LACOSTE
LACOSTE Logo

LACOSTE

René Lacoste foi mais do que um brilhante e elegante jogador de ténis francês, foi um inventor que questionou o “status quo” de uma época e mudou o desporto. Revolucionou o vestuário desportivo masculino com a criação do icónico Pólo L1212 e trouxe à prática desportiva uma nova liberdade de movimentos. A LACOSTE traduz este espírito até aos dias de hoje.

trivia block illustration

Sabia que?

São necessários 25 quilómetros de fio para fazer um pólo Lacoste.

Sabia que?

O fundador da Marca, René Lacoste, foi inventor e designer: uma das suas criações foi a primeira máquina de lançar bolas de ténis.

Sabia que?

A LACOSTE foi a primeira Marca de moda a ter um logótipo visível na parte de fora das peças.

Sabia que?

A LACOSTE participa na Campanha "Save Your Logo": empresas privadas ou outras instituições participam na preservação da biodiversidade, através de projetos de proteção do animal representado no seu logótipo.

Sabia que?

Em 2010, vários pólos LACOSTE passaram a fazer parte da coleção do Museu de Artes Decorativas, em Paris.

Sabia que?

Felipe Oliveira Baptista, Designer português, é o Diretor Criativo da LACOSTE desde 2010.

Sabia que?

A LACOSTE vende dois artigos por segundo, a nível mundial.
Joaquim Pedro Fidalgo Álvaro Pássaro
CEO Lacoste Portugal
Visitar marca

Valores da marca

A história do crocodilo começa nos courts de ténis em 1927, no decorrer da Taça Davis. René Lacoste e o capitão da equipa francesa fizeram uma aposta: se René ganhasse um importante jogo para a equipa, o colega dar-lhe-ia uma mala de crocodilo. René ganhou o jogo e a alcunha de “crocodilo”, que ganhou vida pela primeira vez na imprensa norte-americana, foi imediatamente abraçada pelo público já que simbolizava na perfeição a tenacidade demonstrada por René nos courts de ténis.

O amigo de René, Robert George, desenhou um crocodilo que foi bordado no blazer que usava nos jogos e assim nasceu uma lenda.
Autenticidade, audácia, elegância e “joie de vivre” são pilares herdados dos anos 30 e que fazem da LACOSTE uma Marca de sucesso a nível mundial.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A linha LACOSTE LAB cria uma ligação entre a herança da Marca e o seu futuro, através da co-criação, com parceiros selecionados, de edições limitadas de artigos de desporto, que conjugam design e inovação tecnológica – uma bicicleta, skis ou uma prancha de surf são alguns exemplos desta linha.
A constante renovação da Marca é bem visível nas Edições de Colecionador, lançadas anualmente desde 2006. Através de parcerias com diferentes designers, o famoso pólo LACOSTE é reinterpretado e disponibilizado em edição limitada.

Para celebrar os 80 anos da LACOSTE em 2013, o designer britânico Peter Saville desafiou a identidade da Marca e, nas coleções que desenvolveu a propósito da efeméride, demonstrou que o logo é tão inerente à identidade da Marca que continua reconhecível mesmo quando é alterado. A conclusão do designer? A identidade LACOSTE é imortal.

Felipe Oliveira Baptista, Designer português e Diretor Criativo da Marca desde 2010, tem vindo a fazer um trabalho notável em capitalizar o património rico e intemporal da Marca e, simultaneamente, trazer novidade e relevância. Em todas as coleções há um equilíbrio entre a herança LACOSTE e a tradução de novos códigos, um cunho pessoal que assegura a renovação da Marca e a sua projeção para o futuro.

Mercado

O universo LACOSTE estende-se por todo o mundo, com mais de 1.200 boutiques, 30 lojas online e 10.000 clientes “wholesale” em 120 países. Em 2012, a Marca alcançou um volume global de negócios de 1,8 mil milhões de euros, dos quais 90% fora de França.

Em 2011, foram vendidos mais de 13,8 milhões dos famosos pólos. Enquanto lemos este “case”, são vendidos mais de 300 artigos LACOSTE. A Marca vende dois artigos por segundo, a nível mundial.

Comunicação

80 anos passados, a Lacoste continua a reinventar-se e representa um estado de espírito, um modo de vida. Nos últimos anos, a Campanha “Un peu d’air sur terre” (“Um pouco de ar na terra”) retratou uma Marca leve, elegante e etérea. Em 2011, o conceito “Unconventional Chic” (“Chic não convencional”) apresentou o Pólo L1212 como o derradeiro acessório de moda e emblema de uma nova atitude, afastando-se das ideias dogmáticas de moda e do estilo convencional.

Vantagens competitivas

A LACOSTE é uma Marca com elevada notoriedade, reconhecida por várias gerações que usam os seus artigos e confirmam a qualidade dos seus produtos.

A evolução é percecionada por parte do consumidor que continua a apostar na Marca. Rejuvenescendo ano após ano, soma diferentes produtos à sua gama, apostando na perfumaria e na marroquinaria, passando pela relojoaria, mas nunca esquecendo o mítico pólo que originou a sua História.

Parceiros