Produtos e desenvolvimentos futuros
A Iberdrola tem vindo a consolidar a sua posição de referência no sector energético português através de uma aposta contínua em soluções sustentáveis e inovadoras. Após ter sido a primeira comercializadora a disponibilizar, em Portugal, um portefólio de planos de eletricidade 100% verde, lança em 2025 o programa +Iberdrola, que valoriza a permanência dos clientes através da atribuição de um saldo anual para abater na fatura, gerido através da App Iberdrola.
É, em 2025, uma das poucas utilities em Portugal com atuação integrada nos segmentos de produção e comercialização de eletricidade, liderando o mercado de grandes consumidores.
A sua atuação em Portugal vai além da comercialização: com ativos de norte a sul, a Iberdrola já investiu mais de 2,2 mil milhões de euros em projetos de produção de energia renovável, com uma capacidade instalada superior a 1,2 GW, permitindo-lhe produzir energia através da água, do sol e do vento.
O Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), com um investimento superior a 1.500 milhões de euros e 1.158 MW de capacidade instalada, é um dos maiores projetos de energias renováveis em Portugal nos últimos 25 anos. Composto pelos aproveitamentos do Alto Tâmega, Daivões e Gouvães, destaca-se pela sua capacidade de armazenamento de 40 GWh, funcionando como uma “gigabateria”.
Ao projeto hidroelétrico do Tâmega, somam-se as sete centrais solares, que contaram com um investimento superior a 160 milhões de euros, bem como os três parques eólicos, que somam uma potência de 92 MW.
A preservação da biodiversidade é parte integrante dos projetos de produção de energia renovável. Destacam-se ações como a reflorestação, controlo de espécies invasoras e projetos como a criação de Centros de Reprodução de Espécies Autóctones.
Através do projeto Convive, a Iberdrola promove práticas sustentáveis como o pastoreio de ovelhas e a instalação de colmeias nos parques solares, permitindo a colheita de mel 100% local e sustentável.