CARRIS
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A Carris, empresa de referência no mercado do transporte coletivo de passageiros na área Metropolitana de Lisboa, com uma história de 138 anos, continua a afirmar-se como um agente ativo e atento aos desenvolvimentos de uma cidade moderna e cosmopolita. Procura potenciar o serviço de transporte que presta diariamente à cidade, num estilo de vida livre, moderno e dinâmico, contrariando o uso do transporte individual, e fomentando a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental.

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Sabia que?

Em média, entram diariamente em Lisboa cerca de 500 mil carros provenientes de concelhos periféricos, 70% dos quais apenas com um condutor.

Sabia que?

O custo mensal com o transporte individual (incluindo gasolina, portagens, parquímetro e o desgaste automóvel) é de cerca de 440€, quando o título de transporte “Carris Rede” mensal é de apenas 29,25€.

Valores da marca

A Carris apresenta-se hoje ao mercado como uma empresa moderna e dinâmica, que soube acompanhar a evolução do tempo, adaptando-se às novas tendências e oferecendo, atualmente, ao mercado, além da oferta regular do serviço de transporte público de passageiros, um conjunto de serviços de transporte diferenciados, adaptados às necessidades de mobilidade da cidade de Lisboa.

A performance extremamente competitiva da empresa levou à adoção de novos conceitos de segmentação, focando-se em grupos temáticos, em contraposição à tradicional segmentação por classe socioeconómica e permitiu o desenvolvimento de novos serviços de elevado valor, que, apresentam hoje um enorme sucesso, não só no valor percecionado, mas, também, no posicionamento alcançado pela marca Carris.

Esta nova atitude diferenciou a Carris no setor dos transportes públicos, no domínio do marketing, nacional e internacional.

Com a nova assinatura “Andamos a pensar em si”, a Carris marca presença na vida diária dos lisboetas, com uma linha de comunicação coerente, procurando posicionar a marca enquanto símbolo de uma vivência moderna, dinâmica, cosmopolita e sustentável na cidade de Lisboa, com claras associações a valores como a mobilidade, a sustentabilidade, assumindo-se a preocupação da marca para com os seus clientes e o enfoque em soluções que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Produtos e desenvolvimentos futuros

No âmbito das atuais condições de mercado, a Carris decidiu dotar o seu serviço de transporte de caraterísticas distintivas e valorativas face ao uso do automóvel individual, após o esforço de renovação da sua frota, iniciado em 2004, tendo, desde esse momento, sido adquiridos um total de 540 novos autocarros, o que representa cerca de 72% do total de frota existente.

Em setembro de 2010, a Carris lançou o serviço Net Bus, um serviço que proporciona aos seus clientes mais do que o transporte individual disponibiliza: acesso a internet gratuita nas deslocações urbanas. Enquanto se deslocam para o local de trabalho, os clientes da Carris conseguem ler e-mails, navegar na internet ou consultar a agenda, evitando o stress causado pela escolha de percursos ou pelo trânsito, podendo, ainda, partilhar esta nova forma de estar na vida no seu perfil do facebook.

Lançado em parceria com a TMN, este projeto-piloto encontra-se instalado em 30 autocarros articulados, carreiras 36 e 745, 7 dias por semana. Nos dois primeiros meses o serviço Net Bus foi utilizado por mais de 19.000 utilizadores únicos, sendo que, a grande maioria das utilizações foram feitas via “smartphones”, demonstrando uma tendência de crescimento permanente.

Em 2011 o objetivo é alargar o serviço a mais 510 veículos, passando a estar disponível em cerca de 70% da frota da Empresa.

Mercado

Culturalmente, o transporte público, em especial o transporte urbano rodoviário, é pouco valorizado pelos cidadãos e entendido como a menos nobre das opções de mobilidade urbana. Este é o cenário atual que resulta de anos de profunda orientação de mercado para o consumo de meios de transporte individual.

O atual cenário económico e social, obriga à reconsideração global da forma de vida, e, consequentemente, à alteração de hábitos de consumo.

O cenário de perda de poder de compra não agrada a ninguém e as escolhas relacionadas com este facto não abonarão, em nada, as relações com as marcas. No entanto, estes fatores revelam uma tendência de transferência do transporte individual para o transporte público nas deslocações quotidianas dos cidadãos.

As estratégias de abordagem ao mercado, a lógica de criação de modas ou tendências e os mecanismos do marketing, são, pela primeira vez, fundamentais no setor dos transportes públicos, tradicionalmente focado na operação, esquecendo as questões relacionadas com o mercado. Cabe às empresas operadoras de serviços de transporte saber antecipar e preparar esta tendência, fundamentando a sua oferta de produtos/serviços, ajustando-se a um mercado em transformação.

A busca incessante de argumentos de cariz racional é, cada vez mais, uma necessidade no reposicionamento do transporte público como alternativa moderna e sustentável, permitindo uma transferência natural do transporte individual para o transporte público.

Comunicação

A Carris optou por um conceito coerente de comunicação da sua marca, focado na inovação ao nível do serviço, como forma de acompanhar tendências e estabelecer uma posição dominante no mercado do transporte público urbano de passageiros.

O esforço de reposicionamento da marca que a empresa tem vindo a desenvolver contribuirá, a curto e médio prazo, para uma mudança cultural que contrarie estigmas relacionados com a utilização do transporte público, e, em especial, do transporte rodoviário. Atualmente, a Carris é apontada como uma empresa inovadora ao nível da comunicação e da estratégia de diferenciação do serviço, apresentando melhorias significativas na sua imagem de marca.

Com uma comunicação forte e a versatilidade necessária para garantir o reconhecimento e a identificação da marca, a Carris procura em todos os momentos de comunicação, promover um conceito de experiência do transporte público na cidade, através da aposta em soluções tecnológicas que atraem os atuais e os potenciais clientes, facilitando o acesso ao serviço prestado pela empresa.

A estratégia de comunicação da Carris procura então, através da utilização de “social media” e dos meios “mobile”, alavancar a componente de inovação e tecnologia em todas as ações da empresa, aproveitando a sua tendência de evolução, atraindo novos clientes, facilitando a entrada na rede Carris, melhorando a qualidade percebida do serviço e a imagem da empresa.

Vantagens competitivas

A Carris reconhece no contexto económico atual, um período de oportunidade de crescimento e de desenvolvimento do sistema de transportes públicos na cidade de Lisboa. Por esse motivo, a empresa tem procurado ganhar competitividade e nova dinâmica no desempenho empresarial, estando, hoje, preparada para dar resposta aos novos desafios de mobilidade na cidade de Lisboa.

A Carris é, hoje, uma empresa moderna, com um elevado nível de satisfação de clientes, que providencia soluções de mobilidade combinada, adaptadas a diferentes necessidades. Optar pela Carris é optar por uma solução de mobilidade inteligente, sustentável e adaptada.

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