Vantagens competitivas
São múltiplas e reconhecidas as vantagens competitivas do ISQ. Indústria, Tecnologia e Inovação são as premissas que pautam o trabalho desenvolvido pelo Grupo, que entrega “valor” ao mercado de forma transparente, credível, consistente e responsável. Contabiliza já mais de 500 projetos internacionais de Inovação e mais de 20.000 cursos de Formação Profissional.
O Grupo tem experiência em múltiplos sectores de atividade e está presente em diferentes geografias, onde oferece serviços inovadores e com valor acrescentado, nomeadamente através dos seus 16 laboratórios acreditados.
O ISQ é hoje uma referência incontornável no mercado dos serviços de inspeção, ensaios, formação técnica e consultoria técnica, reconhecido pela sua independência e qualidade de serviço, e pela sua forte aposta na investigação, desenvolvimento e inovação.
Com uma vasta rede de parceiros de Investigação e Desenvolvimento, bem como de parceiros empresariais a nível nacional e internacional, conta com uma equipa de profissionais experientes e qualificados, o que lhe permite ser hoje uma Marca que transmite confiança, idoneidade e profissionalismo.
São muitos os Prémios e Distinções que tem recebido ao longo de mais de 60 anos, prova incontestável do seu estatuto de Marca de Excelência. De destacar: Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, entregue pelo Senhor Presidente da República em 2010; Best of Technological Portugal na categoria de Sustentabilidade em 2019; Best of Technological Portugal na categoria de Mobilidade em 2018; Fujitsu Innovation Awards – Digital Co-Creation Process em 2018; Company with Best Service Quality atribuído pela EDP em 2018; distinção para Ação Empresarial na Gala Prémios da Lusofonia, em 2024; e selo ESG atribuído pela CDG em 2025.
Adicionalmente existem outras conquistas que fazem do ISQ uma Marca única no panorama nacional: a Acreditação General Quality Manager do LNEC; ser a primeira empresa portuguesa a integrar um projeto europeu de R&D e a primeira entidade portuguesa independente a efetuar inspeções a veículos automóveis; a formação de mais de 6000 técnicos, entre 1997 e 2000, para a instalação da rede de Gás Natural em Portugal; a fiscalização geral e o acompanhamento da manutenção da Ponte 25 de Abril, desde 1988; a inspeção dos meios de apoio para o foguete Ariane V; e a coordenação da segurança no Porto Espacial Europeu, em Kourou, para a ESA.