FNAC
FNAC Logo

FNAC

A FNAC celebra 70 anos a inspirar o mundo através da cultura e da inovação. Uma história que começou com dois amigos, André Essel e Max Théret, e uma visão disruptiva: democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento. Sete décadas depois, a paixão pela cultura, a aposta na inovação e o compromisso com um futuro mais sustentável continuam a guiar a FNAC, e a consolidar o seu lugar como Marca líder e agente de mudança na sociedade.

trivia block illustration

Sabia que?

Há 26 anos, na memorável noite em que a FNAC Colombo quase ficou sem stock, a enchente foi tamanha que as prateleiras ficaram praticamente vazias. Uma equipa trabalhou durante toda a noite para repor o stock e satisfazer a procura dos portugueses.

Sabia que?

O call center da FNAC transformou-se num recital literário quando a Marca decidiu substituir a música repetitiva que os clientes ouviam enquanto aguardavam ao telefone por excertos de obras de autores portugueses.

Sabia que?

A FNAC criou uma coleção de moda sustentável “Ciclo”, em parceria com a ETIC, para aumentar a consciência sobre a reciclagem de aparelhos tecnológicos. Uma ação no âmbito do FNAC Restart, um projeto pioneiro de economia circular de tecnologia em Portugal.

Sabia que?

A FNAC e a ENTRAJUDA uniram forças para a maior recolha de livros usados de sempre em Portugal, numa missão (quase) impossível. O resultado foi a recolha de 350 mil livros com novas histórias para contar. Uma iniciativa inspiradora que demonstra como a magia da leitura é contagiante.

Sabia que?

A FNAC assume um papel ativo na sociedade, promovendo o acesso à cultura e apoiando causas sociais e ambientais. A organização de mais de 4500 eventos culturais gratuitos por ano nas suas lojas, desde apresentações de livros a concertos, passando por workshops e exposições, é um exemplo do seu compromisso com a democratização da cultura.
brand avatar image
Catarina Ribeiro da Silva
Responsável de Comunicação Institucional e Cultura
brand avatar image
Inês Condeço
Diretora de Marketing e Comunicação
brand avatar image
Margarida Silva
Responsável de Marca e Marketing Digital
Visitar marca

Valores da marca

Desde a sua génese, em 1954, a FNAC pauta-se por valores sólidos que moldam a sua identidade e a tornam numa referência no universo da cultura e tecnologia.

A democratização da cultura, tornando-a acessível a todos, é um dos seus pilares fundamentais.

A FNAC acredita na paixão pela inovação, pelo que procura constantemente novas formas de melhorar a experiência dos seus clientes, como comprova a campanha “A Nossa Inteligência Tem Coração”. Esta iniciativa focou-se na importância da emoção, curiosidade e experiência humana num mundo cada vez mais dominado pelo digital. Através dela, a FNAC reforçou a sua diferenciação ao relembrar que, por mais poderosa que seja, a IA (Inteligência Artificial) não substitui a emoção e o conhecimento humano.

Os experts da FNAC, presentes em todas as lojas da Marca, são especialistas apaixonados nas suas áreas de atuação, e oferecem aos clientes aconselhamento personalizado e de qualidade, baseado na sua experiência, sabedoria e intuição. Afinal, na era da inteligência artificial, a emoção é o algoritmo que verdadeiramente importa.

O compromisso com a sustentabilidade é inegável, pelo que a Marca promove o consumo consciente e a economia circular.

A FNAC destaca-se ainda pela proximidade com o cliente, ao oferecer aconselhamento especializado através de uma equipa apaixonada e conhecedora.

A Marca sempre defendeu que a cultura é para todos e, por isso, desde o início, procurou disponibilizar produtos e experiências culturais diversificadas a preços acessíveis.

A paixão pela cultura, aliada à constante aposta na inovação e ao compromisso com a sustentabilidade, moldaram a identidade da Marca e continuam a orientar a sua estratégia.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A FNAC oferece um leque abrangente de produtos desde livros, música, brinquedos e gaming, a tecnologia de ponta, passando por produtos de entretenimento e lazer. A oferta estende-se a serviços como as reparações da Clínica FNAC; a compra e recondicionamento de equipamentos usados, no âmbito do FNAC Restart; o laboratório fotográfico; serviços de financiamento, com o Cartão FNAC ou crédito pessoal; e diversificação de oferta, com o Marketplace em fnac.pt.

Com os olhos no futuro, a FNAC pretende reforçar a sua estratégia omnicanal, de forma a proporcionar uma experiência de compra integrada. A expansão da rede de lojas físicas, incluindo lojas em aeroportos e em modelo franchising, e o desenvolvimento de soluções sustentáveis são também objetivos a curto e médio prazo.

FNAC

Mercado

A FNAC é uma Marca que se destaca pela ampla oferta de produtos culturais e tecnológicos. Parte do Grupo FNAC DARTY, com presença em 16 países e mais de 700 lojas, a Marca beneficia de uma forte reputação internacional e aposta num crescimento sustentável.

Com presença em Portugal há 26 anos, a FNAC conquistou um lugar único no mercado através da sua oferta diferenciada, atendimento de qualidade e forte ligação com o público português. Atualmente, conta com 39 lojas espalhadas pelo país.

Comunicação

A FNAC comunica com os seus clientes através de uma estratégia multicanal cuidadosamente desenhada, que combina campanhas publicitárias impactantes com uma forte presença digital e um envolvimento constante com a comunidade.

A Marca utiliza diversos meios, como televisão, rádio, imprensa, mupis e redes sociais, para dar a conhecer os seus produtos e serviços, sempre com uma linguagem próxima e apelativa.

A presença digital é reforçada através do seu website, redes sociais, email marketing e marketing de conteúdo, criando um diálogo constante com os clientes e fãs da Marca.

Além da comunicação tradicional, a FNAC destaca-se pela criatividade e originalidade das suas campanhas, que transmitem os seus valores e reforçam a sua ligação emocional com o público.

A campanha “25 anos FNAC”, por exemplo, celebrou a história da Marca em Portugal e destacou o papel dos seus colaboradores e clientes na construção de um legado cultural.

O projeto “Livros de Espera” surpreendeu pela positiva, ao substituir a tradicional música de espera do call center por excertos de obras de autores portugueses, proporcionando uma experiência cultural única aos clientes. Já a “Coleção Ciclo”, criada em parceria com a ETIC, aliou a moda à sustentabilidade, ao utilizar materiais reciclados para criar peças de roupa únicas e com design, mostrando também o que pode ser feito com os produtos tecnológicos.

A FNAC demonstra, assim, que a comunicação é uma ferramenta poderosa para criar laços, gerar emoções e inspirar pessoas.

FNAC

Vantagens competitivas

A FNAC, ponto de encontro para apaixonados por cultura e tecnologia, conquistou ao longo de 70 anos o estatuto de love brand.

A sua capacidade de proporcionar experiências, a aposta em iniciativas como as Maratonas Fotográficas, o concurso Novos Talentos FNAC (NTF) e o FNAC LIVE, demonstram o seu papel ativo na promoção da cultura e o apoio à criatividade emergente.

As lojas oferecem um ambiente acolhedor e contam com equipas especializadas, prontas a aconselhar o cliente em cada compra. A aposta na qualidade e durabilidade dos produtos, aliada a serviços como reparações e retomas, promovem o consumo consciente.

Esta dedicação em “cultivar a diferença”, com foco na experiência do cliente e na responsabilidade social, traduz-se no reconhecimento público e também nas distinções que tem recebido, que comprovam que a Fnac é, sem dúvida, uma Marca inspiradora que continua a contribuir para um futuro culturalmente mais rico e sustentável.

Parceiros