GRANT’S
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GRANT’S

Grant’s é sinónimo de originalidade e diferença. A sua visão é nova e inspiradora, com elementos e comportamentos do quotidiano, sugerindo um novo olhar e uma nova forma de encarar a vida. “Try a different Angle” é uma promessa e um desafio da marca.

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Sabia que?

O Grant’s Family Reserve continua a basear-se numa receita criada por William Grant em 1898.

Sabia que?

O Design da garrafa Grant’s é da responsabilidade de Hans Schleger, um refugiado da Alemanha Nazi.

Sabia que?

A marca só teve 6 “master blenders” nos últimos 120 anos, responsáveis por manterem a excepcional qualidade do “blend” de Grant’s de uma forma consistente.
Gisela Martins
Brand Manager
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Valores da marca

A história centenária da Grant’s permite-lhe reclamar para si valores como a originalidade e autenticidade que estão na base de tudo o que a marca propõe aos seus consumidores. Grant’s Blended Scotch Whisky é feito a partir dos melhores Whiskies single malt e de grão, por uma equipa de artesãos altamente qualificados – desde o Whisky Blender mais experiente da Escócia, aos próprios tanoeiros da destilaria Grant’s. O resultado é um Whisky equilibrado, com um sabor frutado e uma qualidade única.

Ao contrário da maioria das empresas de whisky escocês, o facto de a William Grant & Sons ser uma empresa familiar permite-lhe manter uma certa criatividade na produção e conseguir novas perspetivas, ao mesmo tempo que mantém a autenticidade dos seus Whiskies.

Tradição, paixão e conhecimento qualificado são elementos igualmente importantes e que abundam na William Grant & Sons. Atualmente, Girvan, a casa da marca, situada na costa Oeste da Escócia, é reconhecida pelos especialistas por produzir um dos melhores whiskies de grão do mundo.

Produtos e desenvolvimentos futuros

O segredo do delicioso, complexo e suave Grant’s “Blended Scotch Whisky” está no seu fabrico tão especial, feito a partir de uma receita criada há mais de 100 anos por William Grant. A marca tem orgulho em anunciar que alguns dos mais aclamados especialistas de whisky do mundo reconhecem a excelência dos whiskies Grant’s.

Jim Murray, uma das maiores autoridades mundiais em Whisky escocês, elogiou o Grant’s Family Reserve descrevendo-o como “Um Whisky fantástico, um dos “blends” mais complexos de sempre da indústria do Whisky”. Ao combinar tradição com artesãos altamente qualificados e uma grande determinação em inovar, a marca pretende satisfazer os seus consumidores através da qualidade e diversidade de toda a gama de whiskies Grant’s.

Mercado

Grant’s é propriedade da William Grant & Sons. É o whisky mais vendido em Portugal e o 4º mais vendido no Mundo. Tem distribuição em 180 países, sendo que Portugal é o seu 3º maior mercado, a seguir à França e ao Reino Unido. Em Portugal, Grant’s está inserido num mercado maduro que tem apresentado decréscimos na ordem dos 2% nos últimos anos e que vale cerca de 1.6 milhões de caixas de 8,4l.

Apesar disso, Grant’s não só mantém a liderança destacada no total na sua categoria, como consegue apresentar crescimentos acentuados, num mercado do qual já detém 23,5% de quota em volume. A sazonalidade neste mercado é acentuada, representando o Natal cerca de 25% das vendas anuais da categoria.

No Natal de 2008, as vendas, principalmente em hipermercados, sofreram um acentuado decréscimo em relação a 2007, mas Grant’s contrariou a tendência obtendo quotas de 30% em volume, o que aliado a um aumento significativo de preço, é a prova de que consumidores e clientes veem Grant’s como a melhor opção no mercado de whiskies. (Fonte: Dados Nielsen de C&C – ano móvel Dezembro de 2008, Total INA e Hipers Quadrisemana 50-01 de 2009).

Comunicação

Com a mudança de posicionamento, Grant’s sustenta a sua comunicação no conceito “Try a different Angle”, desafiando o seu público-alvo a encarar e a viver a vida sob uma perspetiva diferente. A estratégia de comunicação baseia-se na criação de laços emocionais com os consumidores, através de ações “above” e “below the line” “out of the box” que oferecem uma nova perspetiva, através de experiências memoráveis e relevantes. Um dos exemplos da excelência da comunicação Grant’s foi a criação de uma caixa de supermercado Vip – com serviço prioritário para os consumidores que adquirissem um produto Grant’s. Para além da experiência de serviço e da imagem de exclusividade criadas, esta caixa “prioritária” permitia reduzir o tempo de espera a clientes Grant’s.

A ação permitiu dinamizar a marca tanto junto dos consumidores como do cliente “trade”. Esta ação de comunicação valeu à marca o 1º prémio de Melhor Promoção no ponto de venda no Festival El Ojo 2008, um dos maiores festivais de publicidade do Mundo e que tem como objetivo reconhecer e distinguir as melhores atividades de comunicação e promoção Ibero-Americanas. Depois da associação a marcas “premium”, como a Montblanc ou a Tag Heuer, estratégia utilizada pela Grant’s para elevar o posicionamento da marca a um patamar de prestígio e sofisticação, em 2008 a marca associou-se à Porsche para sortear um Porsche Cayman. Este sorteio decorreu no ponto de venda de Julho a Setembro. Os consumidores Grant’s ao comprarem uma garrafa habilitavam-se a ganhar este extraordinário prémio.

Para tal bastava enviarem um sms com a palavra Grant’s. O objetivo da associação a uma marca tão aspiracional como a Porsche foi aumentar o Brand Equity de Grant’s e consolidar o novo posicionamento. Os resultados superaram as expectativas, com 15.000 participações e o aumento das vendas de 2%, num mercado que apresenta um decréscimo de 8%. A originalidade da comunicação continua a ser um dos principais vetores de crescimento da marca.

Vantagens competitivas

A qualidade do whisky Grant’s e o modelo de comunicação utilizado continuam a ser os principais pilares de crescimento da marca. Mais do que comunicar o produto, a marca pretende enraizar conceitos que vão ao encontro das necessidades e aspirações do consumidor.

A natureza complexa, pura e consistente dos seus whiskies contribuiu para se distinguir dos restantes “Blended Scotch Whiskies” e consequentemente, para arrecadar uma série de títulos e prémios, entre os quais: “Grant’s Family Reserve”; “A glass of genius. It defies the odds for quality” – Jim Murray, “Jim Murray’s Whisky Bible 2007”; Medalha de Prata – “International Wine & Spirit Competition 2007”; Grant’s 12 Anos – Medalha de Ouro – “Scotch Whisky Masters 2008”; “Melhor Blended Scotch Whisky” (com 12 anos ou menos) – “World Whiskies Awards 2007”; Medalha de Ouro – “International Spirits Challenge 2007”; e Grant’s 18 Anos – Medalha de Ouro – “International Spirits Challenge 2008”; Medalha de Ouro – “Scotch Whisky Masters 2008”.

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