BP
BP Logo

BP

A bp continua a evoluir como empresa de energia integrada, comprometida em atingir a neutralidade carbónica até 2050, ou antes, e em ajudar o mundo a alcançar o mesmo objetivo. É uma ambição concretizada pelas suas Pessoas em conjunto com Parceiros, através de ações que geram impacto e aceleram a transformação energética. Nesta medida, a bp quer contribuir para um futuro melhor nas comunidades onde opera, nomeadamente em Portugal.

trivia block illustration

Sabia que?

A bp iniciou a atividade em Portugal em 1829, como Companhia Portuguesa dos Petróleos Atlantic.

Sabia que?

Em 1986, a Marca criou o primeiro posto de abastecimento self-service do país, a BP Shop, e em 1993 introduziu a gasolina sem chumbo 98, a “BP Super Plus”.

Sabia que?

O catálogo e o cartão BP Premier Plus foram lançados em 1998 e, três anos mais tarde, passou a comercializar as Marcas Castrol e Veedol em Portugal, após a aquisição mundial da Burmah Castrol.

Sabia que?

Em 2004 a bp lançou o combustível premium bp Ultimate e em 2011 iniciou a comercialização da fórmula Invigorate em toda a gama.

Sabia que?

O cartão Poupa Mais foi lançado em 2013 com o Pingo Doce e, dois anos mais tarde, abriu a primeira loja Pingo Doce & Go.

Sabia que?

Foi a primeira empresa a iniciar a incorporação de biocombustíveis na gasolina 95 no País em 2016 e em 2018 iniciou uma parceria com a EDP inaugurando o primeiro de 30 postos de carregamento rápido.

Sabia que?

Em 2020 a bp apresenta um novo propósito, ambição e estratégia: re-imaginar a energia para as Pessoas e para o Planeta e transformar-se numa empresa de energia integrada.

Sabia que?

Em 2022, estabeleceu uma parceria com a Via Verde para oferecer descontos exclusivos aos clientes.

Sabia que?

O primeiro ponto de carregamento bp Pulse foi inaugurado em 2023, no âmbito de uma joint venture entre a bp Pulse e a Iberdrola, que ambiciona criar a maior rede de carregamento elétrico rápido e ultrarrápido da Península Ibérica.

Sabia que?

Em 2025, inaugurou um hub com os pontos de carregamento mais potentes do País, que atingem até 400 kW.
brand avatar image
Joana Colaço Pedroso
Marketing Manager
Visitar marca

Valores da marca

Com quase um século de atividade em Portugal, a bp tem vindo a apoiar o País a modernizar-se e a ser mais inclusivo, sustentável e inovador. Atua onde acredita poder fazer a diferença e acrescentar valor, contribuindo para satisfazer as necessidades energéticas nacionais, com foco na mobilidade e nos transportes, e mantendo-se próxima das Pessoas.

Com esta visão, a bp tem-se adaptado às transformações da sociedade e antecipado novas exigências dos consumidores, em áreas como a mobilidade, a conveniência e os programas de fidelização. Essa capacidade de adaptação traduz-se numa oferta de produtos e serviços diferenciadores e de elevada qualidade, que respondem a novos hábitos e expectativas.

A par disso, a bp aposta em soluções energéticas inovadoras, promovendo a segurança, a inclusão e o apoio às comunidades. Está convicta de que é através da ação responsável no presente que se constrói um futuro melhor para todos.

BP

Produtos e desenvolvimentos futuros

Em 2020, a bp assumiu, a nível global, o compromisso de se tornar uma empresa de energia integrada e de atingir a neutralidade carbónica até 2050 ou antes, ajudando o mundo a alcançar esse mesmo objetivo. Portugal tem acompanhado esta ambição da empresa, que continua a investir no País e a trazer inovação para manter a sua oferta relevante, de qualidade e de elevada performance.

Desde 2023, a bp tem apoiado a instalação de pontos de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos, através da joint venture entre a bp Pulse e a Iberdrola. A primeira destas unidades foi inaugurada nesse mesmo ano, oferecendo uma potência de até 150 kW e permitindo recuperar cerca de 150 km de autonomia em apenas 10 minutos. Em 2025, foi inaugurado um dos hubs de carregamento mais potentes do País, com capacidade até 400 kW, r o que representa um avanço estratégico para o futuro da mobilidade elétrica. Atualmente, a bp conta com 180 pontos de carregamento operacionais em Portugal, estimando atingir cerca de 600 pontos até ao final de 2025.

A par dos investimentos tecnológicos, a bp continua a reforçar a sua atuação no âmbito da responsabilidade social, um dos pilares do seu ADN ao longo de quase um século de atividade em Portugal. O compromisso com as Pessoas e com o Planeta materializa-se em projetos que impactam positivamente as comunidades locais, através de colaborações com entidades que partilham os seus valores. Exemplos disso são: o projeto SeaWatch, que promove a segurança balnear, em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a SIVA Portugal; o Programa de Manutenção de Árvores da LIPOR, em Leça do Balio; e o Projeto CAIS, dedicado à reinserção social.

BP

Mercado

A bp Portugal é um dos principais players do sector energético nacional. Conta com mais de 520 postos de abastecimento em Portugal (incluindo ilhas), estando também presente nos sectores dos combustíveis B2B, Aviação e Lubrificantes.

A nível global, a bp opera como empresa de energia integrada, com foco em cinco áreas ligadas à transição energética: Bioenergia, Lojas de Conveniência, Energias Renováveis (solar e eólica), Hidrogénio e Soluções de carregamento de Veículos Elétricos, com destaque para a Marca bp Pulse.

BP

Comunicação

A estratégia de marketing da bp está alinhada com os valores da Marca e com o objetivo de ser a primeira escolha dos clientes em mobilidade e conveniência. A bp Portugal desenvolve uma comunicação ativa através de ações promocionais, campanhas, eventos e presença nos pontos de venda, em canais próprios e de terceiros.

O marketing atua como elo entre a empresa e os clientes, reforçando a relevância e diferenciação da sua oferta. A comunicação tem um foco humanizado, colocando o cliente no centro e apostando na digitalização para garantir maior eficácia e pertinência da mensagem. Neste contexto, a campanha “Vá mais longe com até mais 612 km por ano com bp Ultimate” destaca os benefícios do combustível premium com tecnologia Active, que melhora o desempenho do motor e permite mais quilómetros por depósito.

Os patrocínios, especialmente os ligados ao desporto motorizado, são também parte fundamental da estratégia, promovendo a excelência dos combustíveis bp. A ligação com o piloto Miguel Oliveira, iniciada em 2019, é um dos exemplos mais visíveis desta proximidade com os clientes.

BP

Vantagens competitivas

Com 96 anos de experiência em Portugal, a bp tem sido fundamental na modernização do sector energético, promovendo a diversificação energética e respondendo às necessidades da sociedade. Foi pioneira no lançamento da bp Ultimate, em 2004, que assinalou a liderança nacional em combustíveis premium, e na introdução das primeiras garrafas de gás ultraleves no País.

A sua rede de mais de 520 postos de abastecimento oferece uma gama completa de combustíveis – como Gasóleo e Gasolina simples com Invigorate, bp Ultimate com tecnologia Active, Gasóleo Agrícola e AdBlue – e está a reforçar a infraestrutura de carregamento elétrico, acompanhando a evolução da mobilidade. Os postos disponibilizam ainda serviços como lavagens automáticas, jetwash e aspiração, bem como lojas de conveniência e cafetarias. Destaca-se o conceito Pingo Doce & Go, presente em 34 localizações desde 2015, que veio elevar a experiência do consumidor.

Para reforçar a relação com os clientes, a bp disponibiliza programas de fidelização que oferecem vantagens exclusivas. O Cartão Poupa Mais, em parceria com o Pingo Doce, permite acumular descontos em combustível e em compras.

O programa bp premierplus, além de descontos diretos em combustível, inclui benefícios em parcerias como a Via Verde e a EDP Comercial. Para o segmento empresarial, a Marca disponibiliza soluções como o Cartão BP Bonus, com condições especiais para membros do ACP e da Cruz Vermelha Portuguesa.

Parceiros e Media Partners

Parceiros
Media Partners