LEROY MERLIN
A LEROY MERLIN é uma empresa especializada na venda de soluções para a Casa, conjugando produtos e serviços nas áreas da bricolage, construção, decoração e jardim. Assume um posicionamento omnicanal, com uma presença crescente no e-commerce, para facilitar a vida dos seus clientes particulares e profissionais. Há 20 anos em Portugal, é uma empresa com propósito — o de melhorar o “Habitat”, tornando-o mais sustentável, e gerar valor humano, ambiental e económico em toda a sua atividade.
Sabia que?
• A LEROY MERLIN surge de uma história de amor entre Adolphe Leroy e Rose Merlin que abriram as primeiras “Stock Américain” em França no ano de 1923. Os filhos de Adolphe e Rose asseguraram o negócio e fizeram nascer a Marca LEROY MERLIN.
Sabia que?
• A primeira loja LEROY MERLIN em Portugal abriu em 2003, em Gondomar.
Sabia que?
• O processo de fusão entre as Marcas AKI e LEROY MERLIN permitiu fortalecer a posição de liderança da empresa no mercado nacional, que conta atualmente com 50 lojas em todo o país.
Sabia que?
• A empresa tem mais de 6.000 colaboradores, distribuídos entre lojas e sede. 99% dos colaboradores em Portugal são também acionistas, com base da estratégia da Employer Value Proposition da Marca.
Sabia que?
• A LEROY MERLIN realiza, anualmente, relatórios de sustentabilidade que ajudam a refletir o percurso da Marca no caminho do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis.
Diretora de Marketing Data Driven da Leroy Merlin Portugal
Valores da marca
A missão da LEROY MERLIN é fazer da casa um lugar mais positivo para viver. Para o conseguir, a empresa estabeleceu um roteiro de iniciativas e metas de sustentabilidade, composto por 24 compromissos da “Casa do Impacto Positivo”.
A Marca quer ser útil a si própria, aos outros e ao mundo, fazendo da LEROY MERLIN uma “Empresa Plataforma com Impacto Positivo” que fornece todas as soluções de produto, serviço, tecnologia e profissionais, gerando impacto positivo em tudo o que faz, contribuindo para um futuro melhor para todos.
Independentemente da função ou grau de responsabilidade, na LEROY MERLIN é fomentada a partilha do Querer, Saber, Poder e Ter. Sempre que se quer fazer mais, aprende-se, e à medida que se pode inovar, conseguem-se melhores resultados. Fomenta–se também o Ser: ser Autêntico, sempre que se procura a melhor versão de nós mesmos; ser Aberto, sempre que se está disponível para continuar a aprender e se tem a coragem para dar e receber feedback; ser Interdependente, sempre que se trabalha com outros e para os outros; ser Impactante, quando se arrisca, se pensa fora da caixa e, acima de tudo, sempre que se surpreende o cliente. Estes são os valores que a LEROY MERLIN passa a todos os colaboradores e que, naturalmente, fazem parte da cultura da empresa.
Produtos e desenvolvimentos futuros
A LEROY MERLIN vende soluções completas, juntando uma grande diversidade de produtos e serviços, em vários canais, para facilitar a experiência de compra e a vida dos seus clientes.
Especialistas no desenvolvimento, execução e implementação de projetos para a Casa,
a empresa assegura uma solução completa, desde a inspiração à concretização, complementando com serviços como financiamento, entrega ou instalação e acompanhamento especializado em todas as fases.
Mais do que produtos, a LEROY MERLIN oferece soluções, disponibilizando mais de 350 serviços durante toda a jornada do cliente: pré-compra, compra e pós-compra. Para além dos serviços, conta com mais de 120.000 produtos e cerca de 50.000 referências em stock nas lojas, ao serviço de cada projeto e necessidade dos clientes.
Em termos de oferta para o futuro, a LEROY MERLIN aposta cada vez mais em produtos positivos, através de uma abordagem “Eco-Design” na construção do produto, que tem em conta o impacto ambiental em todo o ciclo de vida do mesmo. Criteriosos com quem se associam — têm muito presente o impacto positivo — querem ter ao lado parceiros que garantam uma ética ambiental e produtos concebidos de forma sustentável.
Mercado
O mercado tem evoluído muito rapidamente e os consumidores estão cada vez mais ativos e exigentes, mais entendedores do que pretendem, informados e criteriosos nas suas escolhas. Neste contexto desafiante, a LEROY MERLIN tem a ambição de evoluir de uma empresa de retalho tradicional para uma empresa plataforma omnicanal, com uma perspetiva centrada no cliente e na análise de dados (Data Driven). A LEROY MERLIN acredita que os dados permitem oferecer um melhor serviço, cada vez mais relevante para os clientes. Com um forte foco na personalização dos conteúdos, o futuro da empresa passa por ser cada vez mais eficaz no alcance dos resultados, exatamente por ser mais ágil a escolher as mensagens corretas para cada cliente ou potencial cliente.
De líder na venda de produtos, a LEROY MERLIN caminha para ser líder na venda de soluções (produto + serviço) em omnicanalidade (fonte: Ipsos Apeme — relatório final “Preferência dos portugueses nas suas compras para a casa”, agosto 2023).
Uma experiência que facilita a ligação entre todos os pontos de contacto da Marca, com
o propósito de dar uma melhor e mais integrada experiência aos consumidores.
Comunicação
A comunicação é um aspeto muito valorizado na LEROY MERLIN, uma vez que é uma ferramenta para transmitir mensagens, informar e aproximar a Marca do público.
As primeiras campanhas em televisão tiveram lugar em 2016, com o conceito “LEROY MERLIN, tal como imaginado”, que pretendia sustentar o seu posicionamento e apelar à imaginação de todos — uma mensagem que permanece até à atualidade. Agora, a empresa aposta em novos formatos.
Com foco na proximidade aos clientes e no impacto positivo que deixa, quer passar de ser percecionada como uma Marca de retalho para uma Marca positiva. Escutar o que os clientes dizem é fundamental para a Marca, que tem vindo a planear campanhas alavancadas naquilo que os clientes transmitem. A título de exemplo, a nova campanha que explora o conceito “Com a LEROY MERLIN, sinto-me em casa”, reforça esta adaptação de discurso à evolução que pretende fazer. O objetivo é que todos os consumidores vejam a LEROY MERLIN como uma Marca presente, que está ao lado dos portugueses, com todas as soluções para transformar qualquer casa numa casa de sonho. Apesar de vivermos num mundo cheio de incertezas, a Marca quer mostrar que as casas podem ser sempre “o nosso mundo”.
A par do processo de reposicionamento, a Marca está também empenhada em produzir conteúdos inspiradores, ajustados a cada um dos canais. A comunicação é feita num tom cada vez mais descontraído, sobretudo em plataformas como as redes sociais, com o intuito de fomentar essa aproximação, porque quando se fala de uma casa, fala-se de um local muito próprio, com muito valor para cada pessoa.
Vantagens competitivas
As vantagens competitivas da LEROY MERLIN assentam na oferta de soluções integradas que acompanham o cliente em todas as suas jornadas de compra, a presença omnicanal
e o serviço personalizado.
Ainda assim, mais do que serviços, as vantagens competitivas estão diretamente ligadas com o seu compromisso ambiental. Para se diferenciar no mercado e reforçar o seu posicionamento enquanto “Empresa Plataforma com Impacto Positivo”, a LEROY MERLIN coloca a sustentabilidade no coração do negócio e promete continuar a impactar positivamente as casas dos portugueses, a economia do país e o “Habitat”, através de marketplace e circuitos curtos, eco-inovações e um papel fundamental na promoção da sustentabilidade.