

EXPRESSO
Criado em 1973 por Francisco Pinto Balsemão, o EXPRESSO assumiu-se como uma referência perante uma comunicação asfixiada pela censura. No ano em que o EXPRESSO lança o EXPRESSO DIÁRIO, uma edição totalmente digital e única no panorama nacional, o Jornal mantém-se como um jornal independente, isento e inovador. A sua missão de liberdade permanece inalterada.
Sabia que?
Valores da marca
O EXPRESSO confunde-se com a história da imprensa livre em Portugal. Em 1973, Francisco Pinto Balsemão lança o jornal, aventurando-se num país asfixiado, em que os projetos jornalísticos livres não sobreviviam.
Visto como uma lufada de ar fresco, o EXPRESSO trouxe para Portugal um novo tipo de jornalismo muito ao estilo anglo-saxónico, que rompeu com os modelos existentes e que ainda hoje influencia a imprensa. O semanário soube desde logo criar uma cumplicidade com os portugueses. Eles conheciam o EXPRESSO como o jornal dos que sabiam ler. Ao longo dos anos, o EXPRESSO tem mantido os seus valores de liberdade, imparcialidade e pluralidade, acompanhando os portugueses há 40 anos.
A sua credibilidade resume-se no famoso e antigo slogan “Acredite se ler no EXPRESSO”. A este slogan juntaram-se o “Faz Opinião” e “Há 40 anos a fazer Opinião” que acompanharam o EXPRESSO nos últimos tempos. Em 2014, com o Lançamento do EXPRESSO DIÁRIO, o semanário renova-se e muda também a sua assinatura para “Liberdade para pensar”.
Produtos e desenvolvimentos futuros
O EXPRESSO, detido pelo Grupo Impresa, é composto pelo “Primeiro Caderno”, “Economia”, “Revista”, “Atual” e “Emprego”. O “Primeiro Caderno” contém notícias amplamente citadas pelos outros meios de comunicação, de áreas como a política, internacional ou temas da sociedade. O caderno “Economia” aborda os vários sectores da atividade económica, das telecomunicações à banca, da agricultura às finanças pessoais. Desde setembro de 2012 que a “Economia” integra os conteúdos do caderno “Espaços e Casas” oferecendo uma secção de anúncios com as melhores ofertas do mercado imobiliário em Portugal.
A “Revista” dedica-se aos temas da atualidade, com figuras e histórias inspiradoras e uma grande componente de serviço. O caderno “Atual” é o espaço de excelência dos conteúdos sobre cultura e espetáculos. O caderno “Emprego” disponibiliza várias dezenas de ofertas de emprego para quadros médios e de topo em Portugal e no estrangeiro.
O EXPRESSO é enriquecido por um corpo de colunistas regulares, onde se destacam Miguel Sousa Tavares, Manuela Ferreira Leite, Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira, Pedro Mexia, Miguel Monjardino, Henrique Raposo, entre outros.
O EXPRESSO tem também uma forte presença noutras plataformas. No dia 6 de março de 2014, o semanário lançou o EXPRESSO DIÁRIO. Um projeto inovador, totalmente digital e único na comunicação social portuguesa, que tem crescido sempre desde o seu lançamento.
Todos os dias úteis, a partir das 18h, os leitores e assinantes do EXPRESSO têm acesso a uma edição que os informa de tudo o que se passa em Portugal e no Mundo. Informação em primeira mão, as notícias mais importantes, a opinião que faz a diferença, a análise criteriosa da atualidade, as reportagens multimédia e as melhores sugestões e críticas de cultura e lazer pela redação do EXPRESSO.
Mercado
O EXPRESSO é o semanário mais vendido em Portugal desde que se iniciaram os estudos de controlo de tiragem e circulação. Os dados do Bareme Imprensa da Marktest revelam que, em 2011, o EXPRESSO alcançou 612 mil leitores, tendo uma quota de mercado superior a 75% no seu segmento.
O semanário da Impresa é o jornal com o maior número de leitores das classes alta e média-alta, com 321 mil leitores, e é na faixa etária dos 25 aos 34 anos que encontra o seu maior número de leitores: 130 mil. O caderno de “Economia” é o suplemento de economia, negócios e gestão mais lido em Portugal, com 361 mil leitores todas as semanas. Já a “Revista” possui semanalmente 404 mil leitores.
Comunicação
O EXPRESSO continua a surpreender os seus leitores fiéis e a conquistar novos públicos. A inovação do seu marketing alternativo levou o EXPRESSO a publicar “Os Lusíadas”, a “Peregrinação” ou a “Bíblia”, em edições inéditas e pioneiras. Tem desenvolvido e dado continuidade a esse objetivo com um conjunto de iniciativas e produtos de caráter inovador, sendo disso exemplo o “Futuro Sustentável”, o “Mês do Ambiente” e o “Guia Boa Cama, Boa Mesa”. Nos últimos anos, o semanário lançou gratuitamente grandes obras como a “História de Portugal”, coordenada por Rui Ramos, a “História do Século XX”, de Martin Gilbert, e a Coleção Eça Agora, com o livro “Os Maias” e a sua continuação por seis dos mais conceituados escritores do nosso país. No Verão de 2014, o EXPRESSO alcançou também um excelente resultado em termos de vendas com a oferta da “Biografia de Salazar”, de Filipe Ribeiro de Meneses.
Em 2013, o jornal deambulou pelo país com uma exposição itinerante de fotografias dos últimos 40 anos e com um ciclo de conferências com temas relevantes para o país.
Em suma, o EXPRESSO é hoje muito mais do que um jornal. Atua e estende-se em ações, prémios, eventos, conferências, com presença em várias plataformas: papel, Internet, TV, tablets e smartphones. É, sobretudo, uma Marca que acompanha a evolução dos tempos e que capitaliza o seu valor, sendo prova disso mesmo o mais recente EXPRESSO DIÁRIO.
Vantagens competitivas
O semanário EXPRESSO é o único jornal português com o formato “berliner” em Portugal e é um exemplo de jornalismo de referência, amplamente reconhecido.
Ao longo de 41 anos, os jornalistas que trabalharam ou trabalham no EXPRESSO foram distinguidos com um conjunto de prémios das mais diversas instituições. Destaca-se a Medalha de Mérito Cultural, atribuída ao jornal em 1987, e as mais recentes distinções de Melhor Semanário do País, atribuída este ano pela “Meios & Publicidade”, e a eleição do EXPRESSO como Superbrand, feita pelos consumidores que votaram nas suas Marcas favoritas segundo critérios como a longevidade, fidelização, aceitação, “goodwill” e domínio do mercado.
A vertente gráfica do semanário também é reconhecida. Desde 2003, a prestigiada Society for News Design congratula as páginas do EXPRESSO e dos seus cadernos com medalhas de ouro e menções por excelência. Em 2007, o EXPRESSO ganhou o European Newspaper Award para o Jornal com o Melhor Design na Europa e recebeu, em 2008, o prémio World’s Best-Designed Newspaper, atribuído igualmente pela SND. No ano seguinte voltou a repetir a proeza, um feito histórico na comunicação social portuguesa, vencendo o galardão de Jornal com Melhor Design da Península Ibérica, atribuído pela SNDE. A “Revista” foi também distinguida com a medalha de ouro para o Melhor Redesign pela Society for News Design.
Mas o grande prémio do EXPRESSO é aquele que lhe é atribuído pelos leitores: a confiança na sua seriedade, o reconhecimento da sua independência e a liderança entre a imprensa portuguesa.