ERA
ERA Logo

ERA

A ERA foi a primeira rede de franchising imobiliário a estabelecer-se em Portugal. Com 26 anos de presença em território nacional e uma cobertura de mais de 200 agências distribuídas de norte a sul do país e ilhas, é uma Marca de referência no sector, estando a inovação no seu ADN e sendo um dos principais pilares de desenvolvimento.

trivia block illustration

Sabia que?

A ERA é a primeira rede imobiliária a aderir formalmente ao combate da pobreza habitacional no país através da parceria com a associação Just a Change.

Sabia que?

A ERA tem uma ferramenta de marketing digital com IA única no mercado português, a tecnologia Lead.ERA, capaz de lançar anúncios automaticamente para o público-alvo de acordo com o preço e tipologia dos imóveis, bem como selecionar as fotografias mais atrativas.

Sabia que?

Em Portugal, apenas as casas usadas vendidas pela ERA incluem um seguro gratuito que cobre eventuais reparações após a escritura, tal como acontece com as casas novas. Esta Garantia ERA é exclusiva e totalmente gratuita para os clientes.

Sabia que?

A ERA foi a primeira Marca de mediação a dirigir-se diretamente aos jovens, ainda antes da entrada em vigor da nova garantia pública, com uma campanha personalizada ao target e uma presença consistente no TikTok.
brand avatar image
Rui Torgal
CEO
brand avatar image
Mariana Coimbra
Diretora de Marketing
Visitar marca

Valores da marca

A ERA (Electronic Realty Associates) foi fundada nos EUA, em 1972, por Jim Jackson. Hoje, a ERA integra um dos maiores operadores mundiais de franchising imobiliário, a Anywhere Real Estate, presente em mais de 120 países.

Desde a sua fundação, a ERA tem como principal valor o trabalho em equipa, com um método de trabalho que valoriza e promove a entreajuda entre todos os colaboradores e as diferentes Agências ERA. 

Desde 1998, a sua rede é reconhecida como um verdadeiro case-study de empreendedorismo em Portugal. O seu modelo de franchising, em conjunto com a Academia ERA, certificada pela DGERT, criou um ecossistema fértil para o surgimento de startups, com mais de 400 já constituídas desde a sua origem. Cada empresário conta com formação contínua nas áreas de gestão, liderança, recursos humanos, marketing e tecnologias, bem como com o apoio de um Consultor de Operações do Master, focado em ajudar a atingir os seus objetivos de negócio.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A ERA posiciona-se como uma Marca pioneira, disponibilizando ao mercado soluções inovadoras que acrescentam valor real ao sector imobiliário. Destaca-se a Garantia ERA, um serviço exclusivo e totalmente gratuito, oferecido pela ERA aos seus clientes, que consiste num seguro para casas usadas. Este serviço valoriza e protege o imóvel contra eventuais problemas que possam surgir após a compra.

O projeto Obra Nova ERA é outro exemplo, um programa destinado a promotores e investidores imobiliários, que identifica as melhores oportunidades de construção com vista a que os novos empreendimentos sejam mais rentáveis para quem os constrói e, consequentemente, mais acessíveis para quem os compra.

Na área da tecnologia, a empresa implementou a tecnologia Lead.ERA em 2022, uma ferramenta de marketing digital exclusiva e pioneira no sector imobiliário em Portugal. Com recurso à inteligência artificial e assente no big data adquirido ao longo de 26 anos, esta ferramenta permite, de forma totalmente automatizada, que qualquer agência crie campanhas de marketing digital, de forma a mostrar a casa certa à pessoa certa com a máxima rapidez e eficácia. 

ERA

Mercado

O mercado imobiliário regista um peso significativo na economia do país, representando cerca de 15% do PIB. Apesar da conjuntura socioeconómica desafiante, este sector tem registado um crescimento acima da média devido à capacidade de adaptação e inovação e crescente interesse de Portugal, sobretudo para os investidores estrangeiros. Considerado por muitos como um “investimento refúgio” face a outros produtos financeiros, e apesar dos necessários períodos de ajustamento em tempos de mudança, a procura mantém-se e o sector continua a atingir bons níveis de desempenho. Ainda assim, a ERA tem consistentemente subido acima da média do mercado, ganhando quota e estabelecendo-se como um dos grandes players do imobiliário em Portugal.

ERA

Comunicação

A ERA ronda consistentemente os 100% de notoriedade em Portugal e as distinções de reputação e inovação que tem vindo a ganhar são reflexo disso.

A comunicação externa e interna são áreas que assumem especial importância para a empresa. Desde 2021, a ERA tem reforçado o seu posicionamento mais próximo e descontraído, assumindo-se “parte da vizinhança” e investindo ativamente em ações que promovem a boa vizinhança entre clientes e colaboradores. 

2024 foi um ano de evolução da Marca em novos territórios. Após oficializar a parceria com a associação Just a Change, a ERA lançou a campanha de sensibilização “Vamos Pôr Isto na Cabeça” em todo o país, com forte presença em TV, outdoor, rádio e digital, com enorme impacto na notoriedade de um problema tão grave como a pobreza habitacional.

Paralelamente, a Marca aproximou-se também oficialmente de um público mais jovem, com a criação de conteúdos em parceria com o humorista Guilherme Duarte, que resultou na websérie “ERA só o que faltava”. Conteúdos mais leves, divertidos, sarcásticos, mas também informativos, catapultaram a Marca para o TikTok e geraram uma forte partilha orgânica em canais privados como WhatsApp ou mensagens diretas (dark social). O resultado, além do rejuvenescimento da Marca, foi um número de vendas recorde junto deste segmento, aquando da implementação da nova garantia pública.

O branded content foi um investimento consistente da Marca nos últimos meses, que além da websérie lançada em canais próprios, teve também uma presença relevante na SIC, nomeadamente no programa “Vale Tudo” de passagem de ano, com o mote “ano novo, vida nova, casa nova… inclinada” e também no programa “Casa Feliz”, onde foi protagonista na venda da casa mais famosa do país, com o seu “Serviço Completo”.

Em 2025, adivinha-se uma longamente preparada evolução do posicionamento da Marca, desde 2015 conhecida como “máquina a vender casas”, e que agora assumirá um posicionamento mais próximo e humano, consistente com as mais recentes campanhas da Marca.

Vantagens competitivas

Cada consultor ERA trabalha em regime full-time, o que lhe permite saber tudo sobre a sua zona ao ponto de cumprir a promessa de fazer parte dessa vizinhança. Desta forma, os clientes ERA conseguem obter informações mais precisas sobre o preço de mercado de cada casa, bairro a bairro, mas também sobre a vivência e as mais-valias da região.

Além disso, cada consultor conta com uma estrutura de suporte, tanto na agência que disponibiliza apoio legal e administrativo e o serviço de intermediação de crédito ao cliente, como também do Master que oferece uma estrutura de marketing e tecnologia nacional, garantindo a melhor divulgação e informação de negócio. Para isso, a tecnologia Lead.ERA, revela-se fundamental ao encontrar rapidamente a casa certa para os clientes certos. 

Tudo isto é possível porque a ERA Portugal tem como missão “Atrair, formar e fazer crescer pessoas com talento” e assume-se como a melhor escola de mediação imobiliária. Para isso, criou o projeto Academia ERA, certificada pela DGERT, com o objetivo de captar novos talentos, desenvolver o capital humano e garantir a uniformização de conteúdos formativos.

Este percurso tem sido reconhecido pelo mercado como exemplo de excelência no ambiente de trabalho e desenvolvimento profissional. Prova disso é o facto de a Marca ter sido eleita como um “Great Place to Work” pelo 6.º ano consecutivo.

ERA

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners