, cada vez mais adaptados às necessidades dos consumidores.

Foi por isso que apostou no Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha em 2011, trazendo a Marca líder do queijo Flamengo para o segmento prato nacional. Já em 2012, mantendo todos os elementos do Amanteigado de Vaca e Ovelha, lançou a versão com Menos 50% de Gordura que tem, também, uma embalagem diferenciadora na categoria e deixa todos de boca aberta pelas suas dualidades: é um queijo de textura amanteigada mas é fácil de cortar; é artesanal mas sofisticado; é de uso diário mas também para os momentos mais especiais; é um mimo para “mim” e para toda a “minha família”; é deliciosamente saboroso mas tem metade da gordura. Ao longo de mais de meio século de existência, a Marca tem recebido inúmeros prémios de que muito se orgulha.

O galardão de Superbrands que recebe pelo 7o ano consecutivo é um deles. Este ano a Marca foi distinguida com o Master da Distribuição na categoria de Queijo e ainda com o “Grande Prémio da Distribuição”, escolha feita pelos maiores distribuidores entre 27 categorias de FMCG em Portugal, sendo o voto espontâneo e não direcionado. Este prémio é um reconhecimento pelo trabalho de inovação efetuado em Portugal em 2011.

Para a Marca, no entanto, o maior reconhecimento é o que advém dos seus consumidores que continuam a eleger Limiano como o seu queijo de sempre, alicerçando o desejo da Marca de fazer cada vez mais e melhor.

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