EL CORT INGLÉS
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EL CORT INGLÉS

O Grupo El Corte Inglés tem na distribuição em geral e na gestão de Grandes Armazéns o seu “core business”. A Marca distingue-se pelos elevados padrões de serviço ao cliente e excelência no atendimento, associados a uma elevada variedade e qualidade de produtos e serviços, capazes de satisfazer as necessidades dos consumidores, nomeadamente em áreas de negócio como a moda e acessórios, perfumaria e cosmética, desporto e lazer, casa e alimentação.

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Sabia que?

O Grande Armazém de Lisboa foi a primeira loja com a Marca El Corte Inglés a ser inaugurada fora de Espanha.

Sabia que?

Historicamente, o El Corte Inglés recorre ao mercado português na compra de bens e serviços que coloca à venda em todas as lojas do Grupo. É o caso de inúmeras empresas e Marcas de têxtil, calçado, equipamento para a casa e alimentação.

Sabia que?

Mais de 50% dos produtos vendidos nas suas lojas em Portugal são adquiridos a fornecedores nacionais.

Sabia que?

Nas suas campanhas publicitárias, o El Corte Inglés já teve o testemunho de figuras mundialmente reconhecidas como Meg Ryan, Nicole Kidman, Bar Rafaeli, Gisele Bündchen, George Clooney, Silvester Stallone ou o futebolista Fernando Torres.

Sabia que?

O El Corte Inglés introduziu em Portugal a campanha Black Friday, conhecida como o dia mais louco de compras nos Estados Unidos da América.
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Manuel Paula
Diretor de Marketing
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Valores da marca

O El Corte Inglés, na prossecução do seu objetivo de satisfazer plenamente as necessidades dos clientes, obedece a 4 princípios basilares que são também os pilares que sustentam a atuação de toda a Empresa desde a sua génese.
O primeiro é o princípio da qualidade, entendida como algo de irrenunciável em todas as etapas da experiência de consumo: nas instalações, no ambiente das lojas, nos produtos e serviços prestados, na apresentação do produto e na relação com o vendedor.
Em segundo lugar, o sortido amplo, capaz de responder aos diferentes gostos, costumes, necessidades, preferências e a disponibilidades económicas distintas dos consumidores.

O El Corte Inglés trabalha com milhares de fornecedores, grande parte deles portugueses, para oferecer o melhor que o mercado tem.
A atenção personalizada e a relação direta com o consumidor são os pilares da sua diferenciação pelo serviço. A empresa investe em programas de formação permanentes por forma a que os seus vendedores sejam verdadeiros conselheiros e se apresentem como um valor acrescentado para o cliente.
Finalmente, o quarto princípio que consolida os valores do modelo de comércio do El Corte Inglés é o compromisso da garantia, tal como o assume na sua comunicação publicitária: “se não ficar satisfeito, devolvemos-lhe o seu dinheiro”.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A busca de produtos e serviços que cada vez respondam melhor às necessidades dos consumidores é intrínseca à gestão da empresa e obriga a uma política consciente e permanente de inovação.
Para cada área de negócio, o El Corte Inglés procura apresentar as Marcas que, a cada ano, são as mais procuradas pelos consumidores.

A conjuntura de rápida mudança em que se vive atualmente implica ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos.
As tendências de consumo estão em plena mudança, pelo que a empresa procura ser ágil para responder às necessidades dos seus clientes.

Ao nível da oferta o El Corte Inglés está focado sobretudo em 2 orientações: por um lado, conseguir oferecer uma ampla gama de Marcas de luxo acessível, tentando concentrar uma oferta diferenciadora, num espaço único e, portanto, difícil de replicar pela concorrência; por outro lado, desenvolver Marcas próprias, complementares à oferta de que já dispõe.

Essas Marcas posicionam-se normalmente em segmentos de preço mais acessíveis, e apresentam uma relação qualidade-preço muito interessante. Aliada na alimentação, Emidio Tucci, Zendra ou Freestyle na moda, Plantea na cosmética ou Privium no têxtil lar são alguns exemplos de Marcas próprias que, naturalmente, são exclusivas do El Corte Inglés.

Paralelamente a empresa desenvolve serviços complementares que coloca ao dispor dos seus clientes com o objetivo de tornar a experiência de compra mais atrativa, designadamente o Serviço Personal Shopper, a Carta de Compras, a Alfaiataria à Medida, as Oficinas de Desporto, o Serviço Integral de Casamentos ou o Serviço Tamanho Perfeito em Moda Íntima.

Para além da oferta comercial o El Corte Inglés manifesta, por herança do seu fundador, uma parte de consciência social, que se materializa através de várias ações e apoios dos quais se destacam o Âmbito Cultural, uma das muitas expressões da responsabilidade social da empresa que visa apoiar e promover atividades culturais e artísticas, e que tem beneficiado de um excelente acolhimento por parte dos seus clientes.

Mercado

Em 2011, a conjuntura económica foi desfavorável para a distribuição, tendo tido repercussões negativas no consumo das famílias, no desemprego e na confiança dos consumidores. Esta situação obrigou as empresas a reagir procurando não perder quota de mercado, pelo que intensificaram as atividades promocionais e políticas de preços agressivas.

Segundo o barómetro de vendas da APED relativo ao ano de 2011, e de acordo com dados da Nielsen, GFK e Kantar, o mercado total alimentar e não alimentar valia cerca de 17.214 milhões de euros, apresentando uma variação negativa de 1,6% face a 2010, evolução esta que se tem acentuado no presente ano de 2012. A quota de mercado global do El Corte Inglés face ao total do mercado nacional é próxima dos 3%, e tem evoluído satisfatoriamente.

Comunicação

A estratégia do El Corte Inglés passa por reforçar os valores da Marca e o seu posicionamento não só nas campanhas de media, como em ações “below-the-line” complementares.
É o que acontece para apoiar os lançamentos de moda ou o Natal, por exemplo.

Complementarmente, e dada a conjuntura económica atual, ganham peso no seu mix de comunicação, as campanhas de suporte a promoções agressivas de preço.

O desenvolvimento de novos sites e blogs e a presença em redes sociais são reflexo da alteração de hábitos de consumo de media por parte dos consumidores, pelo que desta forma a Marca tenta dar resposta a esta nova realidade.

Vantagens competitivas

O reconhecimento dos seus clientes, traduzido na confiança que depositam no El Corte Inglés quando visitam e compram nas suas lojas de forma fiel e continuada, e confirmado nos estudos de mercado, dão a convicção à Marca de que o seu posicionamento diferenciado e, em muitas situações, inovador, sendo perfeitamente percebido e valorizado, constitui o melhor reconhecimento que pode obter da sua forma de fazer comércio.

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