CARRIS
CARRIS Logo

CARRIS

A CARRIS é Lisboa. Com 153 anos de história, a CARRIS é mais do que o operador de referência no transporte público de passageiros à superfície na cidade, faz parte do dia a dia e das memórias dos lisboetas. A Companhia percorre colinas e bairros, cria histórias, liga pessoas, dá cor e vida à cidade e contribui diariamente, para a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade de
Lisboa.

trivia block illustration

Sabia que?

A CARRIS tem, atualmente, 777 autocarros, 60 elétricos e 8 ascensores.

Sabia que?

As 112 carreiras da Companhia percorrem anualmente 36 milhões de quilómetros, ou seja, dão mais de 910 voltas ao mundo num ano.

Sabia que?

A CARRIS transporta 140 milhões de passageiros anualmente, mais do que toda a população do México.

Sabia que?

O novo sistema de pagamento com cartão bancário da CARRIS registou mais de 1 milhão de validações em menos de seis meses.

Sabia que?

A CARRIS tem como objetivos atingir os 90% de frota movida a energias limpas e o reforço da frota para operar com 800 autocarros em 2028; aumentar continuamente as carreiras zero emissões; continuar a melhorar a informação ao Cliente em tempo real.
Pedro de Brito Bogas
CEO
Margarete Oliveira
Diretora Adjunta de Marca, Comunicação e Relações Publicas
Visitar marca

Valores da marca

Há 153 anos que a CARRIS faz parte da paisagem e da alma de Lisboa. É história,
confiança e futuro. É parte do quotidiano e a sua equipa é a alma da Marca. Todos os
dias, a equipa CARRIS move mais de meio milhão de pessoas, com um propósito
claro: encurtar distâncias e contribuir para uma cidade mais acessível e sustentável. Na
CARRIS, mover Lisboa é mais do que levar pessoas de um ponto ao outro, é fazer
parte da cidade e crescer com ela. É Lisboa que define as suas linhas e os seus
destinos.

Produtos e desenvolvimentos futuros

A CARRIS procura ajustar continuamente a sua oferta à procura, com o objetivo de
assegurar um transporte público regular, acessível, fiável, confortável, seguro,
sustentável e alinhado com as necessidades da cidade, da sua população e dos seus
visitantes.
Nesse sentido, a CARRIS continuará a desenvolver o planeamento de grandes
empreendimentos, focados na expansão e requalificação da sua rede. Destacam-se a
futura expansão a Oriente da nova linha 16E, que liga a Praça do Comércio ao Parque
das Nações; a Ocidente, em canal dedicado, a ligação entre Lisboa e Oeiras; a futura
linha, em canal dedicado, da Alta de Lisboa, bem como a requalificação da Estação de
Santo Amaro, com a criação da “Cidade Carris” – um novo polo com investimento em
sistemas de informação para garantir um melhor serviço da CARRIS, um hub de
inovação de mobilidade, um novo museu e a abertura do espaço a uma maior fruição
pela população.
A CARRIS está ainda a desenvolver um novo Plano de Rede, cujo foco é a otimização
do serviço e a sua adaptação à evolução da cidade. Desta forma, a CARRIS está
continuamente a aumentar a oferta dos seus serviços e explorar o desenvolvimento de
novas soluções que respondam às necessidades dos seus Clientes.

Mercado

O contributo da CARRIS na mobilidade da cidade de Lisboa é incontornável, com 777
autocarros, 60 elétricos e 8 ascensores em funcionamento diário. Com 112 carreiras
ativas, percorre anualmente 36 milhões de quilómetros e transporta 140 milhões de
passageiros por ano. Mas a CARRIS é também futuro. A sua estratégia, pautada pela

“Mobilidade Inteligente do Futuro”, assenta em dois pilares fundamentais: a
Sustentabilidade e a Melhoria da Eficiência e da Qualidade do Serviço.
A sustentabilidade concretiza-se não apenas no vetor económico-financeiro, assente
numa preocupação com a gestão eficiente dos recursos disponíveis, mas também nas
vertentes ambiental e social. Com efeito, a CARRIS, tendo presente o compromisso do
Município de Lisboa em alcançar a neutralidade climática até 2030, continuará a
investir fortemente na necessária renovação da sua frota, de modo a garantir que, no
futuro, a sua operação se fará com uma frota integralmente movida a energias limpas.
Esta renovação possibilitará também à CARRIS prestar um serviço de maior qualidade
e ajustado às necessidades dos seus clientes. Ainda na prossecução da melhoria da
experiência de viagem, a CARRIS irá continuar a investir na otimização da eficiência
das ferramentas de planeamento da viagem e de acesso aos serviços prestados,
conferindo-lhes maior facilidade de utilização e garantindo a disponibilização em tempo
real de informação fidedigna, bem como um transporte cada vez mais acessível.

Comunicação

É estratégico manter a notoriedade e o valor da Marca CARRIS, do seu histórico e da
sua projeção no futuro da cidade. Para tal, a comunicação da CARRIS assume cada
vez mais um tom humanizado e emocional, reforçando o seu papel como parte
integrante da vida dos lisboetas e contando histórias reais de quem viaja e trabalha na
rede. Em simultâneo, reforça o posicionamento de uma Marca sustentável e
responsável, assumindo uma voz ativa na promoção da mobilidade verde e acessível,
mostrando o impacto positivo do transporte público no futuro da cidade e contribuindo
para uma transferência de utilizadores do transporte individual para o coletivo.

Vantagens competitivas

A CARRIS parte para o futuro com a força de 153 anos de experiência a mover Lisboa,
aliada a um profundo conhecimento da cidade, das suas pessoas e das suas
necessidades. Assumindo o seu compromisso com a sustentabilidade e o serviço, a
CARRIS aposta fortemente na modernização da sua rede e frota, com investimentos
em elétricos rápidos, novas linhas e requalificação de infraestruturas. A transição
energética, com a eletrificação progressiva da frota, posiciona a CARRIS na linha da
frente da mobilidade sustentável. A essa estratégia junta-se a proximidade com os
Clientes, reforçada pela digitalização de serviços, informação em tempo real e uma
comunicação mais direta e inclusiva.

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners