DECATHLON
DECATHLON Logo

DECATHLON

A DECATHLON é uma empresa criadora e distribuidora de artigos de desporto, à escala mundial. Uma aventura que começou em 1976, em Englos, no Norte de França. Mais de quatro décadas depois, a DECATHLON está presente em 70 países, com 1751 lojas. Em Portugal, abriu a sua primeira loja no ano 2000, a DECATHLON Amadora. Hoje, conta já com 41 lojas para levam o melhor do desporto a todo o continente e às ilhas.

trivia block illustration

Sabia que?

Graças à circularidade do seu modelo de negócio, em 2023, a DECATHLON Portugal reparou mais de 40.000 produtos; vendeu mais de 50.000 produtos usados (2.ª mão); realizou mais de 18.500 serviços de aluguer de material desportivo; e recolheu mais de 2.6M cabides para reutilização.

Sabia que?

Desde 2020, 100% do algodão dos produtos DECATHLON vem de fontes mais sustentáveis.

Sabia que?

Mais de 98% dos produtos da DECATHLON já não utiliza transporte aéreo e 100% da energia que utiliza é de origem renovável.

Sabia que?

O cliente dispõe de 86.000 referências na oferta Decathlon, incluindo marketplace.

Elsa Freixeiro

Líder Comunicação Interna e Institucional

Valores da marca

A promessa de produtos desportivos inovadores e de excelente qualidade, com a melhor relação valor(es)/preço, só é possível porque a DECATHLON controla todos os passos da cadeia de valor dos seus produtos de Marcas exclusivas — da conceção à venda.

A Marca acredita que é possível ter qualidade e preços baixos e, por isso, trabalha todos os dias para democratizar o desporto, através de produtos desportivos com o melhor custo-benefício do mercado. Acredita também que a inovação não é uma questão de preço, devendo ser acessível a todos e estar ao serviço da democratização do desporto, facilitando a prática e incentivando os atuais e os novos desportistas.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A DECATHLON trabalha diariamente para tornar o desporto acessível ao maior número de pessoas e prolongar a vida dos produtos desportivos, protegendo, desta forma, o meio ambiente. Para atingir esse objetivo, tem adotado vários compromissos que se inserem no seu Plano de Transição, lançado em 2020, e que assenta em três pilares: desenvolver pessoas, preservar a natureza e criar valor sustentável.

Nesse âmbito, a Marca tem procurado criar soluções circulares que visam reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental dos produtos desportivos, contribuindo para a conservação de recursos naturais, a redução da poluição e a diminuição das emissões de carbono: o Serviço de Reparação e Manutenção; a solução Segunda Vida; e as iniciativas de Retoma e Aluguer.

A DECATHLON promove a reparação e manutenção de produtos desportivos, ou seja, quando um produto sofre danos ou desgaste ao longo do tempo, a empresa oferece serviços para o reparar, prolongando a sua vida útil. A reparabilidade ajuda a reduzir o desperdício, pois os produtos podem ser usados por mais tempo em vez de serem destruídos, permitindo ainda aos consumidores pouparem, pois não precisam comprar novos produtos com tanta frequência.

A Marca incentiva, também, a reciclagem de produtos desportivos no final da sua vida útil. Isso envolve a recolha de produtos antigos e a reciclagem de materiais, como plástico, metal, tecido e outros componentes, para criar novos produtos ou materiais. Esta iniciativa reduz a necessidade de recursos naturais e a emissão de poluentes associados à produção de novos materiais. Também evita que produtos desportivos descartados acabem em aterros sanitários, contribuindo para a redução do impacto ambiental.

A Marca promove ainda a ideia de dar uma “segunda vida” aos produtos desportivos. Isso significa que, mesmo quando um produto não é mais adequado para o seu uso original, ele pode ser reutilizado de outras formas. Por exemplo, uma bicicleta antiga pode ser reparada e doada a uma organização sem fins lucrativos. A segunda vida de produtos reduz o desperdício, promove a reutilização e pode beneficiar comunidades carentes ou organizações de solidariedade.

Paralelamente, a Marca oferece programas de retoma, através dos quais os consumidores podem devolver produtos usados da DECATHLON, em troca de um voucher para gastar noutro produto, novo ou usado.
A empresa pode depois reutilizar, reciclar ou vender esses produtos usados. Estas iniciativas incentivam os consumidores a descartar os seus produtos antigos de forma responsável e estimula a economia circular, onde os produtos usados são reintroduzidos no mercado de forma mais sustentável.

A DECATHLON oferece, ainda, serviços de aluguer de equipamentos desportivos, como bicicletas, equipamentos de campismo ou esquis. O aluguer reduz a necessidade de fabrico e compra de produtos, economizando recursos e reduzindo o consumo de materiais. É uma opção económica para pessoas que não usam os produtos com frequência.

Todos estes serviços da DECATHLON estão alinhados com a sua abordagem de sustentabilidade, promovendo a responsabilidade ambiental e a redução do impacto ambiental dos produtos desportivos ao longo do seu ciclo de vida.  Uma prova do compromisso da empresa em adotar práticas comerciais mais sustentáveis e conscientes do meio ambiente.

Mercado

A DECATHLON destaca-se no mercado, pela forma como desafia a rotina e se reinventa, todos os dias. Uma Marca apaixonada pela atividade física, pelo desporto e por querer marcar a diferença nas pessoas e no mundo.  Presente em 70 países, com 1751 lojas e mais de 105.000 colaboradores, está em Portugal desde 2000. Atualmente, conta com 41 lojas no país, um website de venda, um Centro Logístico, um Centro de Produção e 1900 colaboradores que, todos os dias, trabalham para levar aos seus clientes produtos e serviços, cada vez melhores, mais acessíveis e mais sustentáveis.

Comunicação

A estratégia de comunicação da DECATHLON visa sensibilizar e formar as suas equipas, clientes e comunidade sobre práticas mais sustentáveis, nomeadamente através de iniciativas como o Mural do Clima. Trata-se de um Workshop feito em parceria com a Transitar, Associação Ambiental, que desafia os participantes a aprofundar os seus conhecimentos, através da construção de um mural de 42 cartas de causa-efeito, que se focam na consciencialização climática.

Também nas redes sociais, a DECATHLON mantém uma presença regular, falando de temáticas como a circularidade e o seu papel fundamental na história da Marca. Por exemplo, em 1986, a Marca lançou o conceito Trocathlon, um serviço que permitia que os seus clientes trocassem produtos desportivos entre si. Hoje, decorridos vários anos, a Marca acredita que é importante escalar a circularidade de diversas formas: potenciando a durabilidade dos produtos, aumentando a sua reciclabilidade, construindo um sistema de retoma e desenvolvendo o aluguer de produtos.

Vantagens competitivas

As vantagens competitivas da DECATHLON vão muito para além da qualidade e acessibilidade dos seus produtos e serviços. A empresa concebe produtos com preocupações ambientais, desde o início do processo de design. Isso inclui a escolha de materiais ecológicos, a redução de resíduos e a busca por soluções de embalagem mais sustentáveis. A DECATHLON está ainda comprometida em reduzir as suas emissões de carbono em todas as etapas da cadeia de valor, incluindo a otimização da logística, a utilização de energia renovável nas suas operações e a minimização do desperdício de recursos. A Marca utiliza recursos naturais de forma responsável, como o uso eficiente da água, a gestão sustentável das florestas e a minimização do consumo de energia nas suas instalações. Paralelamente às suas políticas internas, a DECATHLON colabora com organizações e parceiros que partilham os mesmos valores ambientais, e promove as certificações ambientais, como o rótulo “Ecodesign”, em produtos que atendem a critérios rigorosos de sustentabilidade.

Parceiros