Vantagens competitivas
A COCA-COLA defende uma transformação no mundo dos negócios que permita a criação de um novo modelo socioeconómico que seja resiliente, sustentável, inclusivo e neutro para o clima. Assim, a Empresa afirma-se a favor da eliminação do uso desnecessário do plástico, da reciclagem de todo o que é utilizado e da criação de materiais inovadores e novos modelos de negócio mais sustentáveis.
A crescente poluição dos oceanos é um grande problema ambiental. Nesse sentido, 99% das embalagens da COCA-COLA em Portugal são recicláveis ou reutilizáveis, o que significa que, se recolhidas e devidamente geridas, podem ter novas vidas. É claro que nem sempre isso acontece, por isso a COCA-COLA comprometeu–se a recolher e reciclar o equivalente à quantidade de embalagens que vende a cada ano, até 2025. Além disso, a Empresa introduziu critérios ambientais no seu design para que, por exemplo, seja necessária menos matéria-prima no seu fabrico. Assim, as garrafas de plástico já são feitas com 24,5% de material reciclado e a meta é elevar essa percentagem para 50%, até 2022. Para aumentar esses números de material reciclado e incorporar novas melhorias, em 2019 a COCA-COLA investiu 180 milhões de euros em projetos de eco-inovação, na Europa Ocidental. Como resultado desses esforços, no final de 2019, apresentou a primeira garrafa apta para uso alimentar, feita a partir de plásticos marinhos recuperados e reciclados, algo que até então não havia sido possível. Foram fabricadas cerca de 300 garrafas usando 25% de plástico reciclado dos fundos marinhos e das costas de Portugal e Espanha.
Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no campo da sustentabilidade, a CCEP em Portugal, com os resultados obtidos na fábrica de Azeitão, recebeu o prémio 2020 Energy Management Insight Award, sendo a primeira empresa portuguesa a ser distinguida com este galardão. Este prémio internacional é promovido pelo Clean Energy Ministerial, fórum mundial que engloba os ministros do ambiente e líderes governamentais de 26 países.
Entre 2016 e 2019, a melhoria do sistema de gestão de energia permitiu à CCEP em Portugal, um aumento de eficiência de 30%, com a consequente redução de emissão de CO2 em 13.909 toneladas e uma poupança de 2.534 milhões de euros. Desde 2018, toda a energia elétrica utilizada na fábrica de Azeitão provém de fontes renováveis.
Já ao nível da redução de açúcar, em 2019, quatro em cada dez bebidas vendidas pela Empresa em Portugal foram baixas em calorias ou sem calorias. Os consumidores exigem cada vez mais variedade de bebidas, incluindo as baixas em calorias ou sem calorias. Em linha com estas necessidades, entre 2015 e 2019, a COCA-COLA em Portugal reduziu o teor total de açúcar por litro em 19,4%.