Comunicação
A ERA ronda consistentemente os 100% de notoriedade em Portugal e as distinções de reputação e inovação que tem vindo a ganhar são reflexo disso.
A comunicação externa e interna são áreas que assumem especial importância para a empresa. Desde 2021, a ERA tem reforçado o seu posicionamento mais próximo e descontraído, assumindo-se “parte da vizinhança” e investindo ativamente em ações que promovem a boa vizinhança entre clientes e colaboradores.
2024 foi um ano de evolução da Marca em novos territórios. Após oficializar a parceria com a associação Just a Change, a ERA lançou a campanha de sensibilização “Vamos Pôr Isto na Cabeça” em todo o país, com forte presença em TV, outdoor, rádio e digital, com enorme impacto na notoriedade de um problema tão grave como a pobreza habitacional.
Paralelamente, a Marca aproximou-se também oficialmente de um público mais jovem, com a criação de conteúdos em parceria com o humorista Guilherme Duarte, que resultou na websérie “ERA só o que faltava”. Conteúdos mais leves, divertidos, sarcásticos, mas também informativos, catapultaram a Marca para o TikTok e geraram uma forte partilha orgânica em canais privados como WhatsApp ou mensagens diretas (dark social). O resultado, além do rejuvenescimento da Marca, foi um número de vendas recorde junto deste segmento, aquando da implementação da nova garantia pública.
O branded content foi um investimento consistente da Marca nos últimos meses, que além da websérie lançada em canais próprios, teve também uma presença relevante na SIC, nomeadamente no programa “Vale Tudo” de passagem de ano, com o mote “ano novo, vida nova, casa nova… inclinada” e também no programa “Casa Feliz”, onde foi protagonista na venda da casa mais famosa do país, com o seu “Serviço Completo”.
Em 2025, adivinha-se uma longamente preparada evolução do posicionamento da Marca, desde 2015 conhecida como “máquina a vender casas”, e que agora assumirá um posicionamento mais próximo e humano, consistente com as mais recentes campanhas da Marca.