BP
BP Logo

BP

A bp, presente em Portugal há 95 anos, é hoje uma empresa de energia integrada que tem como propósito “re-imaginar a energia” para as Pessoas e o Planeta, com a ambição de atingir a neutralidade carbónica até 2050 ou antes, ajudando o mundo a alcançar o mesmo objetivo.

trivia block illustration

Sabia que?

A bp iniciou a sua atividade em Portugal em 1929, como Companhia Portuguesa dos Petróleos Atlantic. Em 1986 abriu o primeiro posto de abastecimento self-service do país, a bp Shop, e, em 1993, introduziu a gasolina sem chumbo 98, a “bp Super Plus”. Em 1996 formou uma joint venture com a Mobil e, em 1998, lançou o cartão Premier Plus e patrocinou a EXPO’98.

Sabia que?

No início dos anos 2000, a bp apresentou o logótipo Hélios e lançou, em Lisboa, a primeira gasolina de baixo teor de enxofre. Em 2001, adquiriu a Burmah Castrol, passando a comercializar as marcas Castrol e Veedol, e em 2004 tornou-se líder em combustíveis premium com a bp Ultimate, além de introduzir as garrafas de gás "bp Gas Light"

Sabia que?

Entre 2011 e 2023, a bp foi pioneira na comercialização da fórmula Invigorate e na incorporação de biocombustíveis na gasolina 95. Em 2018, iniciou uma parceria com a EDP para instalar postos de carregamento rápido e, em 2020, lançou um programa para compensar emissões de carbono. Em 2023, inaugurou o primeiro ponto de carregamento ultrarrápido bp Pulse em parceria com a Iberdrola.
brand avatar image
Joana Colaço Pedroso
Marketing Manager, bp Portugal
Visitar marca

Valores da marca

A caminho de chegar ao estatuto de “centenária”, a bp comemora, em 2024, uma data especial para a qual criou a assinatura “bp: 95 anos em Portugal. E ainda agora começámos”, que reforça o compromisso com o país e a ambição de continuar a acrescentar capítulos a uma história bem-sucedida.

Tem sido uma jornada marcada pela evolução e inovação, onde cada passo dado reflete uma transformação constante que impulsiona a empresa a fazer mais e melhor.

Ao longo destas décadas, a bp Portugal tem acompanhado as mudanças da sociedade, ajudado a transformar o sector da energia e apostado fortemente em colocar ao serviço dos seus clientes um conjunto de serviços e produtos premium, nos quais a qualidade, a inovação e a performance se cruzam como componentes essenciais, procurando contribuir para o desenvolvimento sustentável e transição energética.

BP

Produtos e desenvolvimentos futuros

Foi em 2020 que a bp anunciou, a nível global, a ambição de ser uma empresa integrada de energia, com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050. Três anos depois, em Portugal, inaugurou o primeiro ponto de carregamento ultrarrápido da Marca bp Pulse, que se junta aos mais de 30 pontos de carregamento já existentes, fruto de importantes parcerias.

Este é atualmente um dos projetos mais ambiciosos para a bp em Portugal, que pretende criar uma rede de carregamento público rápido e ultrarrápido para veículos elétricos, tendo realizado uma joint venture entre a bp Pulse e a Iberdrola para acelerar este desenvolvimento. Trata-se de um passo muito importante na agenda da mobilidade elétrica e de uma aposta clara no futuro.

Esta unidade oferece aos condutores de veículos elétricos uma potência de até 150 kW e pode fornecer cerca de 150 quilómetros de autonomia em dez minutos de carregamento. O objetivo é consolidar a presença da bp Pulse em território nacional, a par de uma estratégia de evolução na mobilidade elétrica, ambicionando 1000 pontos de carregamento até 2025 e 2000 até 2030.

A estratégia da bp é orientada pelo seu modelo de Sustentabilidade, que traduz o propósito em ação e está assente em três pilares principais: “Atingir a neutralidade carbónica”, “Melhorar a vida das pessoas” e “Cuidar do nosso planeta”.

Uma área importante da atuação da bp em Portugal é a agenda de responsabilidade social, parte integrante do ADN da bp ao longo destes 95 anos de atividade no país. Esta responsabilidade traduz-se num conjunto de iniciativas através das quais a bp procura criar um impacto positivo junto das comunidades locais onde está presente.

Os projetos que apoia, aliados à cidadania empresarial, permitem estabelecer várias colaborações e parcerias com associações e outras entidades que partilham os mesmos valores da bp e ajudam a cumprir os seus objetivos para as Pessoas e o Planeta.

São exemplo disso a integração de utentes da Associação CAIS nos postos bp, no âmbito do “programa PLAY”; a promoção da segurança na costa e praias portuguesas, através do projeto “SeaWatch”, em parceria com o ISN e a SIVA Portugal; e o apoio ao programa de manutenção de árvores de floresta nativa da LIPOR.

BP

Mercado

A bp Portugal é um dos principais players do sector e, hoje, a empresa conta com mais de 520 postos de abastecimento de combustíveis no país, e com uma importante presença nos negócios de combustíveis B2B, Aviação e Lubrificantes.

Globalmente, a bp está focada em transitar de uma empresa internacional de petróleo para uma empresa de energia integrada, e a aumentar o investimento nas cinco áreas de crescimento de transição — Bioenergia, Lojas de Conveniência, Energias Renováveis (como Solar, Eólica), Hidrogénio e Soluções de carregamento de Veículos Elétricos.

BP

Comunicaçao

As plataformas digitais da bp Portugal, nomeadamente o site e as páginas de Instagram, Facebook e LinkedIn, são ferramentas de comunicação privilegiadas, adequando os conteúdos às especificidades de cada um dos canais, para dar a conhecer aos vários stakeholders o que a empresa faz em território nacional, nomeadamente na área da transição energética e em outros temas relacionados com o negócio, colaboradores e parceiros.

BP

Vantagens competitivas

A bp faz parte da história que está a ser escrita na transição energética em Portugal, ajudando na diversificação das fontes de energia, acumulando com a experiência e património de quase 100 anos de atividade no país. Em 2004 lançou os combustíveis premium bp Ultimate e foi a primeira empresa a oferecer ao mercado garrafas de gás de última geração, ultraleves e seguras.

Na rede de postos de abastecimento bp, os seus clientes encontram desde combustíveis Gasóleos e Gasolinas simples com Invigorate, bp Ultimate com tecnologia ACTIVE, bem como Gasóleo Agrícola e AdBlue.

Paralelamente à oferta de combustíveis, encontram-se pontos de carregamento para veículos elétricos em vários postos, acompanhando as tendências na área da mobilidade rodoviária, uma oferta que a bp Portugal está a reforçar gradualmente.

É também possível encontrar serviços de lavagem automática, jetwash e aspiração, lojas de conveniência com cafetaria e lojas Pingo Doce & Go, um conceito disruptivo no mercado que visa oferecer aos clientes uma oferta mais abrangente.

A bp Portugal oferece ainda programas de fidelização com inúmeras vantagens para os clientes, como o Cartão Poupa Mais ou o bp premierplus, mas também cartões e serviços para frotas. É este o caso do Cartão bp Bonus, em que, por exemplo, os associados do ACP e da Cruz Vermelha beneficiam de descontos exclusivos na bp.

Os clientes podem ainda usufruir de inúmeras vantagens ao utilizar o cartão Poupa Mais e bp premierplus, nomeadamente nos parceiros Via Verde e EDP. Na Via Verde, os clientes ganham Saldo Via Verde ao abastecer na bp e na EDP, por cada 40 L de combustível abastecido, recebem 2 € de desconto na fatura da EDP Comercial.

Parceiros