IBERDROLA
IBERDROLA Logo

IBERDROLA

A Iberdrola lidera há mais de 20 anos a transição energética global com foco num modelo 100% verde. Em Portugal desde 2003, já investiu mais de 2.200 milhões de euros em projetos de produção de energia renovável (solar, hidroelétrica e eólica), oferecendo um ecossistema de soluções que permite aos consumidores contribuir para a poupança do planeta, enquanto poupam na fatura, com planos de eletricidade 100% verde, soluções de energia solar e mobilidade elétrica.

trivia block illustration

Sabia que?

A Iberdrola já investiu mais de 2.200 milhões de euros em projetos de produção de energia renovável, em Portugal, nos últimos 20 anos.

Sabia que?

Em 2024, a Iberdrola foi responsável por 17% do fornecimento de eletricidade em Portugal.

Sabia que?

A Marca é, em 2025, o maior comercializador de energia no segmento de grandes consumidores em território nacional (fonte: ERSE, Boletim do Mercado Liberalizado de Eletricidade, abril 2025).

Sabia que?

A Iberdrola construiu um dos maiores projetos hidroelétricos na Europa nos últimos 25 anos – o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, com capacidade para armazenar 40 milhões de kWh, equivalente à energia consumida por 11 milhões de pessoas durante 24 horas nas suas casas.

Sabia que?

A Iberdrola é a 2.ª maior utility do mundo e a maior da Europa (fontes: Bloomberg – Cotação de Ações 2025, Financial Times – Perfil do Mercado 2025).
brand avatar image
Carolina Varela
Head of Brand, Communication and Sponsorships na Iberdrola Clientes Portugal
brand avatar image
Inês Domingos
Brand and Sponsorship Manager na Iberdrola Clientes Portugal
brand avatar image
Joana Balsa
Diretora de Marketing na Iberdrola Clientes Portugal
Visitar marca

Valores da marca

A Iberdrola, a maior utility da Europa e a 2.ª maior do mundo, constrói a sua identidade com base em valores que refletem uma visão sustentável, inovadora e inclusiva do sector energético. O compromisso com a eletrificação está no centro da sua atuação, através do investimento contínuo em fontes renováveis, na preservação da biodiversidade, na digitalização e experiência do cliente, com ações concretas nos mercados onde opera e geografias onde desenvolve os seus projetos.

Com presença em dezenas de países, a Iberdrola tem consolidado a sua posição como referência mundial no sector energético, através de uma estratégia centrada na sustentabilidade, inovação e satisfação do cliente. Em Portugal, o Ecossistema Iberdrola permite aos clientes consumir energia 100% renovável, com soluções que incluem produção, armazenamento e venda de excedentes, carregamento elétrico em casa e na via pública, e serviços de manutenção.

A empresa oferece um “contrato com a natureza”, promovendo poupança e sustentabilidade, enquanto lidera a mudança de mentalidades rumo à eletrificação e à igualdade de oportunidades.
A inovação tecnológica, a modernização das redes e a aposta numa produção diversificada tornam o seu modelo energético mais eficiente e resiliente. Paralelamente, a Iberdrola assume uma componente social na sua ação, promovendo a igualdade de género — através do apoio ao futebol feminino — e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais, através dos diversos projetos de produção de energia renovável em curso e das iniciativas adjacentes ao desenvolvimento dos mesmos.

A proximidade com os clientes é um dos pilares da Marca, que tem vindo a reforçar a sua presença em todos os distritos do país através de uma rede nacional de lojas, onde disponibiliza soluções ajustadas às necessidades locais, um serviço fiável e transparente e uma aposta contínua na digitalização, com o objetivo de simplificar a experiência e fortalecer a confiança junto de todos os públicos.

IBERDROLA

Produtos e desenvolvimentos futuros

A Iberdrola tem vindo a consolidar a sua posição de referência no sector energético português através de uma aposta contínua em soluções sustentáveis e inovadoras. Após ter sido a primeira comercializadora a disponibilizar, em Portugal, um portefólio de planos de eletricidade 100% verde, lança em 2025 o programa +Iberdrola, que valoriza a permanência dos clientes através da atribuição de um saldo anual para abater na fatura, gerido através da App Iberdrola.

É, em 2025, uma das poucas utilities em Portugal com atuação integrada nos segmentos de produção e comercialização de eletricidade, liderando o mercado de grandes consumidores.

A sua atuação em Portugal vai além da comercialização: com ativos de norte a sul, a Iberdrola já investiu mais de 2,2 mil milhões de euros em projetos de produção de energia renovável, com uma capacidade instalada superior a 1,2 GW, permitindo-lhe produzir energia através da água, do sol e do vento.

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), com um investimento superior a 1.500 milhões de euros e 1.158 MW de capacidade instalada, é um dos maiores projetos de energias renováveis em Portugal nos últimos 25 anos. Composto pelos aproveitamentos do Alto Tâmega, Daivões e Gouvães, destaca-se pela sua capacidade de armazenamento de 40 GWh, funcionando como uma “gigabateria”.

Ao projeto hidroelétrico do Tâmega, somam-se as sete centrais solares, que contaram com um investimento superior a 160 milhões de euros, bem como os três parques eólicos, que somam uma potência de 92 MW.

A preservação da biodiversidade é parte integrante dos projetos de produção de energia renovável. Destacam-se ações como a reflorestação, controlo de espécies invasoras e projetos como a criação de Centros de Reprodução de Espécies Autóctones.

Através do projeto Convive, a Iberdrola promove práticas sustentáveis como o pastoreio de ovelhas e a instalação de colmeias nos parques solares, permitindo a colheita de mel 100% local e sustentável.

Mercado

Nas últimas duas décadas, a empresa alcançou uma capacidade instalada de mais de 2.000 MW, sendo líder no fornecimento de energia no segmento de grandes consumidores em Portugal.

Este posicionamento sólido reflete-se também na ambição de replicar esse sucesso no mercado residencial, apostando em soluções energéticas eficientes, sustentáveis e adaptadas às necessidades de cada cliente.

IBERDROLA

Comunicação

A Iberdrola tem vindo a reforçar a sua estratégia de comunicação com um foco claro na proximidade com o consumidor. Esta abordagem traduz-se em campanhas que valorizam relações duradouras e fortalecem os laços emocionais com os clientes. Entre os exemplos mais emblemáticos estão as campanhas 360 “Faça um contrato com a natureza” e “Nota-se logo quando faz um contrato com a natureza”, bem como o programa +Iberdrola, que reconhece e recompensa a ligação duradoura dos clientes à Marca.

A comunicação da Iberdrola estende-se também ao plano social, com iniciativas de grande impacto, como o apoio a todas as competições de futebol feminino, da Federação Portuguesa de Futebol. A campanha “Não há energia como a feminina”, lançada no contexto do Campeonato da Europa 2025, é um exemplo claro do compromisso da Marca com a igualdade de género, através do desporto.

Além das campanhas, a estratégia de comunicação da Iberdrola aposta no reforço dos pontos de contacto com os consumidores — seja através dos canais digitais, como a App Iberdrola e as redes sociais, dos mais de 70 pontos físicos de apoio espalhados pelo país, ou de ações multimeios — sempre com o objetivo de promover a confiança, a transparência e uma relação próxima com todos os públicos.

IBERDROLA

Vantagens competitivas

A Iberdrola destaca-se no mercado português pela experiência que aporta ao sector energético nacional e no âmbito da sua atuação global. Em Portugal, é produtora de energia 100% verde e mantém um compromisso com o país, através dos investimentos em ativos de produção de energia renovável, como o Sistema Eletroprodutor do Tâmega e os sete projetos do leilão solar de 2019, todos atualmente em operação.

A sua aposta constante na inovação tecnológica, na sustentabilidade e no compromisso com a qualidade do serviço ao cliente permite-lhe disponibilizar um ecossistema de ofertas 100% verde, através do qual os consumidores podem alcançar uma poupança efetiva na fatura, enquanto contribuem simultaneamente para a preservação do planeta.

IBERDROLA

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners