Mercado
Culturalmente, o transporte público, em especial o transporte urbano rodoviário, é pouco valorizado pelos cidadãos e entendido como a menos nobre das opções de mobilidade urbana. Este é o cenário atual que resulta de anos de profunda orientação de mercado para o consumo de meios de transporte individual.
O atual cenário económico e social, obriga à reconsideração global da forma de vida, e, consequentemente, à alteração de hábitos de consumo.
O cenário de perda de poder de compra não agrada a ninguém e as escolhas relacionadas com este facto não abonarão, em nada, as relações com as marcas. No entanto, estes fatores revelam uma tendência de transferência do transporte individual para o transporte público nas deslocações quotidianas dos cidadãos.
As estratégias de abordagem ao mercado, a lógica de criação de modas ou tendências e os mecanismos do marketing, são, pela primeira vez, fundamentais no setor dos transportes públicos, tradicionalmente focado na operação, esquecendo as questões relacionadas com o mercado. Cabe às empresas operadoras de serviços de transporte saber antecipar e preparar esta tendência, fundamentando a sua oferta de produtos/serviços, ajustando-se a um mercado em transformação.
A busca incessante de argumentos de cariz racional é, cada vez mais, uma necessidade no reposicionamento do transporte público como alternativa moderna e sustentável, permitindo uma transferência natural do transporte individual para o transporte público.