CARTUXA
CARTUXA Logo

CARTUXA

Assente numa tradição secular, a Marca CARTUXA tem o seu espaço conquistado com vários projetos que vão muito para além dos seus vinhos. Com apostas firmes na área das artes e da cultura, a Adega CARTUXA quer deixar o legado de que a “A inspiração bebe-se”. Acreditando que as suas Marcas não se devem auto elogiar, convida as pessoas a fazê-lo.

trivia block illustration

Sabia que?

A Fundação Eugénio de Almeida é, hoje, a concretização do sonho de um homem profundamente humanista, mecenático e filantrópico - Vasco Maria Eugénio de Almeida -, que, em 1963, a instituiu e dotou dos meios necessários para concretizar a sua nobre missão: fazer mais pelas pessoas, para mais pessoas.

Sabia que?

No site www.cartuxa.pt é agora possível marcar uma visita ao Enoturismo CARTUXA, com maior facilidade e em quatro línguas distintas. Basta selecionar uma das várias atividades que existem e ir conhecer, saborear e comprovar a história desta grande Marca de Excelência.

Sabia que?

Em 2018, a Fundação Eugénio de Almeida - Adega CARTUXA retomou a produção do Vinho de Talha.

Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida
Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida
Visitar marca

Valores da marca

Qualidade, identidade, tradição e modernidade são os valores distintivos que tornam as Marcas da Fundação Eugénio de Almeida amplamente reconhecidas nos mercados nacionais e internacionais.
A Marca CARTUXA enraíza o seu carácter único no território geográfico alentejano e numa cultura institucional e produtiva assente nos valores do trabalho, da qualificação humana e tecnológica, da inovação e do desenvolvimento sustentável. A Fundação Eugénio de Almeida tem, por isso, em todo o seu projeto uma assinatura de excelência.

Produtos e desenvolvimentos futuros

Excelência, particularidade e individualidade são as caraterísticas que definem os vinhos da Adega CARTUXA e são também estes valores que levaram a Fundação Eugénio de Almeida a apostar em dois novos produtos singulares, seculares e tradicionais da cultura alentejana – os vinhos de talha. A vontade de fazer vinho de talha era já um desejo antigo na Fundação Eugénio de Almeida, contudo, não foi fácil encontrar talhas antigas, de grande dimensão e em excelente estado de conservação. A oportunidade surgiu apenas em 2017, quando, finalmente, a Fundação encontra e adquire 29 talhas centenárias, datadas de 1875. Terminado o seu processo de recuperar e de pezgar as talhas – ou seja, colocar o pez no seu interior, garantindo que estas mantêm a porosidade necessária para haver micro-oxigenação -, iniciou-se o processo de produção de vinho como (quase) se fazia há cerca de 2000 anos no Alentejo. A Adega CARTUXA retoma deste modo e orgulhosamente, a tradicional produção de vinho alentejano: vindima manual, pisa a pé, colocação das massas nas talhas onde permanecem até ao dia de São Martinho – altura em que se faz a sangria das talhas. De seguida, o vinho regressa às talhas, onde estagia durante seis meses até ser feito o lote final. Posteriormente é engarrafado, estagia em garrafa e finalmente está pronto para ser consumido.

Foi assim que nasceu o CARTUXA Talha Biológico Tinto 2017, elaborado 100% com a casta Alicante Bouschet, uma casta presente há muitos anos no Alentejo e que, por dar aos vinhos um grande carácter, transmite a este vinho uma “rusticidade” elegante. Produzido com as uvas da vindima de 2017, este vinho é constituído por um lote único, resultante de um blend de todas as talhas.

Hoje, já é possível encontrar no mercado as novas referências da Adega CARTUXA, provenientes dos talhões de vinha da Quinta de Valbom, em Évora, onde a vinha é conduzida em modo de produção biológico, há 15 anos.

Mercado

Com uma estratégia de diferenciação pela sua qualidade e valor, transversal aos mercados nacionais e internacionais, a Adega CARTUXA orgulha-se de ser um reconhecido embaixador dos vinhos e azeites de qualidade do Alentejo e de Portugal.

Com crescimentos sustentáveis, ano após ano, a Marca tem sido capaz de, com cada garrafa de vinho ou de azeite comercializado, em Portugal e noutros países do mundo, criar riqueza, acrescentar valor e libertar os meios para assegurar o trabalho que diariamente é desenvolvido no campo das artes e da cultura, da educação e do património, dos serviços educativos e sociais, da solidariedade e do voluntariado.

Comunicação

O Enoturismo e Enoteca CARTUXA são um forte exemplo de afirmação da Marca no quotidiano dos seus consumidores. Contudo, a comunicação da Marca CARTUXA vai muito para além destes espaços. Com fortes raízes na tradição e ainda assim consciente das constantes transformações da atualidade, a Fundação Eugénio de Almeida reinventa–se constantemente. Desde os rótulos, às embalagens, das redes sociais ao website, tudo é alvo de uma análise diária e de uma reflexão profunda para melhor alcançar os seus objetivos. Destes, há a destacar a Marca EA, que é já uma reconhecida referência no que às suas campanhas diz respeito. É, aliás, através desta Marca que a Adega CARTUXA sublinha o seu empenho na promoção das artes e da cultura – com os festivais EALIVE, que vão já para a sua 3.ª edição e que tiveram início em 2016, aquando do convite feito pela Fundação a cinco artistas para provarem e traduzirem o vinho EA, da CARTUXA, em arte.

E porque este ano não poderia ser exceção, vocacionada para um target mais jovem e urbano, a Adega CARTUXA lançou no mercado a campanha rEAction. Esta campanha é um estímulo à criação que, fiel ao lema “A inspiração bebe-se”, acrescenta: EA não se auto elogia, convida as pessoas a fazê-lo. Conceptual, sintética e expressiva, rEAction desdobra-se no tempo, apropriando-
-se dos espaços onde é implementada, desafiando os consumidores a reagirem, a saírem da sua zona de conforto para, também eles, se envolverem no processo de criação.

Vantagens competitivas

É na terra, na natureza dos solos alentejanos, que a Fundação Eugénio de Almeida alicerça a força que confere qualidade e excelência aos seus vinhos.  As vinhas da Fundação constituem um património valioso, meticulosamente construído com base em critérios exigentes relativos à natureza do solo, ao relevo e à exposição solar.

A exploração vitivinícola iniciada em meados do séc. XIX e enraizada no projeto de vida da família Eugénio de Almeida, veio a tornar-se fundamental na identidade da Fundação que dispõe atualmente de quase 600 hectares de área de cultivo próprio, com vinhas em permanente processo de renovação e reconversão, criteriosa e tecnicamente fundamentado e executado.

Em nome da preservação ambiental, da sustentabilidade e da qualidade da vinha, os tratamentos químicos têm vindo progressivamente a ser excluídos, transformando já cerca de 200 hectares de vinha em regime biodinâmico, obrigando a uma vigilância mais cuidadosa e sistemática da saúde de cada planta, protegendo as suas características naturais.

Parceiros