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2022 é o ano que reforça o propósito da GALP enquanto empresa e Marca verdadeiramente sustentável e próxima das pessoas. Demonstrando de forma evidente a sua preocupação em contribuir para um mundo mais sustentável, através de compensações carbónicas, projetos de redução de emissões de CO2, reforço da produção de energia solar ou mesmo no aumento da capacidade de soluções de mobilidade elétrica, a GALP assume de forma inequívoca o seu propósito: “Let’s regenerate the future together”.

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Sabia que?

• A iniciativa Todos os Passos Contam, mobilizou mais de 150 mil pessoas que, de norte a sul de Portugal, contribuíram para atingir um milhão de quilómetros percorridos, demonstrando desta forma o enorme espírito solidário dos portugueses, que serviu para oferecer refeições a famílias carenciadas.

Sabia que?

• As bicicletas GALP Ryde (Regenerate Your Dynamic Energy), produzidas em parceria com a empresa portuguesa Esmaltina, têm uma autonomia de 100 km e conseguem carregar, na totalidade, em 4 horas.

Sabia que?

• Cada vez mais próxima e preocupada com as necessidades de todos os elementos da Família, a GALP já abriu 11 estações DogWash, que permitem aos clientes darem banho aos seus amigos de quatro patas, depois de um passeio no campo ou na praia.

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CARLOS PEDRO PEREIRA

Head of Brand & Sponsorships

Valores da marca

Como uma Marca inovadora, dinâmica, próxima das pessoas e cada vez mais preocupada com os temas da sustentabilidade, a GALP continua a desenvolver atividades alicerçadas nestes valores que fazem já parte do seu ADN.
Com objetivos ambiciosos para impulsionar a transição energética, a GALP marcou presença no último Web Summit (2021), em Lisboa, onde se mostrou empenhada em acelerar e construir o futuro com uma abordagem colaborativa sistemática e sistémica, uma abordagem que reúne tecnologia de ponta e talento. Aproveitou o momento para apresentar a sua nova plataforma de inovação colaborativa – Upcoming Energies, que visa juntar empresas, universidades, clientes e outros parceiros em torno de ideias para promover a neutralidade carbónica. 

Já na última edição do Rock in Rio Lisboa, para além do seu compromisso de compensação da totalidade das emissões de CO2 do evento, a Marca apresentou uma série de projetos que tem em curso para liderar a transição energética. Mobilidade elétrica, soluções energéticas à base de hidrogénio e projetos na área da inclusão social são algumas das iniciativas que a Empresa levou à última edição Rock in Rio Lisboa.

Reforçando a sua política de sustentabilidade e responsabilidade social, a GALP levou a cabo uma série de iniciativas que a distinguem e posicionam como uma Marca única nos mercados onde opera. Entre elas há a destacar a parceria com a Associação de Surdos de São Miguel, que colocou a inclusão social como cabeça de cartaz deste evento, permitindo que músicos surdos pudessem demonstrar a sua arte em pleno palco do Rock in Rio. O apoio da GALP à Ucrânia marcou também a recente atividade da Empresa que liderou, em Portugal, a suspensão da compra de produtos petrolíferos de origem russa; e apoiou, com €6,5 milhões, ações de resposta à tragédia humanitária no país; tendo iniciado um programa com 50 estágios profissionais para deslocados desta guerra, integrando-os na sua estrutura de colaboradores, assumindo o desafio de Marca preocupada em desenvolver as melhores práticas de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores, com o objetivo claro de posicionar a Galp como um dos melhores locais para se trabalhar.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A GALP tem sido uma Marca verdadeiramente pioneira, não faltando exemplos de inovação no seu portfólio de projectos e soluções, cada vez mais próximos das pessoas e sustentáveis.

A GALP tornou-se a primeira Marca energética a proporcionar uma experiência autónoma aos seus clientes em áreas de serviço, graças à sua nova “smart store”, que reforça o atributo da conveniência dos pontos de venda em disponibilizar produtos chave que são fundamentais no dia a dia dos consumidores. Este projeto piloto,
feito em conjunto com a startup portuguesa Sensei, oferece um portfólio de produtos de conveniência para consumo imediato, através de uma filosofia de compra autónoma. 

Outro dos novos projetos da GALP assenta na produção combinada de quatro novas centrais fotovoltaicas em Espanha, evitando, assim, a emissão para a atmosfera de cerca de 54 kton de CO2. Com esta inovação, a GALP torna-se numa das poucas empresas da Península Ibérica com capacidade instalada de geração de energia solar em funcionamento acima de 1 GW. A partir de janeiro de 2022, a GALP concentrou, sob a Marca Galp Solar, a oferta de soluções energéticas inteligentes para a geração de energia fotovoltaica, proporcionando desta forma nova fonte de energia para quem queira produzir a sua própria eletricidade.

Ainda em 2022, a GALP juntou-se à TAP e à ANA – Aeroportos de Portugal, numa parceria estratégica para o desenvolvimento, produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis para aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel) em larga escala, a partir de resíduos, óleos usados reciclados e outras matérias-primas sustentáveis, tendo inaugurado desta forma, uma nova era da aviação em Portugal com combustíveis mais sustentáveis. Ainda em conjunto com a ANA, foi criado o maior “Hub” de carregamento ultrarrápido em Portugal perto do Aeroporto de Lisboa; bem como a transformação de 100 áreas de serviço ibéricas em produtoras de energia solar.

Mercado

De origem portuguesa, a GALP é uma Marca global. Desenvolve operações em 11 países e exporta os seus produtos para mais de 50, através das sinergias de uma operação internacional integrada, orientada para a colaboração e para o progresso.

A GALP está presente na casa e nas empresas com energia que contagia, impulsiona, incentiva e transforma. Opera um mix de energias focado na sustentabilidade e na eficiência, que mantém o Mundo em movimento sem esquecer os seus compromissos com os clientes e com o futuro.

Comunicação

Em 2022, a estratégia de comunicação da Marca reforçou os atributos de proximidade e de fazer cada vez mais parte da vida das pessoas, desenvolvendo para isso um plano ambicioso de comunicação que cruzou o regresso de campanhas globais (com presença em tv e digital), com a ativação de experiências de Marca.

Neste caso, a Marca lançou uma campanha multimeios, onde deu a conhecer a oferta diversificada da GALP e a sua presença nos diferentes contextos da vida dos consumidores, convidando os portugueses
a “Pensar Fora do Carro”. 

Ao nível de ativação de Marca, marcou presença de forma impactante nas várias experiências proporcionadas no Rock In Rio Lisboa; com as bicicletas Galp Ryde no âmbito da prova do World Bike Tour onde apelou à adoção dum estilo de vida mais sustentável ao nível da mobilidade urbana; junto das famílias no Festival da Comida do Continente; ou mesmo através da presença no Festival de Músicas do Mundo que aconteceu em Sines onde voltou a apostar nos princípios de representatividade geográfica, estética e cultural que o orientam desde a sua origem.

Em 2022, a Marca também marcou uma presença muito destacada na feira internacional de Oil & Gas, onde demonstrou e reforçou as suas apostas em transformar o seu portfolio para um mix energético muito mais equilibrado entre energias fósseis e sustentáveis.

 

Vantagens competitivas

O desempenho da GALP nas áreas ambiental e social atingiu os valores mais altos entre os pares da indústria de Oil&Gas, tendo-lhe valido uma medalha de ouro na edição de 2022 do Sustainability Yearbook, produzido pela S&P Global. 

Em 2022, a Marca integrou ainda o Bloomberg Gender-Equality Index (GEI), um índice ponderado pela capitalização de mercado que visa replicar o desempenho das empresas de capital aberto comprometidas com a prestação de informação transparente sobre as suas práticas e políticas relativas à igualdade de género. A sua inclusão no GEI reflete aspetos como a liderança feminina e cadeia de talentos, paridade salarial, cultura inclusiva ou prevenção do assédio sexual.

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