Produtos e desenvolvimentos futuros
A missão da Delta Cafés sempre foi corresponder às exigências dos mercados, de forma a satisfazer e fidelizar os seus consumidores. Neste sentido, a Delta Cafés desenvolve a sua atividade em três canais de distribuição: Horeca, Retalho Alimentar e Take Home.
No canal Horeca, a Delta Cafés comercializa vários lotes adaptados a diversos targets, entre os quais os cafés Diamante, Ruby, Ouro e Platina, e, através do canal de retalho alimentar, disponibiliza variadíssimos produtos dos quais se destacam o Lote de Chávena e os Cafés de Origens Selecionadas.
Em resposta às exigências do mercado, e numa ótica de constante evolução empresarial, a Delta apostou, em 2008, no mercado de cápsulas de café, através da marca Delta Q, facto que lhe permitiu, por um lado, ir ao encontro de uma necessidade do consumidor moderno, e por outro, explorar o mercado “take home”, materializado nas lojas Delta Q e no canal online.
Delta Q apresenta um portfólio de produtos constituído por 7 blends: o encorpado Qalidus; o intenso Qharacter, que se distingue do Aqtivus, um café mais consistente; o Qonvictus, o espresso equilibrado; o Qonvivium, suave e cremoso; o DeliQatus, um blend suave, doce e delicado; e o Deqafeinatus, o blend descafeinado de sabor rico.
Para além dos blends de café, Delta Q disponibiliza ainda as cápsulas RedQ, o único chá espresso do mundo, com uma composição 100% natural, que evidencia a inovação sobre a qual a nova unidade de negócio da Delta Cafés foi lançada.
Delta Q apresenta ainda uma gama de três modelos de máquinas: a Bugatti, a Qool e a Qosmo, a primeira máquina de design e produção inteiramente portugueses.
No sentido de estimular o culto do café e de aproximar a marca Delta Q do consumidor, a empresa decidiu abrir três espaços próprios: um em Lisboa, outro no Porto, e mais recentemente inaugurou a primeira loja além-fronteiras, na cidade de Vitória, no Brasil.
Os três espaços, que funcionam como um ponto de contacto da marca com o consumidor, comungam da mesma disposição de espaço e são constituídos por três ambientes distintos: uma boutique, uma área de consumo rápido e um lounge.
Também em 2007, a Delta Cafés decidiu apostar no setor vitivinícola, com o lançamento da Adega Mayor, cumprindo assim um sonho antigo do fundador da empresa, o Comendador Rui Nabeiro.
Em quatro anos, a Adega Mayor tornou-se uma referência dos vinhos alentejanos, já com reconhecimento internacional.
Com o objetivo de aproximar a empresa de um público mais jovem, a Delta Cafés lançou o Festival Delta Tejo, com um posicionamento em tudo relacionado com o negócio central da empresa, o café, e com a relação de proximidade que a empresa sempre cultivou com os seus clientes e consumidores.
O Delta Tejo é uma plataforma de promoção de artistas de países produtores de café, que, juntamente com artistas portugueses, constituem um festival único, dedicado à família e com uma forte componente de sustentabilidade ambiental.
A sustentabilidade ambiental é, aliás, um dos grandes eixos estratégicos do negócio da Delta Cafés, que, na perspetiva de sensibilizar os cidadãos para a problemática das alterações climáticas e da perda da biodiversidade, criou o “Planeta Delta”, uma marca “umbrella”, transversal a todas as unidades de negócio do grupo, destinada ao desenvolvimento de projetos relacionados com causas ambientais.
Com o mesmo princípio orientador, mas com uma forte componente de negócio, a Delta Cafés criou o projeto ReThink, que ganha financiamento do QREN e estabelece uma parceria com a Universidade Nova de Lisboa, nomeadamente a Faculdade de Ciências e Tecnologia, o IBET e a UNIDEMI. Este projeto tem como objetivo alargar o ciclo de vida do café através do reaproveitamento dos resíduos resultantes do seu consumo, nomeadamente da criação de novas formas de utilização da borra de café.
Comprometida com a qualidade dos serviços prestados pelos clientes Delta Cafés do Horeca, a marca fundou ainda a Escola de Barista Delta Grão Maior e é, desde há dois anos, a entidade organizadora dos Campeonatos de Baristas.
Por último, a Delta Cafés comercializa ainda dezenas de produtos de seis insígnias diferentes e representa, no mercado português, marcas como Tetley, Vimeiro, Beck’s e Hero.