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“O que esquecemos na vida, podemos encontrar num Banco” é a assinatura da campanha de comunicação do BPI – com o nome “Tutoriais para nunca esquecer” – que se centra no que é o coração do BPI, o serviço ao cliente. É essa a identidade do BPI, um Banco que protege os interesses dos Clientes e que quer ter uma participação ativa no progresso justo da sociedade. Um Banco que ouve, que entende e que resolve.

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Sabia que?

O BPI tem um dos maiores programas de voluntariado corporativo em Portugal. A plataforma BPI Voluntariado regista cerca de 4300 inscritos. As iniciativas de voluntariado desenvolvidas no 1.o semestre de 2024 beneficiaram diretamente mais de 15.000 pessoas

Sabia que?

O BPI antecipou em seis meses o cumprimento de todas as metas do Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024, em áreas como o negócio sustentável (mais de 4000 milhões de euros), impacto social (mais de 200.000 beneficiários) e igualdade de género (mulheres ocupam 43% das posições diretivas).

Sabia que?

No primeiro semestre de 2024, o BPI concedeu 747 M.€ de financiamento sustentável, nomeadamente em operações de project finance e ESG-linked, promoção da eficiência energética no imobiliário e mobilidade, entre outros.

Sabia que?

O BPI lançou o Planeta AGE Craft Tycoon, um jogo desenvolvido para a plataforma Roblox, inspirado em conceitos de educação financeira e sustentabilidade e destinado aos jovens.

Sabia que?

O BPI foi o primeiro Banco português a apostar numa oferta de NFT (non-fungible token, na sigla em inglês), exclusiva para Clientes. O D-verse (https://dverse.pt/) é um mercado de colecionáveis digitais assente em tecnologia de blockchain.

Sabia que?

A FPF e o BPI renovaram por mais seis anos a parceria iniciada em 2018 e que abrange, além do patrocínio às seleções nacionais de futebol, um apoio à Taça da Liga feminina e ao principal campeonato nacional feminino, com a Marca a posicionar-se como “naming sponsor” desta última competição (Liga BPI).
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Constança Macedo
Diretora Executiva de Comunicação e Marca
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Francisco Rodrigues
Diretor de Área de Comunicação e Imagem
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Valores da Marca

O BPI desenvolve a sua atividade e presta os seus serviços com base nos valores corporativos de qualidade, confiança e compromisso social.

O Banco tem como missão contribuir para o bem-estar financeiro dos seus Clientes e para o progresso da Sociedade, através da oferta de produtos e serviços financeiros diversificados e inovadores e com a integração dos princípios de Sustentabilidade

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Produtos e desenvolvimentos futuros

O BPI tem estado muito ativo no domínio da inovação, registando uma evolução significativa na adesão aos seus canais digitais e nos serviços prestados nos Balcões.

O BPI All in One Lisboa, a “flagship store” do Banco, conquistou a medalha de prata na categoria de Design de Interiores nos London Design Awards, um dos mais prestigiados festivais de design e criatividade do mundo. Inaugurado em 2023, o BPI All in One Lisboa, é o maior espaço comercial financeiro do país (2.300 metros quadrados) e combina o atendimento próximo e personalizado com tecnologias imersivas.

Outro dos destaques no último ano foi o lançamento da aplicação móvel Pulsoo, uma ferramenta gratuita que resulta de uma parceria entre o BPI e a NOS.

O Pulsoo foi desenvolvido para facilitar a gestão diária de pequenos negócios, proporcionando uma visão agregada da posição financeira da empresa (em todos os bancos) e respetivas transações e simplificando o cumprimento das obrigações regulatórias e fiscais.

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Mercado

O BPI, detido a 100% pelo CaixaBank, centra a sua atividade na banca comercial em Portugal, sendo a quarta maior instituição financeira a operar em termos de volume de negócio (crédito, garantias e recursos totais de Clientes).

Em junho de 2024, o BPI apresentava quotas de mercado de 11.6% em crédito, 11.2% em recursos de clientes e 13.8% em fundos de investimento mobiliário, PPR e seguros de capitalização.

O modelo de negócio do BPI assenta numa rede de distribuição especializada, omnicanal e totalmente integrada, assim como na disponibilização de uma oferta completa de produtos e serviços financeiros, estruturada para responder às necessidades específicas de cada segmento.

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Comunicação

O BPI tem sempre como prioridade manter a sua reputação, assente em elevados níveis de qualidade do serviço e na afirmação do Banco como uma referência na área da sustentabilidade, da inovação, da gestão responsável e do apoio à Sociedade. Nesse sentido, o BPI lançou uma nova campanha corporativa em 2024 intitulada “Tutoriais para nunca esquecer”.

Com a assinatura “O que esquecemos na vida, podemos encontrar num Banco”, a campanha centra-se no que é verdadeiramente o coração do BPI, o serviço ao cliente. Com um tom emocional e positivo, os filmes publicitários usam a lógica de “tutorial” para abordar momentos-chave ligados às vivências das pessoas: “Lembra-se de como dar a mão?”; “Lembra-se de como dar um passo?”; e “Lembra-se de como dar um impulso?”. O mote da campanha tem vindo a ser reproduzido em campanhas de posicionamento institucional e de divulgação de novos produtos e serviços do Banco.

Por exemplo, o BPI e a RFM instituíram o dia 11 de abril como o Dia de Dar a Mão, desafiando os ouvintes a criar uma corrente de afetos. Também a campanha publicitária de apoio à caminhada da seleção nacional de futebol no Euro2024 seguiu a mesma linha de comunicação. Com o mote “Lembra-se de como é ser campeão europeu?”, a campanha foi protagonizada por Kika Nazareth.

O BPI lançou também uma campanha publicitária centrada no AGE, a Marca do Banco destinada ao segmento jovem. Com o conceito “Conta com tudo. AGE Agora”, a campanha aposta no reforço principais eixos de comunicação do AGE: “Sem preocupações”; “App para gerires o teu dinheiro”; e “Menor Impacto ambiental”.

A atenção aos temas de sustentabilidade e de impacto social é algo que faz parte da identidade do BPI. Exemplo disso, são os Prémios de Solidariedade BPI Fundação “la Caixa” que apoiam projetos de instituições sociais para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Fundação ”la Caixa” é o maior acionista do Grupo CaixaBank e é também a maior fundação da União Europeia. Uma parte dos lucros do BPI voltam para a sociedade através do trabalho conjunto com a Fundação “la Caixa”, que apoia iniciativas na área da saúde, da educação, da cultura e, em especial, junto dos grupos mais vulneráveis.

Em 2024 vão ser cerca de 50 milhões de euros para o desenvolvimento de iniciativas sociais, científicas, educativas e culturais em Portugal.

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Vantagens competitivas

O BPI apresenta uma forte posição financeira que permite enfrentar o futuro com confiança, apoiando os seus Clientes e a economia portuguesa.

A solidez financeira do BPI exprime-se num perfil de risco baixo (o melhor do sector em Portugal), numa posição de liquidez confortável e em níveis elevados de capitalização. Nesse plano, o Banco foi reconhecido pela sua liderança no mercado português com a obtenção de três galardões nos prémios Awards for Excellence, concedidos pela revista britânica Euromoney.

O BPI conquistou o prémio principal de “Melhor Banco em Portugal”, sendo esta a segunda vez nos últimos três anos que recebe este galardão. Além disso, o BPI foi reconhecido como “Melhor Banco para PME em Portugal” e “Melhor Banco Digital em Portugal”.

O Banco recebeu ainda outros importantes prémios internacionais, nomeadamente na área do Private, onde foi eleito como “Best Domestic Private Bank in Portugal” nos Euromoney Global Private Banking Awards 2024, tendo ainda vencido outras quatro categorias: “Portugal’s Best for High Net Worth”, “Portugal’s Best for Digital Solutions”, “Portugal’s Best for Next-Gen” e “Portugal’s Best for Sustainability”.

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