Produtos e desenvolvimentos futuros
A DECATHLON trabalha diariamente para tornar o desporto acessível ao maior número de pessoas e prolongar a vida dos produtos desportivos, protegendo, desta forma, o meio ambiente. Para atingir esse objetivo, tem adotado vários compromissos que se inserem no seu Plano de Transição, lançado em 2020, e que assenta em três pilares: desenvolver pessoas, preservar a natureza e criar valor sustentável.
Nesse âmbito, a Marca tem procurado criar soluções circulares que visam reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental dos produtos desportivos, contribuindo para a conservação de recursos naturais, a redução da poluição e a diminuição das emissões de carbono: o Serviço de Reparação e Manutenção; a solução Segunda Vida; e as iniciativas de Retoma e Aluguer.
A DECATHLON promove a reparação e manutenção de produtos desportivos, ou seja, quando um produto sofre danos ou desgaste ao longo do tempo, a empresa oferece serviços para o reparar, prolongando a sua vida útil.
A reparabilidade ajuda a reduzir o desperdício, pois os produtos podem ser usados por mais tempo em vez de serem destruídos, permitindo ainda aos consumidores pouparem, pois não precisam comprar novos produtos com tanta frequência.
A Marca incentiva, também, a reciclagem de produtos desportivos no final da sua vida útil. Isso envolve a recolha de produtos antigos e a reciclagem de materiais, como plástico, metal, tecido e outros componentes, para criar novos produtos ou materiais. Esta iniciativa reduz a necessidade de recursos naturais e a emissão de poluentes associados à produção de novos materiais. Também evita que produtos desportivos descartados acabem em aterros sanitários, contribuindo para a redução do impacto ambiental.
A Marca promove ainda a ideia de dar uma “segunda vida” aos produtos desportivos. Isso significa que, mesmo quando um produto não é mais adequado para o seu uso original, ele pode ser reutilizado de outras formas. Por exemplo, uma bicicleta antiga pode ser reparada e doada a uma organização sem fins lucrativos. A segunda vida de produtos reduz o desperdício, promove a reutilização e pode beneficiar comunidades carentes ou organizações de solidariedade.
Paralelamente, a Marca oferece programas de retoma, através dos quais os consumidores podem devolver produtos usados da DECATHLON, em troca de um voucher para gastar noutro produto, novo ou usado.
A empresa pode depois reutilizar, reciclar ou vender esses produtos usados. Estas iniciativas incentivam os consumidores a descartar os seus produtos antigos de forma responsável e estimula a economia circular, onde os produtos usados são reintroduzidos no mercado de forma mais sustentável.
A DECATHLON oferece, ainda, serviços de aluguer de equipamentos desportivos, como bicicletas, equipamentos de campismo ou esquis.
O aluguer reduz a necessidade de fabrico e compra de produtos, economizando recursos e reduzindo o consumo de materiais. É uma opção económica para pessoas que não usam os produtos com frequência.
Todos estes serviços da DECATHLON estão alinhados com a sua abordagem de sustentabilidade, promovendo a responsabilidade ambiental e a redução do impacto ambiental dos produtos desportivos ao longo do seu ciclo de vida. Uma prova do compromisso da empresa em adotar práticas comerciais mais sustentáveis e conscientes do meio ambiente.