CLARANET
CLARANET Logo

CLARANET

A CLARANET é a maior empresa de serviços geridos de TI em Portugal, graças a uma forma inovadora de abordar a tecnologia, simplificando a sua complexidade, tornando-a mais eficiente e permitindo que as organizações e seus clientes maximizem o impacto positivo da mesma nos seus negócios.

trivia block illustration

Sabia que?

As raízes do Grupo CLARANET e da CLARANET Portugal fundem-se com as origens da própria Internet comercial, quer no Reino Unido, quer em território português. Em 1995, o atual CEO da CLARANET Portugal, António Miguel Ferreira, fundou a Esoterica, que se tornou no primeiro Internet Service Provider privado em Portugal.

Sabia que?

Na altura a Esoterica conseguiu diferenciar-se no mercado ao lançar um pacote com acesso ilimitado à Internet - que atraiu dezenas de milhares de clientes -, criando em paralelo uma rede nacional de pontos de acesso. O sucesso da Esoterica acabou por atrair o interesse de diversas multinacionais.

Sabia que?

Entretanto, em 1996, nascia em Londres a CLARANET, primeiro como Internet Service Provider pioneiro no acesso pré-pago à Internet, depois evoluindo para um fornecedor de serviços geridos de Redes e Hosting, expandindo-se para a Europa. Nove anos depois, em 2005, a CLARANET adquiriu a operação fundada por António Miguel Ferreira, o que deu origem à CLARANET Portugal, mantendo a cultura de inovação e pioneirismo que ditaram o sucesso da empresa.

Carla Liñan

Marketing Director

Valores da marca

A CLARANET – pioneira da Internet em Portugal, fundada em 1995 e hoje um grupo com presença local em 11 países – tem as suas raízes seguras na inovação e no compromisso de potenciar o modo como a tecnologia é colocada ao serviço das organizações.

O enorme crescimento da CLARANET no mercado português e global de TI deve-se a uma atuação movida por valores centrados na paixão por tecnologia e na ambição de crescimento, para atingir economias de escala e processos industriais otimizados para gestão de TI, com o máximo impacto nas organizações que serve.

Hoje, o compromisso inicial da CLARANET continua a guiar a maneira como a empresa combina tecnologia, inovação, experiência e know-how para impulsionar as ambições de negócio dos seus clientes, através de serviços e soluções que tornam a tecnologia cada vez mais útil às pessoas, à sociedade, às organizações e à economia. 

Produtos e desenvolvimentos futuros

A CLARANET integra no seu portefólio serviços que asseguram uma cobertura 360º das necessidades de TI de todas as organizações – tendo unidades de negócio focadas nas grandes empresas e uma unidade de negócio dedicada às PME. A CLARANET tem um portefólio centrado em áreas core como Cloud, Cybersecurity, Workplace e Data, bem como soluções verticais para os sectores Financeiro, da Saúde, Indústria, Retalho e Sector Público, entre outros, com uma oferta que abrange serviços profissionais e geridos e plataformas tecnológicas de hardware e software dos maiores fabricantes a nível mundial. 

O portefólio da CLARANET agrega ainda uma oferta de Formação e Certificação nas principais tecnologias da indústria de TI, bem como serviços de recrutamento, gestão de talento e de capital humano no sector das TI, que garantem às organizações o acesso aos melhores profissionais, dedicados a 100%.

A CLARANET tem um olhar constante sobre as tendências e, desta maneira, consegue antecipar e preparar as melhores respostas tecnológicas às necessidades das organizações desde o início da sua jornada de transformação digital à modernização contínua das suas infraestruturas e aplicações críticas.

O futuro passa, assim, por desenvolver respostas eficazes a essas necessidades e desafios, adicionando serviços cada vez mais inovadores à tecnologia dos principais fabricantes e parceiros globais. Neste âmbito de evolução permanente, a criação do CLARANET Labs, ou a aposta nos Digital Competence Centers, são apenas dois dos passos mais recentes nesse sentido.

Mercado

Portugal é um dos 11 países em que a CLARANET está presente (juntamente com o Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Países Baixos, Suíça, Itália, Brasil, Índia e Estados Unidos), com a sua faturação anual a representar cerca de um terço da faturação total do Grupo CLARANET, mais de 600 M€, e a confirmar a sua liderança no País (fonte: R&C dos principais grupos de TI em Portugal, Volume de Negócios em território nacional 2019/2020).

O Grupo conta com 24 escritórios e 45 datacenters nos continentes europeu e americano, nos quais trabalham mais de três mil colaboradores. Em Portugal são cerca de 700 os profissionais a trabalhar na CLARANET, distribuídos pelos três escritórios (Lisboa, Porto e Viseu) e pelos dois datacenters da empresa (fonte: R&C dos principais grupos de TI em Portugal, Volume de Negócios em território nacional 2019/2020”.

Comunicação

A comunicação da CLARANET Portugal segue os valores e a missão abraçados pelo Grupo CLARANET, por meio de uma estratégia cuja abordagem e meios usados cimentam a presença da Marca em Portugal. O objetivo, desde sempre, passa por desenvolver e manter uma pegada digital abrangente e relevante, que funcione como mostruário do conhecimento especializado que orienta a empresa e contribui ativamente para a construção do futuro. 

A estratégia comunicacional da CLARANET passa, assim, por desenvolver projetos que envolvam todos os colaboradores e os tornem protagonistas nas respetivas áreas de negócio, apostando no seu profundo conhecimento técnico e da atividade dos seus clientes.

A consistência e coerência das mensagens da CLARANET Portugal acabam por enformar uma abordagem vincadamente institucional, complementada por uma paixão pela tecnologia e pelo orgulho na entrega de qualidade – transmitindo também uma visão mais abrangente do mercado e das tendências que ditam a evolução da tecnologia.

Vantagens competitivas

Um dos principais fatores de diferenciação
da CLARANET Portugal assenta no seu completo portefólio de serviços tecnológicos, uma referência no mercado, tendo em conta as diversas áreas de TI abrangidas na sua oferta, os serviços complementares disponibilizados e os diferentes perfis
de clientes a que se destina.

A vantagem competitiva deve-se também a uma cultura de atuação assente em quatro eixos: o conhecimento profundo das tecnologias, incluindo uma aposta permanente na atualização e certificação dos profissionais; a celebração de parcerias com os melhores fornecedores globais de tecnologia, em cada área e sector em que atuam; a inovação constante sobre as soluções e produtos desses parceiros; e uma enorme dedicação colocada por cada colaborador e cada equipa nos projetos em que estão envolvidos, cujo trabalho tem sempre em mente a concretização do lema do Grupo: “Helping our customers do amazing things”.

Dessa cultura resultam ainda um amplo conjunto de certificações técnicas e operacionais e distinções nacionais e internacionais de parceiros tecnológicos, a confirmar a excelência e reputação da CLARANET, como parceiro e como especialista em desenhar, implementar, gerir e suportar soluções construídas
com as melhores tecnologias e ferramentas nas mais variadas áreas de TI.

Graças a estes fatores, a CLARANET é hoje o maior fornecedor de serviços de tecnologias de informação em Portugal, garantindo serviços a milhares de clientes empresariais, que confiam na CLARANET para desenhar, implementar e operar as suas aplicações e dados de negócio críticos, 24×7.

Parceiros