EDP
EDP Logo

EDP

A EDP é uma empresa de energia global presente em quatro regiões estratégicas: Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico — com a ambição de liderar
a transição energética e impulsionar esta transformação utilizando a força do vento, do sol e da água. Um caminho que quer fazer sem deixar ninguém para trás, tendo como
objetivos estratégicos ser livre de carvão até 2025, ser 100% renovável até 2030 e atingir a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de valor (net zero) até 2040.

trivia block illustration

Sabia que?

A EDP vai investir 17 mil milhões de euros na transição energética entre 2024 e 2026, deixar de produzir energia a carvão até 2025 e passar a produzir energia 100% verde até 2030.

Sabia que?

O Investimento Social é um pilar estratégico do grupo EDP, que, através de múltiplas iniciativas em diferentes geografias, quer contribuir para o progresso social e económico das comunidades e promover uma transição energética mais justa e inclusiva.

Sabia que?

Para isso, a EDP investe mais de 30 milhões de euros por ano, tendo mais de 500 projetos sociais distribuídos por várias regiões que já impactam diretamente mais de 3 milhões de pessoas em vários pontos do mundo.

Sabia que?

A EDP tem mais de 13.000 colaboradores, com mais de 60 nacionalidades.

Sabia que?

Na EDP existe um forte investimento e compromisso com a inovação e a transformação digital. No espaço de quatro anos (entre 2023 e 2026), assumiu o compromisso de investir dois mil milhões de euros na área de Digital e mil milhões de euros em Inovação. Além disso, já entregou mais de 3000 produtos digitais aproveitando técnicas de Dados, IA e GenAI ao longo de toda a cadeia de valor.

Sabia que?

A EDP já instalou em todo o mundo mais de 2 GWp de energia solar distribuída e já contratou mais de 3300 pontos de carregamento para veículos elétricos na rede pública, em todos os distritos e em mais de metade dos concelhos do país (~6000 na Península Ibérica).
brand avatar image
Catarina Barradas
Diretora Global de Marca
Visitar marca

Valores da marca

A EDP, líder na transição energética, impulsiona uma mudança significativa e coletiva. Reforça diariamente nas suas ações a escolha que faz: “Nós escolhemos a Terra” com o objetivo de acelerar a transição para energias renováveis no combate às alterações climáticas. Para garantir uma transição justa, a empresa desenvolve projetos de impacto social através do programa global EDP Y.E.S. — You Empower Society.

Este programa reúne mais de 500 projetos de responsabilidade social, no qual o grupo investe cerca de 30 milhões de euros por ano, para promover a inclusão energética, o acesso a energia limpa, a proteção da biodiversidade e o apoio à cultura, educação e comunidades a nível global.

EDP

Produtos e desenvolvimentos futuros

A EDP está fortemente empenhada em acelerar o seu crescimento sustentável a longo prazo, garantindo, desta forma, o compromisso da empresa com a transição energética e com a inovação, através da implementação de uma série de iniciativas e projetos.

É prioritário continuar a apostar na inovação e na sustentabilidade para testar novas soluções de produção de energia. O modelo de hibridização, que combina diferentes fontes de energia no mesmo espaço, é um bom exemplo disso. Em paralelo, a empresa continua a avaliar novas oportunidades, como o hidrogénio renovável e o armazenamento de energia, continuando assim a abrir caminho para um futuro mais verde.

A EDP também se posiciona como facilitadora do consumidor no processo de transição energética, disponibilizando, aos seus clientes, soluções que contribuem para uma transição justa e com impacto positivo na sociedade. Entre elas, destacam-se a energia solar descentralizada e a mobilidade elétrica através do desenvolvimento de infraestruturas públicas de carregamento e de soluções de carregamento privado para famílias e empresas, ambas essenciais para alcançar os objetivos de neutralidade carbónica.

Com projetos pioneiros, ambições sustentáveis e compromissos concretos para um futuro energético mais limpo e sustentável, as ações da EDP refletem uma abordagem holística para enfrentar os desafios da transição energética e tornar o mundo mais verde para as gerações futuras.

EDP

Mercado

A identidade da Marca EDP evoluiu e espelha o caminho em direção à globalização e à transição energética, onde 98% da produção de energia já é proveniente de fontes renováveis.

O plano estratégico que impulsiona esta mudança é sustentado por três eixos: o crescimento acelerado e sustentável; a organização com ADN de futuro, sustentada por um maior investimento em inovação e transformação digital; o retorno atrativo e excelência ESG (Environmental, Social and Governance).

Comunicação

Com uma estratégia de comunicação global, a EDP procura reforçar o seu posicionamento através de diversos projetos, como é o caso da mais recente campanha institucional que lançou a nível global sob o mote “Acredita no Sol”.

Esta campanha está alinhada com o compromisso da empresa em promover uma transição energética sustentável, dando destaque à importância estratégica da energia solar como motor de desenvolvimento social e económico das comunidades.

Ao recordar que o Sol é uma fonte inesgotável de energia, esta campanha reforça como o seu aproveitamento pode trazer benefícios significativos para as famílias, empresas e comunidades, desde proporcionar poupança nas faturas de energia até à geração de novos postos de trabalho.

Fomentar a mudança para fontes de energia limpas e proteger o planeta Terra, aliado a uma transição energética justa são algumas das prioridades que requerem ações urgentes e que só terão o devido sucesso se forem feitas à escala global.

Nesse sentido, a EDP organizou a segunda edição da conferência global “We Choose Earth Tour”, desta vez em Munique, onde subiram ao palco oradores das mais diversas áreas como Cate Blanchett, Ban Ki-moon, Alex Honnold, Sandrine Dixson-Decléve e Vincent Stanley, para debater temas como as alterações climáticas, a sustentabilidade ambiental e a energia.

Vantagens competitivas

A EDP e a EDP Renováveis voltam a ser certificadas pelo Top Employer Institute como as melhores empresas para se trabalhar. Adicionalmente, a EDP é certificada como empresa familiarmente responsável (EFR), pela Fundación Másfamilia, que reconhece o empenho do Grupo na implementação de medidas que promovem a conciliação entre a vida pessoal e profissional.

A EDP volta ainda a destacar-se como a elétrica mais sustentável do mundo ao garantir a liderança do S&P Dow Jones Sustainability Indices (DJSI), um índice global onde é a única empresa portuguesa incluída há 16 anos consecutivos. Este reconhecimento reflete o posicionamento da Marca e a solidez da estratégia da EDP na liderança da transição energética.

EDP

Parceiros